Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fecaloma em gatos: fique atento ao seu pet

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Fecaloma em gatos: fique atento ao seu pet

O fecaloma em gatos é uma condição caracterizada pelo ressecamento e retenção das fezes dentro do intestino do pet. Por isso, se você vem observando seu bichano e ele está com dificuldade para fazer cocô, pode ser esse o caso.

O fecaloma em felinos é relativamente comum, mas pode ser bastante perigoso. As duas principais causas para explicar a situação são:

  • ingestão dos pelos durante a higiene que o gatinho faz de si mesmo, se lambendo;
  • higienização precária da caixa de areia do pet, fazendo com que ele segure o cocô.

Vamos conversar nesse artigo sobre o fecaloma e o que você pode fazer para evitar que ele aconteça.

Como evitar o fecaloma em gatos

Como evitar o fecaloma em gatos

Como você já deve imaginar, uma das principais medidas de prevenção ao fecaloma em felinos é uma higienização regular e bem feita da sua caixinha de areia.

Gatos são animais extraordinariamente limpos, que não fazem suas necessidades em qualquer lugar. Se eles procuram a caixa de areia para fazer cocô e ela está suja, eles dificilmente vão fazer em outro lugar. Assim, as fezes acabam retidas dentro do intestino e, com o tempo, vão ficando ressecadas e difíceis de expelir.

Por isso é fundamental que os tutores de gatos criem uma rotina regular de limpeza da caixa de areia, removendo os torrões formados pela urina e pelas fezes o quanto antes. Além disso, pelo menos uma vez por semana é necessário fazer uma limpeza completa do sanitário, lavando em água corrente e trocando totalmente a areia higiênica.

Outras formas possíveis de prevenir o fecaloma é a escovação regular dos pelos. Isso faz com que menos fios soltos fiquem no corpo e acabem ingeridos durante os banhos que o próprio gato se dá. Aumentar a ingestão de água também ajuda bastante.

Nesse caso, o tutor pode investir em fontes de água específicas para os bichanos, que mantêm a água em movimento. Esses bebedouros tipo chafariz são ótimos para os gatos pois o movimento da água é muito atraente para eles, aumentando naturalmente o volume de líquido ingerido.

Tratamento de fecaloma em gatos

Tratamento de fecaloma em gatos

Segundo o médico veterinário Marcelo Tacconi, da Educação Corporativa Cobasi, o fecaloma em felinos deve ser tratado como uma emergência. Isso significa que você deve levar o pet ao médico veterinário com o máximo de rapidez, assim que perceber o problema.

“O tratamento muda de caso para caso. O protocolo inicial é um enema (uma lavagem intestinal), podendo ser utilizados fluidoterapia, laxantes e, em alguns casos, o animal ser submetido a cirurgia”, informa Marcelo.

Algumas doenças neurológicas e do sistema endócrino também podem desencadear a formação de fecalomas em gatos. Essas podem ser mais difíceis de o tutor perceber por conta própria, então é muito importante manter acompanhamento regular com o médico veterinário.

Além de oferecer alimentação de qualidade e adequada ao seu pet, faça consultas de rotina com o profissional de saúde para acompanhar o desenvolvimento dele. Assim fica muito mais fácil reconhecer um problema no início, quando as possibilidades de resolução são maiores.

Para saber mais sobre a anatomia dos gatos e como cuidar bem deles, confira esse artigo selecionado para você em nosso blog.

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Kawany disse:

    Fecaloma é algo tão comum entre os felinos por conta da ingestão de pelo que formam as bolas de pelo. Fale sobre tratamento cirurgico e pós cirúrgico. Não damos tanta importância por ser algo natural dos gatos, mas essas bolas de pelo se não cuidadas através de uma alimentação específica traz tristes resultados. Estou com meu gatinho indo para cirurgia porque apenas alimentava ele com ração seca, ele não sai para rua então a alimentação dele é zero grama, zero mato, zero fibra. Devia ter levado à sério a questão da alimentação rica em substâncias para ajudá-lo a eliminar a bola de pelo.

  2. Ledir disse:

    Meu gato fez a cirugia devido fecaloma. Foi indicado a alimentação por 15 dias a pastosa. Após esse período terei que dar ração para constipação intestinal. Qual é a melhor e a intermediária.
    Agradeço.

    • Cobasi disse:

      Olá, Ledir! Tudo bem?
      Como o seu pet está se recuperando de uma cirurgia devido o fecaloma, que é uma condição caracterizada pelo ressecamento e retenção das fezes dentro do intestino do pet, a recomendação é que você converse com o médico-veterinário a respeito da continuidade da alimentação do seu animal de estimação.

Deixe o seu comentário