Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Seu pet fez fezes branca? Saiba o que isso pode indicar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A observação das fezes dos pets é uma das formas mais eficientes e baratas de se observar diariamente aa condição de saúde dos animais. O aparecimento de fezes branca no cachorro, por exemplo, pode dar dicas importantes sobre questões do fígado, do intestino e da composição das dietas de gatos e cachorros.

É claro que, em nenhuma hipótese, é recomendável que o tutor tire conclusões definitivas com base no que observou nas fezes.

A ideia é que, ao adotar essa prática, os primeiros possam recorrer a um especialista para o aprofundamento da análise de um indício encontrado no excremento de seu pet.

Com esse simples gesto, será possível antecipar o diagnóstico de um problema de saúde que talvez só fosse se manifestar a partir de outros sintomas em um estágio mais avançado e perigoso.

Para te auxiliar nessa tarefa diária, dedicamos esse post a pontuar algumas das possíveis causas do surgimento de fezes branca na rotina do seu amigo.

Fezes branca e dura pode indicar excesso de cálcio na dieta do pet

Se, ao observar as fezes do seu animal você notar uma cor esbranquiçada acompanhada de uma textura seca e dura, é possível que a dieta do pet esteja sendo composta por um excesso de cálcio. Fezes com essa característica parecem sempre estar prontas para se quebrar em suas mãos assim que você a toque,

Essa característica costuma aparecer em animais com determinados hábitos alimentares. Esse é o caso de dietas que contenham uma dose significativa de ossos e de carne crua, algo relativamente comum no cardápio de cachorros.

Ao notar essa característica de fezes branca e seca em seu bichinho, o tutor deve ligar o sinal de alerta e consultar um especialista. É possível que este recomende a inclusão de alimentos ou suplementos alimentares que facilitem seu trânsito intestinal em seu cardápio.

Afinal, excrementos com essa característica podem dificultar o trabalho de gatos e cachorros na hora de defecar. O que pode causar fissuras e obstruções em seu aparelho excretor.

Fezes branca e mole pode indicar problema hepático

A formação de uma substância chamada bilirrubina dentro do fígado é uma das principais responsáveis por oferecer a cor habitual das fezes de gatos e cachorros.

Além disso, qualquer alteração no transporte dessa substância pode promover a evacuação da bile hepática. Cenário que a impedirá de executar sua função de absorção de gordura, fazendo com que esta seja eliminada quase que totalmente nas fezes.

Como resultado, um animal com problemas no sistema hepático pode apresentar fezes branca e de característica mole e gordurosa. Aparência que também pode indicar uma inflamação no pâncreas.

Como ressaltamos no início desse texto, no entanto, as fezes devem ser tratadas pelo tutor apenas como um indício. O ideal é que qualquer suspeita seja investigada de maneira profissional e aprofundada por um médico veterinário.

Fezes envolta em tecido branco e gelatinoso pode indicar a presença de parasitas

Ao observar que as fezes do animal parece, no fundo, possuir uma cor normal, mas que está envolta em sua superfície por um tecido branco e gelatinoso, o tutor deve considerar a possibilidade deste estar sofrendo de uma irritação intestinal proveniente de uma infestação de parasitas.

Nestes cenários, o tutor deve, de novo, buscar a orientação de um especialista. É possível que o médico veterinário opte por iniciar um programa de desparasitação com a alteração da dieta, a ajuda de probióticos e/ou a utilização de medicamentos indicados.

 Gostou desse post? Veja mais sobre cuidados com seu pet no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Minha cachorrinha está doente olhos remelento e triste o que devo fazer disse:

    Minha cachorrinha tá
    Doente,mas tá comendo pouco ela tem 11anos seus olhos tá remelento, tá triste

Deixe o seu comentário