Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flamboyant: origem e curiosidades sobre a árvore

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Flamboyant: origem e curiosidades sobre a árvore

Considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, o flamboyant tem características que a tornam única e impossível de não admirar!

Seu nome científico é Delonix regia raf, mas essa linda árvore também é conhecida como acácia-rubra, flamboiã, flamboaiã, árvore-flamejante, flor-do-paraíso e pau-rosa. A palavra flamboyant tem origem na língua francesa e inspiração nas lindas flores que surgem na primavera e no verão: flamboyant significa flamejante, bem apropriado às flores grandes, de cor vermelha, alaranjada e amarela, que cobrem toda a copa da árvore na época da floração.

Origem e características do Flamboyant 

Origem e características do Flamboyant

Essa árvore extraordinária tem origem na costa leste da África, mais especificamente em Madagascar, e também nas ilhas do Oceano Índico. As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil durante o reinado de Dom João VI, e rapidamente se popularizaram por terem se adaptado muito bem ao clima e ao solo do nosso país.

Atualmente, é possível encontrar árvores flamboyant em todo o país. Elas são especialmente comuns no Sudeste, onde costumam ser plantadas em parques, praças, jardins e calçadas.

Inclusive, seu plantio em calçadas estreitas não é recomendado por conta da força de suas raízes, que podem arrebentar o cimento e danificar a estrutura e as construções próximas. É preciso observar, também, encanamentos que estejam localizados abaixo de onde se pretende plantar um flamboyant.

O tronco da acácia-rubra é muito forte e espesso. Na parte de cima começa a se dar a ramificação, originando os galhos que vão suportar os lindos cachos de flores. A copa da árvore flamboyant pode ser muito ampla, algumas vezes chegando até a ter um diâmetro maior do que a altura alcançada pelo tronco.

A árvore flamboyant adulta pode chegar a 15 metros de altura e tende a crescer bem rápido, cerca de um metro e meio por ano nas regiões mais quentes.

As cores do Flamboyant

As cores do Flamboyant

Durante a época da floração, que acontece na primavera e no verão, é possível ver grandes cachos de flores pendendo dos galhos de uma árvore flamboyant. Apesar de os tons de vermelho e alaranjado vivos serem os mais comuns aqui no Brasil, é possível encontrar outras tonalidades de flores mais claras, como tons de salmão. Existe uma linda variedade de árvore flamboyant que produz apenas flores amarelas – ela é chamada de Flavida.

O flamboyant também dá frutos, que têm forma de vagens compridas que ficam penduradas nos galhos das árvores. Essas vagens podem chegar a 60 centímetros de comprimento e contém muitas sementes em seu interior.

Cultivo de uma árvore Flamboyant

A primeira questão a se observar antes de plantar uma árvore flamboyant é o espaço disponível. Lembre-se de que são árvores enormes, com raízes, tronco e galhos fortes, que precisam de muito espaço para crescer sem danificar estruturas de calçadas, casas e tubulação no entorno.

Se você tiver esse espaço disponível, faça o plantio de uma muda que tenha, no máximo, um ano de idade. Escolha um local com terra de boa drenagem, adubada e onde bata muito sol ao longo do dia, e aguarde de três a quatro anos para que o seu flamboyant apresente a primeira florada. Pode parecer muito tempo, mas certamente valerá a pena esperar por tanta beleza!

Confira mais alguns artigos que selecionamos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Jean disse:

    Olá gostaria de saber a média de vida de uma árvore flamboyant obrigado.

  2. Edson Carlos Cruz Matos disse:

    Show de bola!

  3. Nice Aquino disse:

    Amo flamboiã estou plantando uma árvore gigante, e uns flamboiã Mirim amo 🌺🍃

  4. Giovana disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber como cortar as raízes na superfície para não danificar a árvore do flamboyant.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Ao lidar com as raízes na superfície de uma árvore de flamboyant, é importante tomar cuidado para não causar danos significativos à árvore, por isso, conte com a ajuda de um profissional.

Deixe o seu comentário