Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor de cerejeira: características e curiosidades

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Flor de cerejeira: características e curiosidades

Você sabia que a flor de cerejeira, além de sua beleza, carrega uma série de significados e é um dos símbolos mais famosos do Japão? É isso mesmo! Confira tudo sobre essa flor especial e mística.

O que são as flores de cerejeira?

As flores de cerejeira são flores originárias da Ásia, sendo encontradas principalmente no Japão. Também conhecida como cerejeira japonesa ou sakura, sua floração marca a chegada da primavera, um evento celebrado por boa parte das famílias, que se reúnem para apreciar a beleza de suas cores. 

Flor de cerejeira: características

A flor de cerejeira pode ser divida em três espécies: as que oferecem com frutos não comestíveis, as que oferecem frutos comestíveis (cereja), e as que não oferecem fruto nenhum. Sendo a mais conhecida delas a Somei Yoshino, a espécie mais presente no país. 

As árvores de cerejeira são consideradas de médio porte e sua altura pode variar entre 4 e 10 metros. Outra característica dela é o seu tronco cilíndrico, delgado, simples e curto, com a tonalidade marrom-acinzentada e rugosa, que cria uma combinação de cores lindas com as flores.

No Japão, a transição entre o inverno e primavera acontece quando a floração da cerejeira desabrocha em grupos de duas a cinco no mesmo galho. Nesse período, as suas flores podem ser encontradas em uma grande variação de tons que vão do rosa ao branco.

A sakura cerejeira nas tradições japonesas

Flor de cerejeira: características e curiosidades

Na cultura japonesa, a sakura cerejeira tem uma série de significados. De acordo com uma das lendas, a princesa Konohana Sakuya teria se transformado em uma belíssima flor de cerejeira, após ter caído do céu perto do monte Fuji.

A cerejeira japonesa também é muito associada aos samurais, que foram grandes apreciadores da flor. Sendo assim, uma das lendas diz que a cerejeira teria inspirado neles a coragem para viver o hoje, sem medo do amanhã. Trazendo, também, a consciência de que a vida é transitória, passageira e que o presente deve ser vivido plenamente.

O simbolismo da flor de cerejeira também se reflete na tradicional colheita de arroz. Para os agricultores, uma floração abundante da sakura indica que a safra seguinte do arroz também será abundante, trazendo sucesso a todos.

Conheça os principais tipos de flores de cerejeira

Há no Japão mais de cem variações de flores de cerejeira, que são diferentes entre si pelo formato e coloração das pétalas. Por isso, nós separamos os tipos de flores de cerejeira mais comuns. Confira!

1. Somei Yoshino

flores de Somei Yoshino
A cerejeira é a mais popular do Japão

O Someu Yoshino é a variação mais comum das flores de cerejeira, sendocultivada em maior quantidade. O seu charme fica por conta das pétalas rosadas, bem próxima do branco e do perfume de amêndoa.

2. Akebono

pétalas de Akebono
A Akebono é da mesma família da Somei Yoshino , mas com cores diferentes

A Akebono é uma espécie de árvore cerejeira da mesma família da Yoshino, mas que sofreu uma mudança genética. A principal diferença entre elas está na coloração das pétalas, que na Akebono são em tons de rosa claro.

3. Yamazakura

flores de Yamazakura
A Yamazakura é uma cerejeira que se reproduz naturalmente

A Yamazakura é uma das cerejeiras rosas mais conhecidas no Japão. Isso acontece por sua reprodução se dar naturalmente no meio ambiente, sem precisar da intervenção humana. Suas pétalas são constituídas por tom de rosa bastante delicado.

4. Kanhizakura

flores de Kanhizakura
A Kanhizakura é famosa pela coloração escura das flores.

Entre as flores de sakura cerejeira, uma que chama atenção é a Kanhizakura. Esse tipo de flor de cerejeira rosa é nativa da cidade de Okinawa e da ilha de Okinawa e suas flores tem uma tonalidade de rosa bem escura.     

5. Jugatsuzakura

Kanhizakura
A Kanhizakura é um aspecto delicado

Diferente dos outros tipos de flores de cerejeira, a Jugatsuzakura tem a sua floração ocorrendo entre o outono e o inverno. Além disso, essa árvore é conhecida por gerar poucas e delicadas flores em tom branco.

Como cultivar a flor de cerejeira?

Cultivar a flor de cerejeira é bastante simples, podendo ser plantada em qualquer estação do ano. Porém, é importante lembrar que ela só atinge a fase adulta entre os 10 e 20 anos de idade. Acompanhe o passo a passo.

Onde plantar a cerejeira?

A árvore de cerejeira é uma árvore que precisa de exposição direta aos raios do sol para se desenvolver adequadamente. Por isso, o mais indicado é que o seu cultivo se dê em jardins com bastante espaço e sem locais com sombra.

Qual o solo ideal para a árvore de cerejeira?

O solo ideal para a árvore de cerejeira deve ser rico em substrato orgânico, como os modelos com húmus de minhoca. É importante também que ele seja drenável, pois o excesso de água faz com que as raízes apodreçam.

Como regar a flor de cerejeira?

A flor de cerejeira precisa de um solo úmido para poder absorver todos os nutrientes. O recomendado é fazer a rega uma vez por semana nas estações mais quentes do ano. Nos meses com chuva, não é necessário se preocupar com a rega.

Preciso adubar a cerejeira?

Sim, como todas as plantas e árvores, a cerejeira também precisa de vitaminas e nutrientes. O indicado é fazer a fertilização do solo sempre com adubos orgânicos durante o começo da primavera. Assim ela dará as linhas e delicadas flores que você tanto espera.

Agora que você já conhece tudo sobre a flor de cerejeira, diga para gente: Essa árvore tem espaço no seu jardim?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário