Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom BLOGCOBASI10

*Limitado a um uso por CPF

Galgo inglês: muito mais do que um cachorro corredor

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um cachorro que parece ter sido moldado para correr em alta velocidade. O galgo inglês possui um porte atlético marcado por um percentual de gordura baixíssimo, pelagem curta e uma orelha aerodinâmica, que só se descola da cabeça quando algo chama sua atenção.

Sua perfeita configuração para corridas o permite chegar a até 68km/h e fez com que, ao longo de sua história, essa raça fosse utilizada para caçar animais velozes como as lebres. Não raramente os galgos são escalados também para participar de corridas entre cachorros.

Reduzir o galgo inglês à sua habilidade como corredor, no entanto, é ignorar as diversas qualidades. Afinal, seu carinho e paciência com os humanos é aquilo que faz dele um excelente companheiro para se adotar na família.

Comportamento do galgo inglês

Apesar de erroneamente ser reduzido à reputação de cachorro corredor, o galgo inglês tem por característica a personalidade tranquila e a facilidade para estabelecer vínculos afetivos com seus tutores.

Dono de muita inteligência, esse pet aprende truques e brincadeiras com muita facilidade, sobretudo enquanto ainda é filhote. Além disso, ele possui muita facilidade para conviver com crianças, exercendo sua paciência e cuidado com os pequenos.

Toda essa aptidão para se relacionar de maneira dócil e amigável com sua família humana não vem, porém, desacompanhada de uma necessidade de interação constante. Pets dessa raça costumam ter dificuldades para encontrar sossego sem a presença de seus tutores.

As pessoas que desejam aventurar no prazer de adotar um galgo inglês para sua família devem, portanto, estar dispostas a oferecer atenção constante. É importante, por exemplo, se esforçar ao máximo para encontrar uma companhia para seu pet caso tenham de sair por períodos prolongados.

A recompensa para a criação desse cotidiano de afeto e cuidado com essa raça é receber sua reciprocidade em forma de amor e companheirismo para o resto da vida.

Problemas comuns da raça

O fato dessa raça possuir uma pelagem curta e pouquíssima gordura corporal aumenta sua necessidade de possuir lugares macios para se deitar. Caso contrário, o galgo inglês poderá sofrer com as chamadas úlceras de pressão, que nada mais são do que feridas que se formam na pele do animal por este passar bastante tempo deitado em uma mesma posição.

Estes problemas relativamente comuns com as feridas costumam a ser exceção na observação de doenças e problemas típicos desse pet.

A maior parte dos médicos-veterinários tendem a caracteriza-lo como uma raça bastante saudável e privilegiada sob o ponto de vista de problemas congênitos.

Mantenha a rotina de exercícios

Apesar de um cachorro de grande velocidade e performance como corredor, o galgo inglês adulto costuma ser um animal sossegado e até preguiçoso. Alguns especialistas, por brincadeira, chegam a caracteriza-lo como ‘sedentário de 68km/h’.

Essa sua característica enquanto adulto deve, no entanto, ser combatida por seus tutores na condução de seu dia a dia como filhote.

Quando novinho, é importante que o galgo inglês seja estimulado a se exercitar diariamente. Para ajudá-lo na tarefa, o tutor deve seguir um programa de exercícios estabelecido por um especialista, como forma de contribuir para seu pleno desenvolvimento.

[sam_pro id=0_5 codes="true"]

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário