Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato espirrando sangue? Saiba o que fazer nessa hora

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato espirrando sangue

Notou o seu gato espirrando sangue? Embora não seja fácil ver o seu animal de estimação sofrendo, o tutor não deve demorar a agir e tomar alguma providência. Não ignore o problema, estamos falando da vida de seu bichinho querido. 

Por isso, explicamos o que pode significar um gato gripado e espirrando sangue pelo nariz, além de como cuidar do animal nesse momento. Confira!  

Gato espirrando sangue: por que isso acontece?

Na verdade, não existe somente um motivo para o gato estar espirrando sangue. Entre algumas causas possíveis, está a presença de um corpo estranho no nariz do felino. O que seria um corpo estranho? Algum elemento indesejado que o deixe desconfortável, como alimentos, cordas, pedaço de grama, entre outros objetos. 

Nesta situação, o gato pode ter um repentino acesso de espirros e, assim, esfregar o nariz com as patas ou com algum objeto para resolver o incômodo. 

O sangramento ocorre pela ruptura de algum vaso ou através dos ferimentos provocados pelo corpo estranho. Nota-se o sangue pelas gotículas respingadas no solo ou nas paredes. 

Além disso, o felino espirrando sangue pode representar uma infecção, seja causada por bactérias ou fungos, como no quadro de contrair a bordetelose. Essa doença afeta diretamente o trato respiratório do animal, classificada como grave quando existe a presença de sangue ao espirrar. 

Outra eventualidade seria o felino ter algum problema dentário, como um dente inflamado. Isso também seria uma razão para o gato espirrar sangue. 

Quais problemas isso pode causar?

Se o seu gato estiver espirrando sangue, uma série de consequências pode atingir o seu pet. Fizemos uma lista com alguns problemas que isso pode causar. Confira: 

  • Problemas na coagulação do sangue;
  • Pressão alta; 
  • Anemia; 
  • Ter ingerido veneno, colocando a vida do animal em risco; 
  • Tumores. 

Vale explicar que um gato gripado e espirrando sangue pode apresentar outros sintomas, a depender de qual seria o problema de saúde. 

Por isso, o tutor deve estar atento a qualquer sinal ou comportamento diferente do seu pet. Um espirro isolado com sangue pode representar um problema muito maior. Fique alerta!

Como cuidar do gato?

Meu gato está espirrando sangue, e agora? Não pense duas vezes, leve o seu animal ao veterinário imediatamente. Dessa forma, somente com uma análise de um especialista será possível descobrir a origem do problema e indicar o tratamento mais adequado. 

Isso seria válido para quaisquer causas, desde um objeto preso no nariz do felino até uma infecção bacteriana. Assim, quanto mais tempo adiar a visita ao veterinário, mais aumenta o sofrimento do nosso amigo, podendo agravar o quadro dele. 

Porém, o tutor deve saber como agir ao se deparar com o seu pet espirrando sangue. Nesta hora, mantenha a calma para não deixar o animal nervoso. Se necessário, deixe ele em algum ambiente pequeno, no caso de vê-lo agitado e irritado.

O uso do colar elizabetano pode ser útil nesses momentos de tensão, impedindo que o pet se machuque mais. 

A partir disso, procure a origem do sangramento. Como solução para estancar o sangue, pressione o ponto constantemente com gaze estéril por cerca de cinco minutos. É uma forma de limpar e desinfetar o sangramento, sendo importante para regredir a hemorragia. Faça isso antes de visitar o veterinário, se for possível. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Rafaela martins disse:

    Eu tenho um filho ele ta muito gripado com muito espirro eu nao sei oque fazer porque nao tenho condiçoes de pagar um medico pra ele
    E ele ta muito mal eu estou muito triste por nao poder ajudar
    E ter que ver ele sofrendo

  2. Denice Maria de Sena Rosa disse:

    O meu 🐱 te 9 mês sábado de noite ele começou a esperar e a no domingo eu observei que tinha gotículas de sangue mais isto não aconteceu mais espirou mais umas três vez normal mais neste entervalos ele teve respiração quentes aí achei que ela estava com febre ministrei ase infantil 2 vez agora aparente mente está bem o que devo observar nele Obrigada

  3. Davinha Pinheiro disse:

    Qual o remédio que eu uso para curar essa doença do gato minha gatinha é pequena e está gripada colocando já sangue pelo nariz o que eu devo fazer

  4. Vinicius disse:

    Ou minha gata e fêmea ela está com o nariz sangrando não é espirrando e eu não sei o que fazer não tenho remédios e nem massa de machucado o q eu faco

    • Cobasi disse:

      Oi Vinicius, como vai? Antes de qualquer coisa, estanque o sangue, pressione o ponto constantemente com gaze estéril por cerca de cinco minutos. É uma forma de limpar e desinfetar o sangramento, sendo importante para regredir a hemorragia. E não deixe de levar o seu gato para uma visita ao medico-veterinário para evitar problemas futuros em sua saúde!

  5. Ligia vianna disse:

    Olá…
    Entt minha gata estava gripada esses dias e agr começou a espirar sangue o que pode ser.?

  6. Ronei Alves disse:

    Oi minha gata tem 3 anos e de uns dias pra cá ela começou a espirrar, e uns 2 dias atrás observei gotículas de sangue, o que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ronei. Como vai? O indicado é levar a sua gata ao cachorrinho ao veterinário para a realização de exames e identificação do tratamento adequado.

  7. Carmem disse:

    Eu peguei um gato abandonado ele esta muito magro e sangrando no nariz, não sei o que fazer pois não tenho condições de levar ao veterinário por causa do gasto.

Deixe o seu comentário