Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato ferrugem: saiba tudo sobre o menor felino do mundo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O gato ferrugem é conhecido como a menor espécie de felino do mundo, medindo entre 35 a 48 cm de comprimento de corpo, sem contar a cauda de 15cm a 30cm. O Prionailurus rubiginosus habita as florestas do Sri Lanka e da Índia, sendo elas decíduas, úmidas e secas, matagais, pastagens, regiões áridas e áreas rochosas.

O animal é tão pequeno que, quando filhote, cabe com facilidade nas mãos de um humano adulto. Ele normalmente se esconde em cavernas para evitar predadores maiores. Mesmo com seu tamanho minúsculo, ele é extremamente feroz.

A espécie é predominantemente noturna, embora saiam eventualmente durante o dia. O gato ferrugem é frequentemente visto como uma versão menor dos leopardos, por conta de sua pelagem cor de ferrugem e a presença de algumas manchas.

Características do gato ferrugem

Esse pequeno gato selvagem tem um pelo curto cinza avermelhado na maior parte do corpo, com manchas em tom ferrugem nas costas e flancos laterais. Além disso, possui quatro linhas negras que passam sobre os olhos e duas delas vão até o pescoço, além de seis faixas escuras em cada lado da cabeça.

Seu queixo, pescoço, a parte interna dos membros e a barriga são brancos, com pequenas manchas de tons castanhos, junto de uma faixa ferrugem no peito e suas patas e cauda são cinza avermelhado uniforme.

O gato ferrugem pintado se alimenta de roedores e pássaros, mas caso seja necessário ele dispara em direção a outras presas pequenas, tais como sapos, insetos e lagartos.

Reprodução

A vida reprodutiva do gato ferrugem é bem parecida com a dos gatos domesticados, uma espécie com a qual eles chegam a acasalar. A ninhada comum é de um a três filhotes, mas pouco se sabe sobre o processo de criação, visando que são incomuns.

Eles chegam na maturidade sexual por volta de 68 semanas de idade, época onde desenvolvem o padrão de pelagem com as manchas de adulto, ficando assim, prontos para acasalar.

Nas fêmeas da espécie o estro dura cinco dias e o acasalamento é super rápido, pois ela fica bem vulnerável durante o período, acredita-se que elas agem dessa maneira para evitar predadores. Elas preparam um esconderijo em um local distante e, depois de uma gestação de 65 a 71 dias, dá à luz aos gatinhos. Ao nascer, os filhotes pesam entre 60 a 77g e são marcados com fileiras de manchas pretas. 

A espécie está ameaçada de extinção?

Assim como o lêmure, o macaco-prego e diversos outros animais, o gato ferrugem está na lista de espécies quase ameaçadas de extinção. Isso ocorre porque seu habitat natural são as florestas decíduas, que estão em declínio por conta do cultivo e da perda natural. A única maneira de tentar salvar não só essa espécie, mas inúmeras, é cuidando bem melhor da fauna e da flora.

Ainda se tem poucos estudos sobre a ecologia e o comportamento do gato ferrugem na natureza, sendo seu comportamento e hábitos estudados também em cativeiro.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário