Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer azeitona? Saiba mais aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gato pode comer azeitona? Saiba mais aqui!

Quer saber se gato pode comer azeitona? Muitos tutores têm essa mesma dúvida! Afinal, a azeitona é um daqueles alimentos que coloca as pessoas nos extremos: umas amam, enquanto outras não podem nem ouvir falar.

Nesse artigo vamos descobrir se a azeitona está entre os alimentos que gatos podem comer com segurança ou se você deve evitar oferecê-la aos bichanos por fazer mal a eles. Vem com a gente saber mais sobre o assunto!

Afinal, gato pode comer azeitona ou não?

Afinal, gato pode comer azeitona ou não?

A azeitona em si não é tóxica para os gatinhos, mas isso não quer dizer que você possa ou deva incluí-la no cardápio dos seus bichanos. Os motivos principais são os seguintes:

  • primeiro, o modo de preparo da azeitona faz com que ela seja um alimento muito rico em sódio, ou seja, sal. O excesso de sal pode ser bem nocivo para nós humanos, e ainda mais para os felinos, que tem uma certa tendência a desenvolver problemas renais, especialmente depois de castrados.
  • segundo, a alimentação dos gatos é primordialmente composta por proteínas e gorduras, que são provenientes da sua alimentação carnívora. Mesmo que os gatos domésticos não cacem mais, como leões, leopardos e tigres, a base da sua alimentação precisa ser composta por carne.

Como elaborar uma dieta saudável para gatos domésticos

Você não precisa incentivar o comportamento caçador do seu bichano para que ele tenha uma alimentação saudável e equilibrada. A ração própria para gatos, seja ela em forma úmida ou seca, é ideal para isso.

Os petiscos tradicionais, desenvolvidos pela indústria pet, também são seguros para consumo pelos gatinhos. O ideal é que você ofereça petiscos em quantidade moderada para não comprometer o interesse do pet pelo alimento principal, e também para evitar que o gatinho fique com sobrepeso e todos os problemas de saúde decorrentes disso.

Não dê comida caseira para gato que seja feita para humanos. Restos de almoço e jantar não são seguros para que você ofereça para o seu gatinho comer, mesmo se no cardápio tiver peixe!

Fique atento ao que o seu bichano consome e conte com a orientação do médico veterinário para tirar todas as suas dúvidas a respeito da alimentação do seu pet.

Alimentos tóxicos para gato

Alimentos tóxicos para gato

Alguns alimentos podem até parecer inofensivos, mas tem potencial para fazer muito mal para a saúde do seu pet.

Chocolate, leite e seus derivados, açúcar e café estão entre os alimentos de consumo humano que fazem muito mal aos gatos. Por isso, fique de olho quando estiver comendo para que seu peludo não roube um pouquinho sem que você perceba. Uva, alho e cebola também não são seguros para a dieta do pet.

Para saber mais sobre frutas que os gatos podem comer, confira esse artigo disponível em nosso blog.

Aqueles peixes enlatados de consumo humano, como atum e sardinha, podem parecer seguros, mas não podem ser ingeridos pelos gatos. Assim como a azeitona, eles são alimentos processados que contém muito sal na composição.

Em caso de dúvida, sempre consulte o veterinário antes de oferecer alimentos novos para o seu gatinho. Assim você evita que ele tenha problemas como diarreia e vômito e consegue fazer uma introdução mais tranquila de novos ingredientes nas refeições do pet.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário