Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato rosna: entenda o “Fuu” dos felinos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato rosna

Tutores de felinos já sabem: quando um gato rosna, é sinal de que tem algo errado. Mas, para entendermos os motivos do rosnado e o que deve ser feito nesses casos, precisamos compreender a linguagem e os sons emitidos pelos gatinhos. 

Quando um cachorro rosna, geralmente ele está bravo. Mas, é quando são os gatos? A seguir, saiba tudo sobre o gatinho rosnando: significados, causas e o que fazer. 

Gato rosna? Saiba tudo sobre o “rosnado de gato”

Todos os gatos rosnam. Inclusive, pode ser o pet mais fofo e dócil, mas se eles se sentirem ameaçados, provavelmente vão usar os seus instintos para se proteger. 

Portanto, o “fuu” é uma tentativa de se afastar do que está incomodando ou dando uma sensação de perigo.

Por que gato rosna?

Também conhecido como “fuu”, é normal o gato rosnar. Trata-se de um comportamento felino usado para afastar seus predadores. Mas, também existem outros significados, como:

  • raiva;
  • dor;
  • antecipar um possível ataque ou fuga;
  • algo que está incomodando-o (banho ou brincadeira inadequada, por exemplo);
  • proteger o seu território de outros pets e animais estranhos;
  • medo;
  • impor sua presença a outros gatos.

Em alguns casos, os gatos podem rosnar e, ao mesmo tempo, apresentar outros comportamentos, como: miados altos, orelhas para trás, postura “encolhida” e pupilas dilatadas. 

Entenda as vocalizações dos felinos

Gatos são animais que vocalizam suas emoções e intenções. Eles miam, ronronam, chiam, rosnam.

Cada uma dessas vocalizações tem uma função diferente, tanto na comunicação quanto na regulação emocional do animal.

Embora a leitura que fazemos dos sons dos animais seja razoavelmente instintiva, é preciso saber cada uma das vocalizações para não se confundir. Entenda melhor, cada uma:

Rosnar dos gatos

gatos rosnam
Dar banho, uma brincadeira inadequada ou até um carinho em uma região de seu corpo que incomoda, podem fazer o gato rosnar.

O rosnado geralmente vem acompanhado do chiado. Ele é um sinal de insatisfação. Quando o gato rosna ele está avisando que está incomodado e pode atacar.

Normalmente, os rosnados são direcionados a outros animais. É um sinal de ameaça, um aviso para que o outro animal não brinque ou não banque o esperto.

Por exemplo, quando um gato novo chega em casa, o gato mais antigo pode passar alguns dias rosnando para mostrar quem é que manda no pedaço.

Miado dos gatos

Serve para chamar a atenção ou pedir algo. Por isso os filhotes ou as fêmeas no cio miam sem parar. Então, eles miam para receber atenção e conseguir algo.

Ronronar dos gatos

É aquele grunhido baixinho que parece com um motor suave funcionando. E são muitos os motivos que fazem os gatos ronronar.

Eles ronronam quando estão felizes e satisfeitos, por exemplo. Também ronronam para demonstrar afeto e até para acalmar uns aos outros.

Chiado dos gatos

Trata-se de uma vocalização bem característica. Sabe quando o gato se assusta ou se irrita e logo depois arqueia  o corpo, eriça os pelos e solta um som alto, mostrando os dentes? Esse é o chiado, um som que serve para assustar possíveis agressores.

O que significa quando um gato rosna para você?

gato rosna para outro
Rosnar é uma das muitas formas de comunicação dos gatos.

Agora, quando o gato rosna para os humanos é sinal de que ele está irritado.

Pode ser algo que você está fazendo, desde uma brincadeira inconveniente ou até mesmo carinho em uma região que ele não gosta.

Por isso, se o seu bichinho começar a rosnar para você, pense no que você pode estar fazendo de errado. Talvez tenha mexido em algum brinquedo dele ou esteja fazendo um barulho chato.

De qualquer forma, o recomendado é manter uma certa distância. Se aproximar do animal neste momento não é indicado.

Se você tentar fazer carinho, forçar uma brincadeira ou dar uma bronca, a situação pode piorar e o animal se sentir ainda mais ameaçado.

O que fazer quando o gato rosna?

Independente de qual seja o gatilho para o seu gato rosnar, saiba que você pode ajudar.

A melhor maneira de diminuir este comportamento é criando um ambiente onde os gatos se sintam seguros e confortáveis.

Com petiscos, brinquedos e outros elementos de enriquecimento ambiental para gatos, são excelentes soluções para promover conforto e bem-estar ao animal.

gatinho rosnando

A gatificação dá ao gato um sentimento de controle da situação. Então, adicionar arranhadores e tocas, por exemplo, garantem que ali é um espaço seguro ao animal.

Esse artifício é muito utilizado para a chegada de um novo membro na família, fases de adaptação ou mudança brusca de rotina.

Sendo soluções eficazes para minimizar a chance do gato ficar estressado, agressivo, inseguro ou vulnerável.

Portanto, invista na gatificação do seu ambiente. Na Cobasi você encontra tudo o que é essencial para gatos, como arranhadores, brinquedos, rações, petiscos e muito mais. 

Pronto, agora você sabe que o gato rosna, possíveis causas e o que fazer. Se o comportamento for frequente, procure um veterinário. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. LEUZoKa disse:

    Minha gata teve filhotes e agora depois de uns 4 meses, ela ta rosnando pra eles, toda vez q eles chegam perto dela ou então quando ela ta com a gente e chega um filhote, ela rosna pra eles, as vezes ela até morde os bixin..

    • Cecília disse:

      Minha gata está assim também, dps de 3 messes
      Sobrou duas gatinhas é uma acabou sumindo por três dias e quando voltou a gata rosna é briga com a filhote

Deixe o seu comentário