O que fazer quando o gato rosna?

Compartilhar:


Gato rosna

Gateiros e tutores de felinos já sabem que quando um gato rosna é sinal de que tem algo errado. Mas antes de entendermos os motivos do rosnado e o que deve ser feito quando presenciamos um, precisamos entender os sons que os gatos fazem.

As vocalizações dos gatos

Gatos são animais que vocalizam bastante suas emoções e intenções. Eles miam, ronronam, chiam, rosnam. E cada uma dessas vocalizações tem uma função diferente tanto na comunicação quanto na regulação emocional do animal.

O miado dos gatos, por exemplo, serve para chamar a atenção ou pedir algo. Por isso os filhotes ou as fêmeas no cio miam sem parar. É também por isso que o gato mia quando está com fome, ou quer que o tutor o ajude em alguma coisa, enfim, eles miam para receber atenção e conseguir algo..

Já o ronronar é aquele grunhido baixinho que parece com um motor suave funcionando. E são muitos os motivos que fazem os gatos ronronar. Eles ronronam quando estão felizes e satisfeitos ou quando precisam de um pouco de coragem, por exemplo. Também ronronam para demonstrar afeto e até para acalmar uns aos outros.

O chiado dos gatos é uma vocalização bem característica. Sabe quando o gato se assusta ou se irrita e logo depois arqueia  o corpo, eriça os pelos e solta um som alto e agressivo mostrando os dentes? Esse é o chiado, um som que serve para assustar possíveis agressores.

Ok, mas e quando o gato rosna?

Agora que já sabemos o que é o miado, o ronronar e o chiado, vamos finalmente falar de quando o gato rosna. É preciso saber cada uma das vocalizações para não se confundir, embora a leitura que fazemos dos sons dos animais seja razoavelmente instintiva.

O rosnado geralmente vem acompanhado do chiado. Ele é um sinal de insatisfação e agressividade. Quando o gato rosna ele está avisando que vai atacar. Por isso, a melhor coisa a se fazer quando encontrar um gato rosnando é se afastar.

Isso é especialmente indicado para gatos desconhecidos. Quando quem está rosnando é o seu pet, tente entender o que está deixando ele irritado. Gatos são um pouco temperamentais, então podem rosnar por diversos motivos.

Normalmente os rosnados são direcionados a outros animais. É um sinal de ameaça, um aviso para que o outro animal em questão não brinque com ele ou não banque o esperto. Por exemplo, quando um gato novo chega na casa, o gato mais antigo pode passar alguns dias rosnando para mostrar quem é que manda no pedaço.

Ele rosnou para mim, o que eu faço?

Agora, quando o gato rosna para os humanos também é sinal de que ele está irritado. Pode ser algo que você está fazendo, desde uma brincadeira inconveniente ou até mesmo carinho em uma região que ele não gosta.

Por isso, se o seu bichinho começar a rosnar para você, pense no que você pode estar fazendo de errado. Talvez tenha mexido em algum brinquedo dele ou esteja fazendo um barulho chato.

De qualquer forma, o mais recomendado é manter uma certa distância do bichano e esperar que ele recupere o bom humor. Mexer com gato rosnando é como cutucar a onça com vara curta. Melhor evitar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário