Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato surdo: como identificar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato surdo

A audição é importantíssima para o reino animal, mas pode ser complicado identificar se eles estão escutando corretamente. O gato surdo, por exemplo, compensa a falta de audição de outras formas. Desse modo, muitas vezes sua surdez muitas vezes não é notada.

Através de análises mais profundas e diversos testes, é possível identificar esse impasse. Neste texto, você encontrará várias dicas relevantes. Confira!

Como identificar um gato surdo

É super comum que os donos do gato surdo não percebam isso, já que mesmo com a deficiência, eles se adaptam super bem ao ambiente. Porém, esse felino não consegue responder aos comandos, como as recepções que alguns gatos fazem quando alguém chega em casa.

Portanto, é necessário observar com muita cautela para perceber se ele não está respondendo apenas por opção ou porque não está ouvindo, de fato. Normalmente, barulhos altos incomodam os gatos de uma forma considerável. Então, observar o comportamento deles em relação a isso é um excelente início.

Os tutores podem realizar atividades capazes de testar esse ponto, como bater palmas, chamar seu nome, ligar o aspirador de pó ou colocar sons de outros animais (cachorro latindo, passarinhos cantando, etc). Ademais, preste muita atenção no movimento das orelhas, porque elas costumam seguir o som.

gato surdo

Comportamento de um gato surdo

  • Miar mais altos que os outros.
  • Não possui medo de eletrodomésticos, como aspiradores de pó ou máquinas de lavar roupas.
  • Não se assusta com o barulho de objetos caindo no chão ou quebrando.
  • Quando o tutor chama, não responde e nem sequer move a orelha.

Como identificar gato surdo só de um lado?

Essa atividade exige ainda mais análises, pois os felinos que escutam só de um ouvido tendem a procurar de onde está vindo o som. Caso o dono faça testes e o gato fique observando em volta, pode ser que ele escute apenas de um lado. Os gatos capazes de escutar com as duas orelhas viram a cabeça diretamente para o local de onde vem o som.

Gato surdo e suas expressões faciais

As expressões faciais são ainda mais importantes no caso de um gato surdo, porque é desse modo que acontece a comunicação para ele. O treinamento é super importante, e precisa ser realizado com a repetição de movimentos até que ele compreenda o modo como deve agir e se comportar. Um pequeno petisco no final sempre serve como um incentivo para o felino querer aprender sempre mais.

Brinquedos especiais para o gato surdo

O enriquecimento ambiental possui a mesma importância para o gato surdo, por isso, não deixe de investir em equipamentos de qualidade, além de brinquedos variados, como bolinhas e arranhadores. Lembre-se de ter cuidado para não tratar o felino com indiferença por conta de sua doença, afinal, cabe aos tutores fazer com que eles se sintam à vontade e felizes.

Realizando esses testes, você poderá identificar com maior facilidade qualquer problema auditivo que o pet tenha, e caso note algo estranho, procure sempre um veterinário de confiança.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário