Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato tem 7 vidas: é mito ou verdade?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
7 vidas do gato

Todo mundo já ouviu falar que gato tem 7 vidas, mas será que isso é verdade ou é apenas mais uma das lendas da idade média vinculadas aos gatos

No Brasil, a história de que o gato tem 7 vidas é bem conhecida, no entanto, alguns países afirmam que os felinos possuem 9 vidas. Afinal, qual será a informação correta? Será que alguma dessas lendas faz sentido?

Neste texto vamos esclarecer essas dúvidas e te contar de onde vem essa lenda. 

É verdade que o gato tem 7 vidas?

Apesar da crença de que os gatos possuem mais de uma vida ser forte, a realidade é que esses bichinhos são animais comuns e possuem uma expectativa de vida normal. 

No entanto, os gatos possuem habilidades especiais, que os permitem saltar sobre as árvores, telhados, suportar quedas e eles são muito ágeis, por isso, costumam passar correndo na frente dos carros com tanta facilidade. 

Além disso, o gato é um animal que tem uma grande massa corporal comparada a seu peso, o que colabora reduzindo a força durante as quedas, por isso, eles sempre caem em pé. 

O nome disso é “reflexo de endireitamento”, um fenômeno que faz os felinos girarem no ar rapidamente quando eles caem de lugares altos. Provavelmente, estes são alguns dos motivos que originaram a lenda. 

gato tem 7 vidas

De onde vem a lenda que os gatos têm 7 vidas?

Ninguém sabe exatamente de onde vem a lenda que os gatos têm 7 ou, no caso, 9 vidas. Mas como a maioria das lendas relacionadas aos felinos surgiram na idade média, quando os gatos eram relacionados às bruxas, existe a suspeita de que a lenda parte desta época. 

Mas afinal, entre tantos números, porque escolheram logo o 7 e o 9? Essa numeração varia de acordo com a cultura de cada país, normalmente, os países de língua inglesa afirmam que os gatos têm 9 vidas. 

Mas na verdade, esses números têm significados mágicos em diversas culturas e religiões, sendo considerados números de grande potência mística

Um antigo provérbio inglês diz que “um gato tem nove vidas, em três ele brinca, em três ele vagueia e nos últimos três ele fica”, no entanto, este provérbio se relaciona a vida do gato dentro de uma residência, ous eja, seu ciclo de vida

No entanto, nos EUA, a lenda se refere a história de um gato que entrou em uma casa que continha 9 crianças e devorou 9 peixes, que seriam o seu jantar. As crianças morreram de fome e o gato morreu por comer demais. 

Chegando ao paraíso, o gato foi punido pelo seu ato, sendo obrigado a morrer 9 vezes antes de poder entrar. 

Além disso, acredita-se que a lenda de que os gatos têm 7 vidas chegou ao Brasil a partir de Portugal, já que o país ainda sofria grande influência da igreja na época. 

Gostou de saber mais sobre lendas que envolvem pets? Acesse nosso blog e leia mais coisas sobre gatinhos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Cibelle disse:

    Será q os gatos tem 7 vidas msm??🤔

    • Cobasi disse:

      Oi Cibelle, como vai? Apesar da crença de que os gatos possuem mais de uma vida ser forte, a realidade é que esses bichinhos são animais comuns e possuem uma expectativa de vida normal.

  2. Maria Eduarda disse:

    Achei muito bom entendi um pouco mais eu acho que os gatos tem 9 vidas porque todos os filmes que eu assisti os gatos tem nove vidas

Deixe o seu comentário