Gripe de cachorro: cachorro fica resfriado?

15 de setembro de 2020

Saúde e Cuidados
veterinário com cachorro

Os dias frios trazem com eles agasalhos e talvez um resfriado, com os pets não é diferente. Existe gripe de cachorro, com sintomas bem parecidos com os nossos e é preciso identificar a doença nos animais para que ela não evolua. Entenda os principais sinais de um cachorro gripado e como funciona o tratamento.

Quais são os sintomas de gripe de cachorro?

Para ajudar você a identificar a gripe de cachorro, conversamos com médico veterinário Bruno Sattelmayer, especialista da Educação Corporativa da Cobasi.

“A gripe de cachorro é ocasionada geralmente por vírus. É importante dizer que esses  virus são diferentes daqueles que acometem os humanos, mas que geram sintomas semelhantes ao que conhecemos, como coriza, febre, espirros e cansaço”, explica o veterinário Bruno Sattelmayer.

Você com certeza se lembra como é estar com gripe, certo? Nariz escorrendo, secreção nos olhos, febre, sonolência, falta de apetite, um combo de sintomas comuns para você e também da gripe canina.

Quando um cachorro pega gripe ele terá pouca disposição e precisará de cuidados especiais, principalmente se ele for de uma raça braquicefálica, que são cães com o focinho curto, como Pug, Bulldog e Shih Tzu. Estes já possuem problemas respiratórios que podem piorar com a chegada da gripe de cachorro.

Como impedir que o seu pet fique gripado

vacina e cuidados veterinários com cachorro

A influenza canina é transmissível, e a tosse de canis, comum em espaços com muitos animais, como praças, creches e cachorródromos. Eles se espalham através das secreções de pests infectados.

A carteirinha de vacinação em dia com reforço anual é o primeiro passo para proteger seu pet, mas a lista de cuidados para o seu cachorro não pegar gripe é basicamente as precauções que você toma também:

  • Use mantinhas e lençóis para aquecer a caminha do seu cachorro
  • Mantenha o pet dentro de casa, e se não for possível, longe de correntes de vento
  • Coloque roupinhas no animal, se for preciso
  • Deixe o seu cão longe de cachorros com gripe

Qual o melhor remédio para gripe de cachorro?

Apenas um médico veterinário pode indicar qual o melhor remédio para seu pet. Após a avaliação clínica que o profissional consegue identificar o estágio da gripe e se deve ser medicado com antibiótico para gripe canina.

Assim que perceber qualquer sinal de que o animal está com gripe de cachorro, vá ao veterinário para que ele não tenha complicações. Com medicamentos, muita água, repouso e uma alimentação saudável, seu cachorro logo estará recuperado da gripe. 

Tosse dos Canis

Conversamos com o dr.  Bruno Sattelmayer, médico veterinário da Educação Corporativa da Cobasi, sobre a Tosse dos Canis, outra doença muito comum. 

“A Tosse dos Canis é uma doença causada principalmente por uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica, que causa sintomas muito parecidos com a gripe. Entre os principais estão rouquidão, tosse e apatia. É altamente contagiosa para cães, que tenham contato próximo, ou convivem em mesmo local”, acrescenta o Dr. Bruno.

Esta é uma doença que não acomete os humanos, ou seja, não é uma zoonose. Mas isso não é motivo para não ser tratada ou prevenida. Ela pode evoluir e se tornar uma pneumonia. A prevenção deve ser feita através da vacinação. Consulte seu Médico Veterinário para saber mais!

Quer mais dicas de saúde para manter seu pet sempre saudável? Confira nossos posts: