Hamster gordo: o que fazer para o pet emagrecer?

Compartilhar:


hamster gordo em cima de uma pedra

Um hamster gordo pode passar despercebido, afinal, esse bichinho é fofo por natureza e tem um formato arredondado. Porém, é importante ficar de olho no peso do roedor e também sua saúde, visto que problemas de obesidade impactam diretamente na qualidade de vida e bem-estar do pet.

Saiba como garantir que está tudo bem com o seu amigo e descubra quando a melhor atitude é procurar um médico veterinário.

Hamster gordo: qual o peso ideal para o pet?

Por mais que aconteçam variações de peso ao longo da vida do animal, principalmente no inverno, que é quando emagrecem, um hamster gordo costuma pesar mais de 200g, que é a gramatura média do bichinho.

Mas afinal, o que leva um roedor a ficar acima da balança? Será que os tutores têm culpa no final do dia? Vamos explicar.

O que deixa um hamster gordo?

Por mais que os roedores estejam na lista de animais mais fáceis de cuidar, até por não precisarem de tanto espaço, ainda é necessário entender as características e hábitos do bichinho.

Se você tem um hamster gordo em casa, provavelmente precisa rever a rotina do pet, seja a alimentação, possíveis situações de estresse para o animal e espaço disponível para ele se exercitar.

Alimentação para roedores: quantidade e qualidade

Em primeiro lugar, preste atenção na dieta que você está oferecendo para o bichinho. É comum os tutores investirem em mix de sementes, porém determinados grãos possuem gordura demais e são pobres em nutrientes. Desta forma, considere uma ração para hamster com ingredientes de qualidade.

Depois, analise a quantidade de guloseimas que o pet está ingerindo diariamente. O ideal é dar poucos agrados e evitar que sejam diários. Aqui, vale lembrar que a ração já tem todos os nutrientes que o animal precisa.

O nível de estresse pode causar obesidade

Antes de ter um hamster, você deve entender os hábitos dele, começando pelo fato que seus hábitos são noturnos e ele vai dormir durante o dia. Sendo assim, o melhor momento de interagir com o pet é quando começa a ficar escurinho, hora que ele vai acordar!

Acredite, o simples fato de você alterar a rotina do animal pode acabar deixando o hamster gordo, pois ele vai descontar na comida todo o estresse que está vivendo.

Brinquedos são a base da diversão

Os acessórios para uma gaiola de hamster existem por um motivo: eles precisam se movimentar! Desta forma, invista em túneis, rodas de exercício e escadas para que a casinha dele seja praticamente um parque de diversões.

Outra opção é começar a usar um globo para hamster em um local seguro, com espaço disponível para o roedor se movimentar pelo chão. Inclusive, esta é uma forma de aproximação entre pet e tutor.

No mais, queremos ressaltar a importância de manter a gaiola, bebedouro, comedouro e outros acessórios sempre limpos. O hamster é um animal exigente com a limpeza, por isso ambientes sujos podem incomodar o bichinho. 

Caso você perceba que o seu amigo está acima do peso, o ideal é procurar um médico veterinário, até porque é difícil ter uma certeza sem a opinião do profissional. Além disso, é ele que será responsável por recomendar uma possível troca de ração e ajustes na rotina do bichinho.

Conheça mais sobre a vida dos roedores no nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Adriana Fiorentini disse:

    Gostaria de saber o que fazer quando Hamster está acima do peso? muito obrigada Adriana

Deixe o seu comentário