Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster mordendo: quais são os motivos e o que fazer para ele parar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Hamster castanho claro com os braços juntos
O que está levando o hamster ter esse comportamento?

Não é nada legal tomar a mordida de um hamster, né? Por isso, quando identificamos hamster mordendo, precisamos compreender o que está causando esse comportamento do animal.

Afinal, essa é uma ação que demonstra algum descontentamento dele em relação a diferentes situações. Vamos compreender melhor o que isso significa e o que podemos fazer para que ele pare?

O que justifica o hamster mordendo?

Os hamster são animais conhecidos graças ao seu comportamento calmo e tranquilo. Tanto que eles são muito indicado para crianças. Embora sejam naturalmente territorialistas, a agressividade não é um comportamento comum desse pet.

Por este motivo, quando um hamster morde é sinal de alguma coisa está fazendo com que ele se sinta ameaçado. Dessa maneira, vale compreender as características desse pet e ainda o ambiente oferecido a ele. Veja algumas causas que podem justificar esse comportamento:

Quais situações podem causar esse comportamento?

  • Sentimento de ameaça: não é porque o seu pet se sente confortável com a sua presença que isso faz com que ele não se sinta ameaçado por qualquer outro motivo. Veja, ele pode estar tranquilo nas suas mãos, mas ao aparecer um gato e ele entenda que o melhor a se fazer é fugir. Nesse caso, ele pode te morder para escapar;
  • Socialização: os hamsters demoram para se adaptar aos seus tutores e aos novos ambientes. Por isso, caso eles tenham sido recentemente adotados, pode ser que eles ainda não estejam sociabilizados com o ambiente e, daí vem a mordida. A socialização desses pets devem acontecer desde muito cedo e, por isso, quando for adotar um, vale conversar com o antigo tutor para saber se aquele animal já está sociabilizado;
  • Dores e desconfortos: o estresse e, portanto, a mordida de hamster é um tradicional mecanismo de defesa do animal. Ou seja, quando ele se sente desconfortável ou com alguma dor, ele tende a morder. E isso independe da relação com o tutor ou com a socialização do animal a casa;
  • Situações cotidianas: embora seja doloroso tomar uma mordida desse dentuço, isso pode acontecer em situações tradicionais do dia a dia. Isso porque, esse também é um mecanismo normal em casos de susto, irritação, estresse e até mesmo quando alguém o segura com muita força. 
Hamster branco deitado
Será que o seu amigo dentuço não está se sentindo ameaçado?

O que fazer para melhorar essa situação?

Identificado as questões que podem favorecer esse comportamento do hamster mordendo, o melhor a ser feito é contribuir para que o cenário melhore. Isto é, faça sempre a socialização do animal, se aproxime dele com paciência e cuidado para não assustá-lo e garanta que, ao brincar com ele, o local esteja sempre seguro.

Outro ponto interessante é: o estresse é uma dos principais fatores para a mordida. Por isso, garante uma gaiola confortável para o seu pet, com brinquedos e alimentação fresca, que promova a saúde do animal e ainda o conforto e o relaxamento. 

Caso perceba que as mordidas são por conta de alguma dor ou desconforto, o melhor a ser feito é encaminhar o pet ao médico-veterinário, que poderá analisar o caso do hamster e propor tratamentos eficazes para ele.

Gostou desse post? Leia mais sobre outros o tema em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário