Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster Anão Chinês: conheça sobre o roedor

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Hamster Anão Chines ou Russo?

O hamster anão chinês é um dos mais procurados para se ter em casa. No entanto, existem alguns mistérios que envolvem a espécie. Alguns até dizer que esse pequeno roedor sequer existe!

Para acabar de vez com esta e outras dúvidas, conversamos com o biólogo Luiz Lisboa, da Educação Corporativa da Cobasi. Continue o artigo e desvende este mistério com a gente!

Hamster chinês existe no Brasil?

Quem se interessa por roedores, certamente já ouviu falar de um dilema muito famoso: a existência ou não do hamster anão chinês, ou simplesmente, hamster chinês no Brasil.

“Ainda que essa dúvida seja potencialmente capaz de gerar uma imensa controvérsia, muitos ainda afirmam que o hamster chinês é na verdade o hamster que conhecemos como anão russo”, explica o biólogo Luiz Lisboa.

Essa dúvida levanta tantas discussões por um motivo: o hamster chinês é uma espécie que não pode ser criada em terras tupiniquis. A determinação do Ibama ainda engloba outros pequenos roedores.

Encontre tudo para roedores na Cobasi.

Se esse pequeno dentuço não pode viver no Brasil, o que vemos quando nos mostram um hamster chinês? A resposta é justamente o motivo pelo qual ele é chamado de hamster anão chinês.

Hamster anão chinês ou anão russo?

amster-anao-russo-capa-blog-cobasi

O roedor conhecido como anão russo é uma espécie bastante difundida em todo o nosso território, já o chinês é proibido. Por isso, já é de se desconfiar!

Para aumentar ainda mais o mistério, essas duas espécies são muito parecidas. A probabilidade do hamster chinês ser, na verdade, um hamster russo é enorme. No entanto, biólogo Luiz Lisboa nos ajudará a distinguir esses dois roedores.

“É bem verdade que à primeira vista notamos algumas características em comum entre o hamster chinês e o anão russo, mas as aparências, ao menos nessa comparação, enganam mesmo. É importante saber que ambos pertencem à mesma família, a Cricetinae, porém pertencem a gêneros distintos: o anão russo é do gênero Rodopeus e o chinês Cricetulus. Eles são espécies diferentes”, complementa o biólogo.

Ainda restam dúvidas? Confira as diferenças entre o hamster chinês e o hamster anão russo.

Diferenças do hamster chinês e do russo

Hamster Chinês no fundo branco

O corpo do anão chinês é longilíneo, enquanto o do anão russo é mais arredondado. Além disso, a espécie proibida no Brasil possui uma causa pequena, mas visível.

Já o rabinho do russo é quase impossível de ver.  O focinho também possui uma diferença. Enquanto um é mais pontiagudo, o outro é mais ovalado.

Uma das diferenças mais notáveis está nas patinhas. Enquanto as patas do hamster chinês não possuem pelos, as do anão russo são peludinhas. Agora ficou fácil de distinguir, não é mesmo?!

Agora que você já sabe tudo sobre esses dois pequenos hamsters – principalmente as diferenças -, que tal conhecer um pouco mais sobre outros roedores domésticos? Confira os posts do blog da Cobasi:

Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa | Biólogo e especialista em Neurociências

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Jackson disse:

    Bom dia,gostaria de saber se vcs vendem hamster chinês anão e o valor por favor

Deixe o seu comentário