Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hamster Roborovski: Quem é esse pequeno roedor?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hamster Roborovski

Quem não se encanta com um bichinho pequeno e fofo? Ainda mais se esse animal for um hamster muito rápido e bem pequeno. Esse é o hamster Roborovski, um roedor com hábitos noturnos e bem assustado. 

Se com essas informações você já se interessou por esse roedor, acompanhe nosso artigo que traz mais detalhes e curiosidades em torno desse animal.

Mas antes de entrar em detalhes sobre o hamster Roborovski, é importante você saber que esse tipo de hamster é proibido no Brasil. Ele não deve ser comercializado, vendido ou utilizado como animal de estimação. Essa é uma lei estabelecida pela Portaria 93/08, que proíbe a importação e exportação de animais exóticos, como o hamster Roborovski, em território nacional.

Origem e características do hamster Roborovski

De origem asiática, esse pequeno roedor é encontrado em países como China, Cazaquistão e Rússia. Nesses locais, o hamster Roborovski gosta de habitar terrenos desertos arenosos, que possuem pouca vegetação.

Com um comprimento que pode variar de 4,5 cm a 5 cm na fase adulta, esse roedor é o menor dentre todas as espécies de hamster, com um peso de até 25 g. É comum que as pessoas o confundam com o hamster Anão Russo, mas esse pode chegar a medir até 10 cm

Outra característica que diferencia o hamster Roborovski de outros é a ausência de listras na dorsal. Tendo como característica o pelo de tom arenoso na parte superior e branco na região próxima à face e na região da barriga, esse pequeno roedor possui os olhos pretos. E assim como os outros hamster, esse também possui um tempo de vida curto de até 3 anos, se for bem cuidado.
Por ser um animal muito pequeno, o hamster Roborovski também é muito ágil para fugir de possíveis predadores. De hábitos noturnos, esse hamster pode se sentir incomodado se for acordado durante o dia e na natureza, se apresentam como roedores que gostam de viver sozinhos.

Alimentação do hamster Roborovski

hamster Roborovski

Por ser um animal onívoro, esse pequeno roedor se alimenta de grãos, verduras como espinafre, rúcula, cenoura ou alface, sementes, frutas como maçã e banana, plantas e até mesmo pequenos insetos

Caso você esteja cuidado de um hamster Roborovski, é importante que ele seja alimentado com uma dieta natural. Porém, esse pequeno roedor também pode consumir ração especial, que contenha grãos e sementes, evitando rações com corante. Gema de ovo também pode ser oferecida ao hamster Roborovski para oferecer proteína animal a ele.

Tome cuidado também com a quantidade de alimento que você irá oferecer ao animal. Pelo seu tamanho e peso, não é recomendado dar a ele uma quantidade excessiva de alimento. 

Cuidados necessários com o hasmter Roborovski

Por ser a espécie mais pequena, os cuidados com o esse hamster devem ser especiais. Caso você esteja na posse de um, tenha em mente que esse animal se assusta facilmente. Por isso, lugares silenciosos e com luz fraca são melhores.

Como gosta de se movimentar, coloque o animal em uma gaiola grande e com uma roda de exercício, ou ofereça a ele um globo para hamster ou circuitos. Entretanto, preste atenção pois ele pode fugir por entre as grades. A gaiola também deve estar forrada de areia ou granulado para a higiene do hamster, além de possuir comedouro e bebedouro

Não se esqueça de fazer a limpeza da gaiola e dos acessórios usados para alimentação do hamster Roborovski.

Curiosidades sobre esse pequeno roedor

  • A fêmea do hamster Roborovski tem uma gestação que dura de 20 a 30 dias;
  • Quando nascem, os filhotes de hamster Roborovski são do tamanho de um grão de feijão rosa;
  • Suas tocas podem chegar a 90 cm de profundidade;
  • Assim como outros roedores, o hamster Roborovski também costuma armazenar alimentos para o inverno.

E aí, gostou de saber mais sobre o menor hamster do mundo? Em primeiro lugar, se você estiver com vontade de adotar um , lembre-se que esse hamster necessita de cuidados especiais, uma alimentação balanceada e que ele é proibido no Brasil. 

Mas se você tem o desejo de ter um hamster, saiba que as espécies de hamster Anão Russo e o hamster Sírio são permitidos como animais de estimação. Porém, é importante que você dedique um bom tempo para escolher a melhor espécie para sua vida e gostos. Mesmo que esses animais vivam pouco tempo, dê todo seu amor e atenção a eles.

Se você quiser saber mais sobre o hamster Anão Russo e outras informações sobre hamster, acesse nossos outros artigos:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário