Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Hérnia de hiato em cães: saiba o que é e como é o tratamento

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
hérnia de hiato em cães

A hérnia de hiato em cães é um tipo de doença que basicamente se dá quando o esôfago abdominal ou ainda a parte do estômago passam por meio do hiato esofágico. Isso possibilita o descolamento do tórax do animal. Embora seja considerada rara, essa é uma doença que pode afligir cães de diferentes raças e idades. Por isso, é importante conhecer as principais características e como é realizado o tratamento. Vamos lá!

O que causa a hérnia de hiato em cães?

Sendo uma das mais raras doenças em cães, a hernia de hiato é uma patologia perigosa que oferece muito incomodo aos animais que são acometidos por ela. No entanto, graças a evolução da área veterinária, atualmente existem diferentes formas de tratamento que podem assegurar a recuperação dos animais

Não existem causas específicas para o surgimento dessa doença. Na maioria dos casos, os cães já nascem com anomalias, fazendo que com o passar do tempo a situação piore e ele comece a apresentar os principais sintomas. Embora isso possa acontecer com cães de todas as raças, é sabido que cães machos como Buldogue Inglês e Sharpei acabam sendo mais diagnosticados com a hérnia de hiato. 

Quais são os sintomas?

Em relação aos sintomas apresentados pelos pets que sofrem dessa patologia, o vômito é um dos mais presentes, sendo considerado o primeiro sinal clínico. Além disso, os cães ainda podem apresentar sintomas como:

  • Presença de sangue no vômito;
  • Dificuldades na mastigação;
  • Excesso de saliva;
  • Dificuldades em respirar;
  • Perda de apetite;
  • Anorexia;
  • Perda de peso.

Como diagnosticar?

Ainda que seu pet esteja apresentando os principais sintomas citados acima, ainda é cedo para diagnosticar. Afinal, a hernia só pode ser visualizada por meio de exames específicos de imagens realizados por profissionais especialistas no assunto. Por este motivo, o indicado é: caso perceba que seu cão está demonstrando um ou mais sintomas por mais de dois dias, já para o veterinário de confiança! 

Tratamentos e medicações contra a hérnia de hiato

A primeira ação para a melhora do pet é a realização da cirurgia. Com ela, é possível que o médico faça a movimentação do órgão, o colocando no lugar correto. Após a cirurgia os cuidados devem ser os mesmos que os tomados em procedimentos médicos tradicionais em humanos, ou seja, repouso e medicação.

Entre os remédios pós-cirúrgicos indicados para a recuperação da hérnia de hiato, por exemplo, estão os anti-inflamatórios, antibióticos, protetores gástricos e analgésicos. Todos devem ser receitados pelo especialista, sempre respeitando a dose e o período de cada medicação. 

Ainda na recuperação, a alimentação dos pets também podem ser alteradas. Isto porque, como a cirurgia afeta o estômago, é normal que durante o período de recuperação o veterinário indique a adoção de alimentos mais pastosos e líquidos, para facilitar na digestão. O tempo que isso vai levar também será estipulado pelo médico. Vale considerar a melhora do animal deve ser acompanhada de perto pelo especialista e qualquer efeito contrário ao esperado deve ser notificado a ele quanto antes.

Gostou de saber mais sobre a hérnia de hiato em cães? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário