Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lhasa Apso: uma raça carinhosa e ótima com crianças

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lhasa apso

O Lhasa Apso é uma raça que se destaca por seus pelos longos, olhinhos marcantes e jeito pomposo. Porém, tem mais, pois ele está na lista de favoritos como cães de companhia. Mas afinal, por que esse cachorrinho faz tanto sucesso entre os apaixonados por pets?

Saiba mais sobre este pequeno que adora uma brincadeira, mas também é um ótimo guardião.

Lhasa Apso: história da raça

Os Tibetanos foram os responsáveis pelo desenvolvimento da raça, ou melhor, os monges. A história conta que esses cães eram responsáveis por guardar os templos do Tibete.

E as curiosidades sobre o Lhasa Apso não param por aí, já que reza a lenda que, depois que o dono de um exemplar morria, seu espírito aparecia em um cachorro da mesma raça, passando todo o seu conhecimento para o cão.

Por fim, a significação do seu nome diz muito sobre sua personalidade e características físicas. Apso é uma cabra do Tibete e seu verdadeiro batismo na terra natal é “Abso Seng Kye”, que significa “cão leão sentinela que late”.

Qual a personalidade do Lhasa Apso?

O Lhasa Apso é um pet de porte pequeno que vai até 25 centímetros, possui focinho curto e sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos. Sua natureza é a mesma desde os primórdios, isso quer dizer que o cãozinho continua com seu instinto de guardião aguçado.

Além disso, eles são bem apegados aos seus donos, não gostam de ficar sozinhos, e estão sempre dispostos a latir se perceberem perigo ou algo fora do normal. Aliás, não mexa nas coisas de um Lhasa Apso, a raça é bastante possessiva.

Por outro lado, companhia e brincadeiras é com ele mesmo, já que o cãozinho adora ficar ao lado do dono, se dá bem com crianças e se adapta a lugares pequenos.

O ideal para despertar as maiores qualidades de um Lhasa Apso é praticar o adestramento desde o começo, assim ele não terá problemas em respeitar o “não” e será um cão adulto sociável.

Como é a saúde desse bichinho?

Lhasa Apso deitado

O cachorro Lhasa não tem tantos problemas de saúde como determinadas raças, mas é bom prestar atenção em certos detalhes genéticos do bichinho, entre eles, sua propensão para desenvolver dermatites, displasia renal cística, luxação de patela e conjuntivite canina.

Então, para manter a saúde do animal em dia, faça sempre check-ups regulares e procure um veterinário caso observe qualquer alteração física ou psicológica do pet.

Como cuidar de um filhote de Lhasa Apso?

Um pequeno da raça é puro amor! Desde os primeiros meses eles esbanjam fofura, e se você está pensando em ter um exemplar, terá ótimas surpresas com as cores do cão, já que existe Lhasa Apso preto, branco, mel, cinza, dourado e tons combinados.

Os cuidados diários com o bichinho são essenciais, mas não é nada fora do comum, apenas precauções para zelar pela saúde do seu amigo e oferecer qualidade de vida:

  • Escovação: as rasqueadeiras vão ajudar a desembaraçar o pelo do pet, impedindo a formação de nós;
  • Alimentação: o ideal é investir em uma ração de qualidade para garantir os nutrientes que a raça precisa, inclusive existem rações para Lhasa Apso;
  • Tosa: é indicada para facilitar a manutenção do pelo, principalmente nas épocas de calor;
  • Saúde: fique de olho na carteirinha de vacinação, vermífugo, antipulgas e carrapatos para prevenir doenças;

Se quiser mais dicas, veja nosso guia do filhote que conta tudo de A a Z sobre os primeiros meses de um novo pet. Por último, o Lhasa Apso é um amigo fiel, um tanto quanto temperamental, mas um exemplo de lealdade. Com certeza você terá uma relação única com o seu bichinho de estimação!

Quer conhecer outras raças de cachorro? Vem ler no nosso blog!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Eliane disse:

    Olá! tenho uma ilhasa de 2 anos. Ela apresenta muita coceira e lambe muito as patas, é normal?
    apresenta um odor forte

    • Cobasi disse:

      Eliane, a coceira em excesso acompanhada do mau odor pode indicar alguma enfermidade no pet, para garantir que está tudo bem é necessário leva-lo ao veterinário.

Deixe o seu comentário