Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lóris: conheça tudo sobre essa ave bela e colorida

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lóris

A Lóris é uma ave que pertence à mesma família das araras, maritacas e jandaias. Porém, além da coloração viva de suas penas, ela tem outras características que a tornam um animal único na natureza. Confira!

Origem e características da ave Lóris

A Lóris é uma ave que tem origem na Oceania e no Sudeste Asiático. Sua principal característica é a personalidade dócil, o que permite que ela fique tranquilamente nos  ombros ou nas costas do tutor.  Além disso, ela é um animal bastante ativo que adora fazer brincadeiras e acrobacias.

Lóris: diferenças entre a ave nacional e a asiática

Você sabia que há uma diferença que ajuda a descobrir se a Lóris tem origem no Brasil ou no continente asiático? É isso mesmo! Da forma que seus parentes, a ave adora repetir algumas frases e essa é a principal maneira de descobrir a origem da ave.

A Lóris brasileira tem uma vocalização mais nítida e emite um som mais grave ao assobiar, cantar ou reproduzir palavras ditas pelo tutor. Por isso, se você conseguir entender o que a sua ave de estimação diz, muito provavelmente ela é uma ave nacional.  Em nosso país elas são divididas da seguinte maneira:

  • Lóris molucano ou arco-íris;
  • Lóris estriado de azul;
  • Lóris estriado de amarelo;·      
  • Lóris estriado goldie, castanho e negro.

Como é a alimentação da Lóris?

Em seu habitat natural, a a ave se alimenta de frutas e néctar das plantas, por isso ela possui uma língua comprida com rugosidades na ponta. Ao ser criada em cativeiro, o recomendado é o tutor oferecer papa de frutas, uma espécie de farinha produzida a partir da combinação de alimentos frutíferos.

Cuidados para a criação da Lóris

lóris

A criação de Lóris em cativeiro exige uma série de cuidados por parte do tutor. É essencial garantir que a ave tenha espaço suficiente para brincar e gastar energia. Isso sem falar em manter a gaiola sempre higienizada.

Qual o melhor lugar para a gaiola?

O melhor lugar para instalar a gaiola da sua ave é onde ela possa desfrutar do calor dos raios do sol na parte da manhã. Para garantir a saúde da ave, não deixe o viveiro em ambientes secos demais ou com excesso de umidade.

Enriquecimento ambiental para aves

Por ser um animal bastante ativo, ela é uma ave que precisa de uma gaiola grande com enriquecimento ambiental. Não economize em poleiros, ninhos, comedouros e brinquedos, o importante é garantir que ela possa se exercitar.

Higienize o ambiente com frequência

Para que a ave permaneça sempre saudável, o recomendado é que o tutor faça a limpeza do poleiro, comedouros e bebedouros de duas a três vezes por dia. Ah, lembre-se, a ela é capaz de expelir seus dejetos a até 30cm de distância. Uma dica é fazer furos na base do ninho para facilitar o escoamento das fezes e evitar sujeira.

Posso criar Lóris no Brasil?

A Lóris é considerada uma ave silvestre, ou seja, a sua comercialização e criação só pode ser feita com a autorização do IBAMA. Para quem se interessou em se tornar tutor dela, é importante se atentar a alguns itens no momento de aquisição da ave como, por exemplo:

  • nota fiscal com dados do comprador e vendedor;
  • anilha com número de registro no IBAMA;
  • registro do criadouro nos órgãos responsáveis.

Gostou de conhecer mais sobre a Lóris? Diga nos comentários o que mais você gostaria de saber sobre ela.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luiz Geraldo da Silveira disse:

    Eu sou um passareforme. Eu tenho vários e, estou querendo comprar um casal de LORIS, eu ainda nao conhecia esse pássaro!

Deixe o seu comentário