Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ninho de passarinho: tipos e quando usar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O ninho de passarinho é o local onde os pais acomodam os ovos e cuidam dos filhotes. Eles podem apresentar inúmeros formatos e tamanhos, utilizando vários materiais, tais como galhos secos, teias de aranha, capins, folhas de palmeira e galhos no caso dos naturais. Mas também podem ser comprados prontos e colocados no viveiro ou no ambiente para o passarinho procriar.

A função de proteger os ovos de predadores e intempéries é uma das principais do ninho de pássaros. Para diminuir a predação, eles podem escolher ou construir ninhos que são inacessíveis, escondidos ou camuflados. Além disso, os ninho

Além disso, o passarinho no ninho fica mais aquecido. Outra função importante para o crescimento saudável da cria.

Diversos pássaros constroem seus ninhos em formato de cesto. Outros os elaboram com teto em forma de cúpula ou apostam em ninhos que ficam pendurados nos galhos de uma árvore como grandes bolsas. O formato e o tamanho do ninho depende do tipo de ave. O beija-flor, por exemplo, possui um ninho com o tamanho do punho de um bebê, enquanto o da águia é tão grande que uma pessoa poderia facilmente entrar dentro. 

Continue a leitura e conheça os tipos de ninhos e as suas funções:

Ninho no formato de cesto

O mais comum dos ninhos, é aquele que tem o formato de um cesto. Ele pode ser diversos materiais e tamanhos. Várias espécies de aves e pássaros utilizam este tipo de ninho para botar seus ovos e cuidar da família.

Ninhos de barro

O seu construtor mais famoso é o João-de-Barro. Também chamado de forneiro, uiracuiar e uiracuité, essa ave Passeriforme é da família Furnariidae e ganha esses apelidos por construir um ninho de barro em forma de forno.

Um fato muito interessante é que esses tipos de “casinhas” são verdadeiros ninhos com dois cômodos, as mansões do mundo animal. A habilidade do João-de-Barro permite que ele separe a entrada do ninho da incubadora, aumentando proteção dos filhotes. Sempre com barro!

Entretanto, usar o barro como matéria-prima não é uma exclusividade do nosso querido forneiro. Veja o tipo de ninho para passarinho que falaremos a seguir.

Escavador

Se o forneiro faz um ninho no formato de forno, quando falamos de escavador já dá para imaginar como é feito, não é mesmo? Os ninhos escavados são muito utilizados pelos pica-paus e pela coruja-buraqueira.

No primeiro caso, o ninho é feito no tronco da árvore e, no segundo, no solo com terra, pedras e barro. Ambos são muito eficazes para a proteção contra predadores.

Monte um ninho para passarinho doméstico

Ninho para curió, ninho para agaponis, ninho tecelão… você sabia que na Cobasi você encontra ninhos prontos para passarinhos? Eles são importantíssimos para dar maior bem-estar e principalmente para a acomodação dos ovinhos. Muitos são produzidos utilizando corda como matéria-prima, costurado com suporte metálico soldado, garantindo alta durabilidade e resistência.

Eles devem ser utilizados na época de reprodução, servindo como uma espaço dentro da gaiola para que os passarinhos possam aquecer seus ovos e, posteriormente, cuidar dos filhotes. O ninho de corda é o mais comum, porém existem diversos outros, tais como:

  • Ninho de arame: o mais resistente, disponível em vários tamanhos.
  • Ninho de bicudo: revestimento interno em sisal e externo em algodão com excelente acabamento.
  • Ninho de bucha: possui reforço externo em arame e revestimento interno em bucha com base de tela.
  • Ninho bola coleira: 2 saídas com revestimento interno e externo em sisal, seu acabamento também é excelente.
  • Ninho de madeira: super resistente e ideal para criadores de passarinhos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário