Qual é o maior rato do mundo? Venha conhecer!

Por Cobasi

Compartilhar:
o maior rato do mundo

Entre os roedores de cauda longa, o rato gigante Vangunu se destaca como o maior rato do mundo. Normalmente um rato pode medir até 8 cm. Já essa espécie pode chegar a ter um comprimento de 45 cm. 

Ficou curioso para saber mais informações sobre o rato gigante Vangunu? Então continue a leitura deste artigo. Aqui você vai conhecer melhor esse animal, saber onde ele vive e do que se alimenta.

Conhecendo o maior rato do mundo

O rato gigante Vangunu é uma espécie natural das Ilhas Salomão, localizadas na região da Oceania. Normalmente esse grande roedor gosta de habitar árvores altas.

Por esse motivo, suas garras são adaptadas para se prender aos troncos de árvores. Sua cauda longa também auxilia para que esse animal possa se movimentar em locais altos.

Além disso, sua dieta se baseia em castanhas e até mesmo coco. Seus dentes afiados e grandes o ajudam a quebrar esses alimentos.

No entanto, não precisa se preocupar em encontrar um deles em sua casa. O rato gigante Vangunu prefere habitar florestas densas.

Em regiões metropolitanas, é mais comum serem encontradas ratazanas que podem surpreender pelo seu tamanho.

Maior ratazana do mundo

o maior rato do mundo

É normal que se confunda os ratos com ratazanas. Porém, os ratos costumam ser menores e suas patas são pequenas. Já as ratazanas possuem as patas e a cabeça maiores.

Mas assim como os ratos, as ratazanas também costumam ser encontradas em cidades. Como esse roedor gosta de se alimentar de cereais e de comidas úmidas, locais com alta população se tornam os preferidos por ela.

A maior ratazana do mundo, conhecida como rato-castanho, pode alcançar até 50 cm de comprimento

Originalmente, esse roedor era natural da região da Ásia. Entretanto, hoje ela pode ser encontrada em muitos locais.

Seu peso é de cerca de meio quilo e, na natureza, ela pode viver por até dois anos.

Como o período gestacional da ratazana dura cerca de 20 dias, é importante realizar o controle desse animal na cidade.

Cuidados para se ter com ratazanas e ratos

Mesmo que o tamanho desses animais possa te surpreender, é importante não ter contato direto com eles. 

Ratos urbanos podem transmitir zoonoses como a leptospirose. Por isso, sempre procure a ajuda de profissionais para lidar com esses animais.

Além disso, mantenha o ambiente de sua casa limpo. Não deixe lixo jogado na rua e elimine entulhos que estejam próximos de sua residência. Caso necessário, é possível utilizar armadilhas para ratos.

No entanto, se você quer ter um pet roedor, saiba que há opções de ratos domésticos.

Só não se esqueça que, assim como outros pets, pequenos roedores também precisam de cuidados

Ofereça uma boa alimentação para seu rato e uma gaiola espaçosa para que ele possa se divertir. Também tenha atenção à higiene do animal e à gaiola, trocando a serragem a reveste.

Dessa forma, você terá um pet saudável e poderá passar bons momentos se divertindo com ele.

Agora que você sabe que o maior rato do mundo é o rato gigante Vangunu e a maior ratazana conhecida é a conhecida como rato-castanho, não precisa mais se surpreender ao ver um deles.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário