Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Meloxicam: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Meloxicam: o que é, para que serve e como utilizar

Meloxicam é um anti-inflamatório que pode ser encontrado em comprimido, solução para uso oral e solução injetável, indicado para o tratamento da artrite reumatóide e de outras doenças das articulações e dos ossos, como a artrose, a osteoartrite dolorosa e o osteossarcoma.

Muitos médicos veterinários vem prescrevendo Meloxicam para pets idosos ou com doenças crônicas nos ossos e nas articulações, pois ele é capaz de aliviar as dores e dar mais conforto aos animais.

O tratamento com Meloxicam

Como sempre, você não deve ministrar nenhum tipo de medicamento ao seu cachorro ou gato sem a expressa orientação de um médico veterinário. Ao fazer isso, além de não obter os resultados desejados, você coloca a vida do seu pet em risco e o expõe a combinações medicamentosas que podem ser bastante perigosas.

Uma vez que o médico veterinário faça a recomendação do tratamento do seu pet utilizando Meloxicam, você deve seguir à risca as doses, a frequência e a duração do tratamento. Não altere a dose nem a frequência com que o pet é medicado sem o conhecimento do veterinário.

Resultados esperados e efeitos adversos do tratamento com Meloxicam

Resultados esperados e efeitos adversos do tratamento com Meloxicam

Os resultados esperados do tratamento com Meloxicam incluem o alívio das dores moderadas e intensas provocadas pelas doenças musculares e esqueléticas. Entre os efeitos adversos, os mais comuns são os distúrbios do sistema gastrointestinal.

Isso significa que o pet pode apresentar vômitos, diarreia, falta de apetite e outros sintomas. Por isso, é sempre importante que o médico veterinário que faz o acompanhamento do pet avalie os prós e os contras, decidindo pelo que for melhor para o animal.

Como usar Meloxicam

A dosagem estipulada para o tratamento com Meloxicam vai variar de acordo com a idade, o peso, o porte e as condições de saúde do pet. Apenas o médico veterinário poderá indicar, com segurança, a dosagem indicada para cada caso.

É importante ressaltar que Meloxicam não tem indicação para mais de 14 dias de tratamento, pois há estudos que comprovam o desenvolvimento de úlceras, peritonite, hepatotoxicidade e até morte nos casos de superdosagem.

Além do tempo de duração do tratamento, é preciso observar a frequência diária das doses. Animais sob tratamento com Meloxicam devem ser monitorados de perto por uma equipe veterinária, especialmente no que diz respeito às suas funções renais e hepáticas.

Contraindicações de Meloxicam

Contraindicações de Meloxicam

Meloxicam não é indicado para fêmeas em gestação ou lactação. 

Jamais faça uso de Meloxicam ou de qualquer medicamento sem o conhecimento e a expressa orientação do médico veterinário que acompanha o pet. Medicamentos de uso humano devem ser utilizados com cautela em animais sob risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Não deixe de consultar o médico veterinário em caso de qualquer dúvida. Se o seu pet apresentar qualquer efeito adverso, não espere! Entre em contato imediatamente com o médico veterinário responsável para obter orientações sobre o tratamento.

Veja mais alguns artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário