Novembro Azul Pet: prevenção e combate ao câncer de próstata

| Atualizada em

Por Joe Oliveira   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

O Novembro Azul é o mês dedicado à conscientização do cuidado e prevenção do câncer de próstata, que além de acometer humanos, também afeta cães e gatos. 

De acordo com a CRMV-SP, a incidência de neoplasias prostáticas (câncer de próstata) acomete 4% dos cães com mais de sete anos de idade. Em gatos esse percentual é menor.

Mesmo com uma ocorrência baixa em pets, os tutores devem ficar atentos, pois trata-se de uma doença agressiva e que pode evoluir rapidamente. 

Por ser silenciosa, o câncer prostático é na maioria das vezes diagnosticado tardiamente. O que torna ainda mais importante garantir o acompanhamento médico-veterinário durante toda a vida dos pets, especialmente em animais idosos. 

A seguir, entenda tudo sobre o Novembro Azul Pet. Preparamos um guia completo sobre a doença, detalhando quais são os principais sintomas, tratamentos, métodos preventivos e muito mais. Confira!

Novembro Azul Pet: a prevenção é a melhor escolha

A castração antes de 1 ano de idade reduz as chances de cães e gatos desenvolverem tumores prostáticos, sendo o método mais eficaz de prevenção da doença. 

Estimativa que a castração contribua para a diminuição da probabilidade do câncer de próstata em 90%, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo. 

Além disso, a realização do procedimento antes da maturidade sexual (que ocorre por volta dos nove meses de vida) também previne outras doenças, como: 

  • ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes;
  • infecção na próstata;
  • abscesso prostático;
  • cisto prostático;
  • Hiperplasia Prostática Benigna. 

Conheça outros benefícios da castração para cães e gatos

Sintomas de câncer de próstata em cães e gatos

veterinário segurando cachorro e gato

De forma geral, os sinais clínicos mais comuns de câncer de próstata em cães e gatos estão relacionados ao trato urinário.  

Isso ocorre porque à medida que a próstata aumenta, acaba causando o comprimento da uretra, o que leva a hábitos urinários anormais, como esforço para urinar e micção frequente, mas com apenas pequenas quantidades.

O animal também pode apresentar sangue ou incapacidade completa de urinar. Além disso, alguns dos sintomas que os tutores podem identificar são:

  • dificuldade para andar;
  • corrimento uretral;
  • disquezia (defecação dolorosa);
  • dor;
  • febre;
  • perda de apetite e, consequente, perda de peso;
  • tenesmo (esforço de defecação sem sucesso);
  • constipação (quando a frequência de evacuações é baixa, com fezes endurecidas e secas).

Se notar alguns desses sinais, consulte um médico-veterinário. O câncer de próstata, quanto antes for diagnosticada maiores são as chances de ter uma boa recuperação em cães e gatos. Por isso, é tão importante realizar check-ups periódicos. 

Tratamento

cachorro fazendo cirurgia para câncer de próstata

O tratamento dependerá do diagnóstico e pode variar de acordo com o desenvolvimento da doença no organismo do animal. Os procedimentos mais comuns são:

Uso de medicamentos 

A administração de antibióticos é geralmente indicada por veterinários para tratar abscessos, cistos prostáticos e infecções do trato urinário. 

O profissional também poderá prescrever o uso de medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE) para aliviar a dor. 

Drenagem das lesões

Se o câncer de próstata estiver em um estágio mais avançado, a drenagem das cavitárias (definida como o acúmulo de líquido no interior das cavidades). O procedimento deve ser combinado com antibioticoterapia e castração.

Castração 

Além de prevenir, a castração também é aplicada como método de tratamento, para reduzir o tamanho da glândula e diminuir as chances que o pet volte a desenvolver a doença. O procedimento é mais comum quando é constatada a Hiperplasia Prostática Benigna.

Cirurgia

O procedimento cirúrgico (prostatectomia) atua na remoção total ou parcial da próstata, como também na remoção dos testículos (orquiectomia). 

Radioterapia e/ou quimioterapia

Indicada para realizar um controle local da doença, ajudando na regressão dos nódulos.

cachorro após as castração novembro azul pet

Cuide de quem você ama. Aproveite o Novembro Azul Pet para checar a saúde do seu amigo. Agende agora mesmo uma consulta com um veterinário.

Por Joe Oliveira

Redator

Jornalista, é apaixonado por futebol, basquete e, claro, pets! Além de bater uma bolinha e escrever para o Blog da Cobasi, o Joe curte a vida ao lado dos seus melhores amigos: os cachorros vira-latas Zé e Tobby, a gata Marry e o papagaio Louro.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário