O que é substrato? Entenda mais sobre o assunto!

Compartilhar:


O que é substrato? Descubra já!

Para quem gosta da natureza, não há nada melhor do que ter um espaço bem verde dentro de casa. As plantas são capazes de animar qualquer ambiente, purificar o ar, além de ser super terapêutico cuidar delas! E para isso não é necessário ter um grande jardim, afinal, existem algumas plantas que se dão super bem em ambientes internos. Mas é preciso cuidar delas corretamente, e, inclusive, saber qual é o melhor substrato.

Caso você ainda seja iniciante na jardinagem e não saiba o que é o substrato, não se preocupe. Neste artigo vamos explicar do que se trata, além de te ajudar a entender qual é o substrato mais apropriado para a planta que você está querendo cultivar. Vamos lá?!

Afinal, o que é substrato?

Sabendo que os vegetais precisam de um sistema apropriado para se desenvolver, o substrato é, resumidamente, a base onde as plantas vão crescer. Em outras palavras, é a combinação ideal de terra e elementos orgânicos e minerais, para que as nossas plantas se desenvolvam com todos os nutrientes que necessitam.

Na natureza, existem terrenos do tipo arenosos, rochosos e úmidos, que são indicados para diferentes espécies de vegetais. E quando pensamos em cultivar uma planta em um caso, temos que nos atentar às preferências dela em relação ao substrato, tentando chegar o mais próximo possível do terreno que ela melhor se adapta em seu habitat natural.

Sendo assim, como cada planta tem um gosto específico, não existe uma receita exata para o substrato. É preciso conhecer bem a espécie do vegetal que você está querendo cultivar, e criar a base específica para ele, com os ingredientes que o agradem mais.

Quais são as vantagens dos substratos?

Já sabemos que o substrato trata-se da base de qualquer vegetação, sendo o meio físico que vai dar sustentação às raízes das plantas. Mas afinal, o que mais ele é capaz de fazer pelas nossas plantinhas?

Primeiramente, essa base pode ser uma excelente fonte de nutrição para as plantas, sendo que a sua constituição química e física influencia bastante no desenvolvimento das nossas amiguinhas. Além disso, ele é capaz de drenar e reter a água da rega, não deixando que as raízes da planta morram por falta de oxigênio; além de manter o pH neutro.

Resumindo, esse material apresenta diversas vantagens a curto prazo, e irá fornecer todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas, fazendo com que elas vivam muito felizes por um bom tempo. 

Como saber qual é o substrato correto para a minha planta?

O que é substrato? Descubra já!

Pesquisando! Cada planta, como já sabemos, tem uma preferência diferente. Na natureza, um cacto, por exemplo, não se adequa ao mesmo habitat que uma palmeira. Por isso, o substrato dessas plantas será diferente. Sendo assim, a melhor forma de saber qual é a base ideal para o seu vegetal, é pesquisando bastante sobre a espécie dele.

No blog da Cobasi, temos muitos artigos sobre plantas que, sem dúvida alguma, irão te ajudar bastante na missão de encontrar o substrato perfeito! Além disso, as nossas lojas contam com diversos itens de jardinagem.

Confira aqui alguns conteúdos interessantes:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário