Você sabe o que rato come? E não é queijo!

Compartilhar:


uma foto que mostra o que rato come

Ao longo da história você escutou que o que rato come é basicamente queijo, ou melhor, é o seu alimento favorito. Mas será que os filmes e desenhos animados te contaram a verdade? Hoje você vai descobrir qual a base da alimentação do ratinho, um ser que passou de inimigo a animal de estimação.

Saiba mais sobre os hábitos alimentares dos roedores, o quanto eles comem por dia e, se for o caso, como mantê-los bem longe.

O que o rato come?

Se existe uma verdade é o fato que ratos vão atacar qualquer alimento que estiver por perto em um momento de fome. Contudo, o que rato come é bem diferente que apenas um queijo. Isto é, o laticínio não é o alimento número um entre as preferências do animal.

Afinal, o que rato gosta de comer?

De acordo com um estudo realizado no ano de 2006 pelo Dr. David Holmes da Universidade Metropolitana de Manchester, o rato não é fã de queijos. Na verdade, este não é o primeiro alimento que o animal vai procurar e sim frutas, doces e cereais, por exemplo.

A pesquisa vai além e mostra que o roedor tem até certa aversão a queijos com cheiros fortes, como o gorgonzola e parmesão.

É verdade que o rato come o que estiver no lixo? 

A sujeira é um dos primeiros atrativos para os ratos, porém o lixo não é sua comida favorita. É apenas um indício que tem mais alimento por perto. Aliás, é por isso que há uma preocupação com lugares sujos e entulhos, pois se o rato chegar até ele, possivelmente vai em busca de mais comida.

Os ratos são um problema em centros de distribuições, pois alimento estocado sem o devido cuidado é um prato cheio para os roedores. As rações no geral também chamam a atenção desses animais. Caso você queira mantê-los longe de casa, preste atenção nas prateleiras e armários da cozinha.

O que rato come se for animal de estimação?

o que rato come em casa

Se por um lado temos os ratos indesejáveis, do outro encontram-se os roedores domesticáveis, como hamsters, twisters e os adoráveis porquinhos da Índia. É fato que estes, nossos amigos, devem receber uma alimentação adequada e nutritiva.

Hoje já existem rações para roedores que oferecem os nutrientes necessários para o pet. Além disso, você pode introduzir na dieta os alimentos in natura como petiscos. Contudo, verifique com um médico veterinário quais os alimentos que o seu ratinho pode comer de acordo com a sua espécie.

No geral, alimentos como maçã sem sementes, banana, cereais sem açúcar e cenoura são bem aceitos pelo pet. É importante evitar frutas cítricas, além de ultraprocessados e outras comidas como abacate, leite e rações de outras espécies.

Agora que você já entendeu o que os ratos comem no seu dia a dia, seja ele um animal de estimação ou invasor, é mais fácil mantê-los nutridos ou até mesmo longe de casa. E então, ficou alguma dúvida? Se o seu interesse são roedores domésticos, temos mais conteúdo para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Diana disse:

    Adorei quero saber mais sobre os camundongos

  2. Diana disse:

    Qual ração para os camundongos verduras frutas e legumes e a areia

  3. maciele natalha disse:

    Um tipo de animal para minha casa

Deixe o seu comentário