Você sabe o que é ornitologia?

Compartilhar:


 ornitologia

Se você nunca ouviu falar em ornitologia, não fique preocupado! Este é um ramo da zoologia que estuda as aves e seus comportamentos. 

E nós preparamos este texto para te ajudar a conhecer mais sobre ornitologia, o que é, o que ela estuda e quais os processos utilizados para este estudo.

Continue lendo para descobrir mais!

O que é ornitologia, afinal?

A palavra ornitologia é originada a partir de dois radicais: ornithos, que significa pássaro e logus, que diz respeito a estudo

Sendo assim, é correto afirmar que ornitologia é, na verdade, o estudo das aves. Na realidade, ele é um ramo da biologia e da zoologia dedicado ao estudo de aves, avaliando sua distribuição geográfica, costumes, peculiaridades, características e classificação em gênero e espécie. 

O Brasil é o terceiro país com maior diversidade de aves por área, perdendo apenas para a Colômbia e Peru. O que faz da América Latina o berço para quem quer estudar esses animais

Um dos primeiros estudos realizados sobre as aves foi liderado por Aristóteles, em sua obra “Sobre a história dos animais”. No entanto, a obra foi continuada apenas três séculos depois, em Roma, por Plínio. 

Na idade média, também foram registradas algumas observações importantes, como “a arte de caçar aves”, por Frederico II ou a “História da natureza das aves”, por Pierre Belon. 

Mas o marco do estudo científico iniciou-se a partir do trabalho do naturalista Francis Willughby, que foi continuado por seu colega de estudos John Ray, que acabou publicando “A ornitologia de F. Willughby”, em 1678, como uma tentativa de classificar as aves através de suas formas e função.

O que é ornitologia, afinal?

A ornitologia é caracterizada por estudar as aves e isso consiste em realizar um estudo abrangente sobre as características físicas das aves.

Além disso, é imprescindível estudar sua distribuição geográfica, ou seja, onde elas são encontradas com mais facilidade, qual região habitam. 

Algumas aves são conhecidas por serem disseminadores de sementes e pólen, colaborando para o enriquecimento do ecossistema a qual pertence, isso também costuma ser estudado dentro do ramo da ornitolia

Além disso, é importante conhecer a evolução da ave, seu comportamento, organização social, ou seja, como elas vivem em sociedade e realizar a classificação das espécies.  

Para realizar os estudos, algumas técnicas são utilizadas, conheça um pouco mais sobre elas:

estudo das aves

Pesquisa de campo

Uma das maiores formas de estudo, consiste em o ornitólogo ir até as áreas onde vivem as espécies, para isso, ele deve gravar tudo e anotar o que for possível para estudar posteriormente. 

Trabalho em laboratório

Com a ajuda de outros profissionais e após fazer pesquisas de campo, o trabalho laboratorial colabora com a melhoria das pesquisas, desta forma é possível analisar os aspectos físicos da ave, sua anatomia, realizar exames e testes. 

Coleção

As coleções tem ajudado muito nos processos atuais de identificação e pesquisas. Muitos colecionadores enviam seus materiais para os museus e laboratórios para que ocorram análises a partir destes dados. 

Estudos em colaboração

A ornitologia é conhecida por ser um estudo muito beneficiado pela participação de amadores, que contribuem de diversas formas para que os estudos ocorram.

Com o avanço da internet e com a facilidade em trocar e receber informações, alguns projetos como fóruns e espaços para debates foram criados, assim inúmeras informações e conhecimentos puderam ser compartilhados

Gostou de saber mais sobre o estudo das aves? Aproveite e conheça algumas dicas sobre aves:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário