Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Painço: o que é e quais os benefícios do dele na alimentação das aves

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
painço

Painço são cereais e pequenas sementes de gramíneas. Considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, ele é repleto de nutrientes e se apresenta em diferentes tipos, com pequenas variações nutricionais. São ricos em proteínas  e óleos, principalmente do grupo Ômega 3. Ajudam, por isso, a manter as aves com uma plumagem bonita e saudável. Além disso, o painço possui propriedades terapêuticas, melhorando o trânsito do bolo alimentar, contribuindo para uma melhor digestão.

Aqui vamos apresentar algumas informações sobre o painço para alimentação dos pássaros. Lembrando sempre que, para oferecer ao seu pet uma dieta saudável e equilibrada, você precisa procurar um médico veterinário especialista em aves. Ele vai determinar uma dieta que garanta um controle nutricional para manter seu pássaro alegre, com um bom rendimento de canto e uma vida mais saudável e longa.

Tipos de painço

O painço é um grão muito apreciado pelos pássaros de pequeno e médio porte como, Curió, Coleiro, Bicudo, Periquitos, Agapornis, Canário, Pombo, Calopsitas entre outros. Além disso, ele se apresenta de diversas formas, tendo pequenas alterações nutricionais e na dureza do grão. Conheça alguns tipos:

Painço comum – É um grão também conhecido por milho alvo amarelo, ricos em carboidratos e têm fácil digestão. O painço é fonte de magnésio, triptofano, manganês e fósforo.

Painço branco – Fonte de vitaminas A, B, C, e D, fibras, proteínas e minerais. Auxilia no desenvolvimento dos ossos, no combate de problemas cardíacos.

Painço preto – Possui propriedades nutritivas semelhantes ao painço branco. Contudo, tem uma casca mais dura que não é partida por aves como os canários. Nestes casos, será preciso moer e misturar com outras sementes.  

Painço verde e vermelho – São um grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade, ajudando a manter o manter o bom funcionamento do sistema digestivo da ave.

Cuidados importantes na hora de alimentar o seu pássaro

painço

Independente da alimentação que o médico veterinário indicar para o seu pássaro, alguns cuidados são básicos e necessários. Mantenha os comedouros e bebedouros bem conservados e limpos. Dessa forma, você garante a segurança e bem estar do seu pet.

Além disso, é importante também trocar diariamente a comida e a água do animal. Em dias mais quentes, a hidratação deve ser ainda mais constante, com trocas mais frequentes de água para beber e para banho.

Importante lembrar que a ave na natureza procura por pequenas sementes e frutas da estação. Mas quando é criada em cativeiro, o tutor deve criar um mix de alimentos que forneçam proteínas, carboidratos e nutrientes. Seja responsável com seu bichinho de estimação.

Gosta de pássaros? Tem mais informações para você aqui no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ánderson carlota da silva disse:

    Muito bom pelo informação sobre o painço .

  2. Silvio disse:

    Muito obrigado pela informação. Serviu muito.

Deixe o seu comentário