Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça os melhores pássaros de estimação para se criar em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pássaros de estimação

Se você estiver procurando um pássaro de estimação, saiba que eles são ótimos companheiros e encantam pela sua graciosidade e beleza. Embora a interação possa ser menor se comparada com outros animais domésticos, o pássaro cria um laço afetivo com o tutor e deve receber todo o carinho e amor como qualquer outro pet. Quer descobrir quais são os melhores pássaros de estimação? Continue a leitura! 

​Pássaros de estimação: quais são permitidos?

Não é qualquer ave que pode entrar na lista de pássaros de estimação. Na verdade, apenas algumas espécies podem ser criadas em casa, de acordo com a legislação. Inclusive, há determinadas aves que requerem uma documentação específica do IBAMA permitindo a criação em cativeiro. 

Para ficar mais claro, fizemos uma lista com as cinco melhores aves que estão liberadas para a criação em casa. Confira:

Canário 

Famoso pelo lindo canto, o canário belga, também conhecido canário do reino, é uma ave pequena com cerca de 12 cm e conta com uma grande diversidade de tons em sua plumagem, como o amarelo, verde, vermelho e laranja. A fêmea, em geral, chega a viver até seis anos, enquanto o macho pode alcançar os 10 anos de vida. 

De fácil cuidado, o canário deve permanecer dentro de uma gaiola adequada para o seu tamanho. O seu canto, além de ser marcante e harmonioso, pode durar por boas horas. 

Papagaio

Popular, o papagaio é aquele pássaro de estimação tagarela e que adora imitar os humanos. Muito inteligente, a ave tem entre 80 a 85 cm e pode viver até os 80 anos, se bem cuidada. Com uma plumagem verde característica e com traços de outras cores, o papagaio é cheio de energia e bem divertido. 

Essa ave necessita de maior atenção do tutor, além de uma gaiola mais espaçosa para ela. Caso for deixar o animal livre pela casa, é preciso que seja feito o corte das asas pelo veterinário. 

Periquito

Indicado para quem não tem experiência com pássaro doméstico, o periquito é muito sociável, agitado e alegre. Vive entre 15 a 20 anos, pode chegar a medir 18 cm e carrega uma variedade de cores, desde a cabeça até as asas. 

Como adora se movimentar, precisa de uma gaiola de tamanho médio com poleiros e brinquedos à disposição. Se puder, escolha dois periquitos para um fazer companhia ao outro. É uma ave recomendada para o trato com crianças, visto que permite ser manuseada.

Calopsita 

Entre os pássaros de estimação, a calopsita é comunicativa, calma e muito carinhosa com o tutor. Ou seja, uma excelente companheira para toda a família, uma vez que pode viver até 10 anos. O animal chama a atenção pela sua crista amarela e, em geral, conta com uma pelagem nas cores branca, amarela ou cinza.

Outra ave que gosta de imitar sons, aprende a falar e assobiar músicas. Tem o costume de ficar certo tempo fora da gaiola, embora necessite de aprendizado ainda filhote para voltar ao seu viveiro. Caso escolha uma calopsita, prefira comprar um casal para não deixar uma espécie solitária.  

Cacatua

Já ouviu falar da cacatua? É uma ave brincalhona, amigável e adora fazer barulho, mas, como é muito sociável, requer uma certa dedicação do tutor para conviver com ela. Tem uma peculiar crista amarela móvel, que levanta ou abaixa de acordo com o seu humor. Possui uma bela plumagem branca e consegue medir entre 35 a 70 cm. 

Como não é uma pássaro que fica tanto tempo dentro da gaiola, precisa ter liberdade para voar dentro de casa e socializar. Se deixá-la à vontade, é uma ave que fala bastante e, até mesmo, pode cantar. 

pássaros de estimação

​Dicas para criar aves em casa

Quer saber algumas dicas de como criar pássaros de estimação em casa? Para isso, elencamos alguns itens que o tutor deve saber, acompanhe: 

  • Saiba muito bem qual seria o ambiente destinado ao pássaro, como uma gaiola ou viveiro amplo e analise o local que você o deixaria em sua casa ou apartamento; 
  • Lembre-se que há pássaros domésticos que requerem uma atenção do tutor, como o periquito e a calopsita. Quanto tempo você tem disponível?;
  • O cuidado diário é essencial, como a limpeza da gaiola, manter a água nova e oferecer alimentos adequados e frescos ao consumo; 
  • Informe-se sobre o pássaro de estimação que esteja procurando. Gosta daquele que canta mais? Ou de um tagarela nato? Assim, consegue encontrar o pet ideal que seja correspondente ao perfil de sua família; 
  • A escolha de um novo animal necessita que o tutor abra o bolso, desde a compra de alimentos e produtos com alguma frequência até a ida a um veterinário. Está preparado para isso?; 
  • Não esqueça de saber se o animal em questão não tem origem duvidosa e se necessita de algum documento específico para o tutor obtê-lo com segurança. 

Saiba mais dicas e informações sobre pássaros em nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário