Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual a diferença entre pato e ganso?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
pato e ganso

Você sabe qual é a diferença entre ganso e pato? São duas aves aquáticas exuberantes, fofas e consideradas bastante carismáticas por muita gente. Podem ser encontradas em lagos, rios, cativeiros, em zoológicos, áreas rurais e até nos oceanos, dependendo da espécie. 

O pato e ganso fazem parte da família dos anatídeos, ou seja, aves que possuem hábitos aquáticos e, por esse motivo, nasceram com algumas adaptações específicas, como pernas mais curtas, membranas entre os dedos e outras características que facilitam a locomoção e os mergulhos na água. Tá aí a explicação para serem ótimos nadadores e mergulhadores!

Para você entender um pouco mais sobre essas duas espécies, separamos as principais características e diferenças entre cada um deles. Veja quais são a seguir.

Principais características dos patos e gansos

O pato é um animal que possui membranas em seus pés e penas internas macias, conhecidas como penugem. Elas ficam responsáveis por mantê-los aquecidos no inverno e em temperaturas muito baixas, como durante a madrugada, por exemplo.

Outra característica bastante interessante sobre os patos é que possuem uma glândula próxima à cauda. Ela produz um óleo que auxilia na proteção das penas externas na água. Além disso, o pato, quando comparado aos cisnes e gansos, é uma ave muito menor, mas que ainda é maior que os marrecos.

O ganso é uma ave grande, que possui pescoço mais longo e adora viver próximo à água. Assim com o pato, os seus pés possuem membranas para ajudar a nadar melhor e com mais facilidade. Também possuem aquela glândula perto da cauda, que produz um óleo para proteger as penas. A maioria dos gansos são pretos, marrons, cinzas ou brancos. 

Diferença entre pato e ganso

Existem várias características que nos ajudam a diferenciar essas duas espécies de aves aquáticas. Começando pelo seu peso e tamanho, por exemplo. Enquanto os patos são animais menores, medindo cerca de 45 a 80 centímetros, os gansos costumam ser bem maiores, atingindo cerca de 64 centímetros a 1,14 metros.

Outra diferença entre ambos está no companheirismo dos gansos. Você sabia que esse animal pode ser facilmente adestrado e ser criado como um animal de guarda? Essa espécie é leal ao homem (se treinada corretamente), e quando vive em cativeiro, emite ruídos estridentes ao perceberem a presença de pessoas e animais em seu ambiente. Isso é ótimo para os tutores identificarem que algo está errado!

pato e ganso

Os patos são ótimos mergulhadores e passam longos períodos na água. Diferentemente dos gansos, que preferem ficar em terra firme. Adoram se refrescar, andar em bandos e muito mais, porém ficam a maior parte do tempo do lado de fora do lago. 

Além dessas diferenciações que citamos, existem outras características que nos ajudam a identificar se a ave é um pato ou ganso. Os patos possuem lamelas no bico e protuberâncias próximas aos olhos e as narinas, chamadas carúnculas, uma espécie de verrugas vermelhas que se espalham por essas regiões do animal. Já os gansos são têm esses detalhes!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário