Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como identificar peixe betta estressado?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
betta no aquário

Que o estresse não faz bem para a saúde, nós já sabemos. Mas um peixe betta estressado pode ser ainda pior, afinal, o estresse pode acarretar em diversos problemas de saúde para a espécie.

Todo mundo sabe que o peixe betta é territorialista, mas apesar desta característica, ele não costuma ser considerado um peixe estressado. 

No entanto, o mal funcionamento do aquário pode ser o responsável por deixar o peixe betta doente, causa queda na imunidade e diversos outros problemas de saúde

Quais as principais causas do peixe betta estressado?

São inúmeras as razões pelas quais o peixe betta pode ficar estressado, no entanto, a maioria delas podem estar ligadas ao ambiente em que o animal vive. Conheça algumas razões:

Pouco espaço no aquário

O peixe betta é muito recomendado para os aquaristas iniciantes devido a facilidade de cuidados e manuseio da espécie. No entanto, é comum que esses peixes sejam colocados em aquários muito pequenos.

Além disso, os aquários pequenos não possuem espaço suficiente para equipamentos, o que acaba acarretando na poluição mais rápida da água, isso pode deixar o peixe betta estressado. 

Além disso, eles são considerados peixes territorialistas, portanto não devem viver com outros peixes, nem com o peixe betta fêmea. 

Alimentação inadequada

Uma alimentação inadequada pode acarretar na baixa da imunidade, afetando a saúde e o bem estar do peixe. Isso também pode colaborar com o surgimento do estresse no peixe. Portanto, prefira rações flutuantes e próprias para este tipo de peixe.

Qualidade da água

A água é o principal item quando se trata do habitat natural dos peixes, afinal, portanto, ela necessita de estar sempre limpa e adequada para os peixes.

Afinal, pequenas alterações no pH da água, na temperatura ou na oxigenação, podem deixar o peixe betta doente, inclusive, esses fatores podem ocasionar na morte do peixinho. 

Barulho, agitação e ameaças

Os peixes são animais muito calmos, e assim como nós, eles necessitam de um local tranquilo para viver bem. 

Garanta um bom lugar para colocar o aquário, de forma que o peixe não receba muito sol nem muito frio, evitando que a água fique quente ou muito fria. Caso contrário, garanta que o aquário esteja equipado com termostato

Além disso, evite que o aquário fique posicionado em locais muito barulhentos,  ou seja, próximo de rádios ou televisões e evite ficar mudando de local a qualquer momento. 

No caso de você ter outros animais em casa, mantenha o aquário fechado,  isso protege o local contra possíveis predadores, além de evitar que poeiras, insetos ou outras sujeiras acabem poluindo a água.  

peixe betta estressado

Quais os sintomas do peixe betta estressado?

A melhor forma de saber quando o peixe betta está doente ou estressado, é observando o peixe durante o dia-a-dia. 

Os principais sintomas de que o peixe betta pode estar estressado são:

  • Falta de apetite
  • Peixe parado no fundo do aquário
  • Peixe se escondendo
  • Peixe com doenças frequentes
  • Mudança na coloração
  • Nado irregular

Portanto, ao notar que o peixe está apresentando alguns desses sintomas, procure a ajuda de um médico veterinário. Além disso, observe os parâmetros da água e promova uma limpeza no aquário

Agora que você já sabe o que causa estresse no peixe betta e como evitar, acesse nosso blog e leia mais sobre aquarismo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Josilene disse:

    O peixe betta pode nadar rápido do nada?

    • Cobasi disse:

      Olá, Josilene! Tudo bem?
      É necessário avaliar melhor esse comportamento, sugerimos que converse com um especialista pois existem vários fatores que podem estar acionando esta prática no pet, como corrente forte de água entre outras intercorrências.

Deixe o seu comentário