Como identificar peixe betta estressado?

Compartilhar:


betta no aquário

Que o estresse não faz bem para a saúde, nós já sabemos. Mas um peixe betta estressado pode ser ainda pior, afinal, o estresse pode acarretar em diversos problemas de saúde para a espécie.

Todo mundo sabe que o peixe betta é territorialista, mas apesar desta característica, ele não costuma ser considerado um peixe estressado. 

No entanto, o mal funcionamento do aquário pode ser o responsável por deixar o peixe betta doente, causa queda na imunidade e diversos outros problemas de saúde

Quais as principais causas do peixe betta estressado?

São inúmeras as razões pelas quais o peixe betta pode ficar estressado, no entanto, a maioria delas podem estar ligadas ao ambiente em que o animal vive. Conheça algumas razões:

Pouco espaço no aquário

O peixe betta é muito recomendado para os aquaristas iniciantes devido a facilidade de cuidados e manuseio da espécie. No entanto, é comum que esses peixes sejam colocados em aquários muito pequenos.

Além disso, os aquários pequenos não possuem espaço suficiente para equipamentos, o que acaba acarretando na poluição mais rápida da água, isso pode deixar o peixe betta estressado. 

Além disso, eles são considerados peixes territorialistas, portanto não devem viver com outros peixes, nem com o peixe betta fêmea. 

Alimentação inadequada

Uma alimentação inadequada pode acarretar na baixa da imunidade, afetando a saúde e o bem estar do peixe. Isso também pode colaborar com o surgimento do estresse no peixe. Portanto, prefira rações flutuantes e próprias para este tipo de peixe.

Qualidade da água

A água é o principal item quando se trata do habitat natural dos peixes, afinal, portanto, ela necessita de estar sempre limpa e adequada para os peixes.

Afinal, pequenas alterações no pH da água, na temperatura ou na oxigenação, podem deixar o peixe betta doente, inclusive, esses fatores podem ocasionar na morte do peixinho. 

Barulho, agitação e ameaças

Os peixes são animais muito calmos, e assim como nós, eles necessitam de um local tranquilo para viver bem. 

Garanta um bom lugar para colocar o aquário, de forma que o peixe não receba muito sol nem muito frio, evitando que a água fique quente ou muito fria. Caso contrário, garanta que o aquário esteja equipado com termostato

Além disso, evite que o aquário fique posicionado em locais muito barulhentos,  ou seja, próximo de rádios ou televisões e evite ficar mudando de local a qualquer momento. 

No caso de você ter outros animais em casa, mantenha o aquário fechado,  isso protege o local contra possíveis predadores, além de evitar que poeiras, insetos ou outras sujeiras acabem poluindo a água.  

peixe betta estressado

Quais os sintomas do peixe betta estressado?

A melhor forma de saber quando o peixe betta está doente ou estressado, é observando o peixe durante o dia-a-dia. 

Os principais sintomas de que o peixe betta pode estar estressado são:

  • Falta de apetite
  • Peixe parado no fundo do aquário
  • Peixe se escondendo
  • Peixe com doenças frequentes
  • Mudança na coloração
  • Nado irregular

Portanto, ao notar que o peixe está apresentando alguns desses sintomas, procure a ajuda de um médico veterinário. Além disso, observe os parâmetros da água e promova uma limpeza no aquário

Agora que você já sabe o que causa estresse no peixe betta e como evitar, acesse nosso blog e leia mais sobre aquarismo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário