
Que o estresse não faz bem para a saúde, nós já sabemos. Mas um peixe betta estressado pode ser ainda pior, afinal, o estresse pode acarretar em diversos problemas de saúde para a espécie.
Todo mundo sabe que o peixe betta é territorialista, mas apesar desta característica, ele não costuma ser considerado um peixe estressado.
No entanto, o mal funcionamento do aquário pode ser o responsável por deixar o peixe betta doente, causa queda na imunidade e diversos outros problemas de saúde.
São inúmeras as razões pelas quais o peixe betta pode ficar estressado, no entanto, a maioria delas podem estar ligadas ao ambiente em que o animal vive. Conheça algumas razões:
O peixe betta é muito recomendado para os aquaristas iniciantes devido a facilidade de cuidados e manuseio da espécie. No entanto, é comum que esses peixes sejam colocados em aquários muito pequenos.
Além disso, os aquários pequenos não possuem espaço suficiente para equipamentos, o que acaba acarretando na poluição mais rápida da água, isso pode deixar o peixe betta estressado.
Além disso, eles são considerados peixes territorialistas, portanto não devem viver com outros peixes, nem com o peixe betta fêmea.
Uma alimentação inadequada pode acarretar na baixa da imunidade, afetando a saúde e o bem estar do peixe. Isso também pode colaborar com o surgimento do estresse no peixe. Portanto, prefira rações flutuantes e próprias para este tipo de peixe.
A água é o principal item quando se trata do habitat natural dos peixes, afinal, portanto, ela necessita de estar sempre limpa e adequada para os peixes.
Afinal, pequenas alterações no pH da água, na temperatura ou na oxigenação, podem deixar o peixe betta doente, inclusive, esses fatores podem ocasionar na morte do peixinho.
Os peixes são animais muito calmos, e assim como nós, eles necessitam de um local tranquilo para viver bem.
Garanta um bom lugar para colocar o aquário, de forma que o peixe não receba muito sol nem muito frio, evitando que a água fique quente ou muito fria. Caso contrário, garanta que o aquário esteja equipado com termostato.
Além disso, evite que o aquário fique posicionado em locais muito barulhentos, ou seja, próximo de rádios ou televisões e evite ficar mudando de local a qualquer momento.
No caso de você ter outros animais em casa, mantenha o aquário fechado, isso protege o local contra possíveis predadores, além de evitar que poeiras, insetos ou outras sujeiras acabem poluindo a água.
A melhor forma de saber quando o peixe betta está doente ou estressado, é observando o peixe durante o dia-a-dia.
Os principais sintomas de que o peixe betta pode estar estressado são:
Portanto, ao notar que o peixe está apresentando alguns desses sintomas, procure a ajuda de um médico veterinário. Além disso, observe os parâmetros da água e promova uma limpeza no aquário.
Agora que você já sabe o que causa estresse no peixe betta e como evitar, acesse nosso blog e leia mais sobre aquarismo: