Pimenta bode: conheça mais sobre essa planta

Por Cobasi

Compartilhar:
pimenta bode

Uma ótima opção para quem quer dar mais cor – e ardência na horta. Para aqueles que gostam de cultivar plantas para utilizar na cozinha, também. É claro que estamos falando da pimenta bode.

Esse tipo de pimenta é uma ótima opção para se cultivar em casa. No entanto, é preciso saber como fazer que ela se desenvolva bem.

Para te ajudar nessa missão, neste artigo vamos te apresentar mais sobre essa pimenta e como cultivá-la sem problemas.

Saborosa e chamativa, uma mesma pimenta 

A pimenta bode é originária do Brasil, podendo ser encontrada em abundância em Goiás e algumas regiões do Nordeste. Ela também pode ser conhecida como pimenta-de-bode ou pimenta-laranja.

Normalmente, essa planta mede até 90 cm e suas cores variam conforme seu desenvolvimento. Antes de ficar madura, a cor da pimenta bode é verde. Já em seguida, ela passa a um vermelho forte. Porém, é comum encontrar essa planta nas cores laranja e amarela também.

Entre suas características, estão o fato de não ser muito ardida e ser rica em vitaminas.

Outra característica marcante da pimenta bode é seu forte aroma. Por esse motivo, ela é ideal como tempero em receitas nacionais e uma ótima opção para acrescentar um sabor a mais nas suas refeições. Para isso, basta procurar por ela em lojas de alimentos ou de temperos.

Só não se esqueça que há diferentes tipos dessa pimenta. Então vamos conhecê-los!

Pimenta bode amarela: No caso da pimenta bode amarela, seus frutos costumam ser bem picantes. Então, para aqueles que buscam apimentar ainda mais as refeições, ela é a melhor opção.

Pimenta roxa: Rica em antocianina, esse tipo de pimenta não possui uma ardência muito forte. Seu gosto é bem suave, comparado às demais.

Pimenta vermelha: Entre todos os tipos de pimenta bode, essa é a que possui o aroma e gosto mais forte. Pela sua cor, pode ser confundida com o pimentão vermelho, mas com certeza o gosto vai dizer o contrário.

Cultivando pimenta bode

pimenta bode

Agora que você sabe que existem diferentes tipos dessa pimenta, é hora de tê-la em casa.

Primeiramente, adquira as sementes do tipo de pimenta que você deseja. Normalmente, elas podem ser encontradas por menos de dez reais.

Em seguida, separe vasos para cultivar as sementes. É importante que os vasos sejam posicionados em local com sol pleno ou meia-sombra.

Além disso, evite que suas plantas permaneçam em locais frios.

Logo depois, comece a preparar a terra. Para isso, acrescente um solo leve e adicione adubo a ele. Assim, as sementes ficarão bem nutridas.

Não se esqueça de repor a matéria orgânica do solo a cada semana. Quando começarem a surgir os frutos, estenda esse intervalo para 15 dias.

Outro detalhe na hora do cultivo da pimenta bode é a rega. Com o auxílio de um regador, molhe as sementes regularmente. Porém não encharque o solo.

Com esses cuidados, sua plantação de pimentas se desenvolverá muito bem para irem direto para sua cozinha.

Por fim, lembre-se que cada tipo de pimenta bode possui um nível de ardência diferente. Por isso, escolha a que o seu paladar mais se encaixa e aproveite esse tempero natural brasileiro.

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário