Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta chuva de prata: dicas de cultivo

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Planta chuva de prata

Se você já viu a planta chuva de prata por aí, certamente ficou impactado pela sua beleza. Ao mesmo tempo em que ela tem uma aparência muito simples, também é encantadora, e parece ter saído diretamente de um conto de fadas ou de uma pintura.

As folhas parecem ser feitas de feltro e recortadas à mão, uma a uma. As flores são lindas, viçosas e abundantes, e completam perfeitamente a beleza da espécie. As cores mais comumente encontradas nas flores da chuva de prata são a roxa e a rosa, mas existem também as flores brancas e as azuis.

A origem da planta chuva de prata

Origem da planta chuva de prata

A planta chuva de prata é um arbusto originário da América do Norte, mais especificamente do México, de uma região chamada Deserto de Chihuahua. Ela também pode ser encontrada sob o nome folha de prata, e se desenvolve bem em locais com clima seco, úmido e vive muito bem em vasos.

Rotina de cuidados com a folha de prata

Cuidados com a planta chuva de prata

Não é necessário fazer um grande investimento de tempo ou de dinheiro para manter uma planta chuva de prata bonita e saudável em casa.

Por ser considerada muito resistente, a chuva de prata requer poucos cuidados semanais e periódicos de manutenção. Quando a planta é jovem, a recomendação é de que seja feita a rega duas vezes por semana. Já nos casos de uma planta já estabelecida, uma vez por semana é o bastante.

Com relação à poda, não há muito com o que se preocupar: o crescimento da planta chuva de prata é considerado lento, então você não terá que fazer podas mensais, por exemplo. Basta ficar atento ao formato da planta para identificar quando a poda é necessária e, assim, você conseguirá manter sua chuva de prata bem bonita e preservar suas características originais, que lhe dão formato de arbusto.

Onde cultivar uma planta chuva de prata

Você pode cultivar uma muda de chuva de prata tanto em um jardim com características desérticas, acompanhada por outras plantas do mesmo tipo, como o cacto, quanto em jardins mais úmidos. Existe a presença da planta chuva de prata até mesmo em casas do litoral, ou seja, com seu cultivo sendo feito à beira-mar. O mais importante é fugir dos solos com baixa drenagem de água e daqueles que estão encharcados, pois as raízes da chuva de prata vão apodrecer rapidamente.

Você também não precisa colocar adubo na terra, pois a chuva de prata se desenvolve bem e sobrevive em solos considerados pobres. O recomendado é fazer uma aplicação anual de calcário, que pode trazer benefícios para a espécie e deixá-la ainda mais bonita e especial.

Confira mais alguns artigos selecionados para você:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. João campos disse:

    Plantei há mais de um ano.
    Tudo de acordo com o que vcs infornam.
    Não houve desenvolvimento alguns.
    Só algumas flores no início.
    Agora os caules e algumas folha estão cobertos de uma fina camada preta que acredito ser pragas.
    Já tentei de tudo.
    Sabem como posso cuidar disso ??
    Obrigado

  2. Maria do Socorro Moraes Mota disse:

    Gostei das informações. Cuidar da minha planta!

  3. Maria Lúcia Barroso Ramos disse:

    Quero cultivar chuva de prata

  4. Rosineia Aparecida Ramos Caravita disse:

    A minha tbm está ficando escuro os galhos porque será ?? Será que é a chuva tinha formiga nela tbm joguei um pulverizador nela tinha uns pulgões tb

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosineia! tudo bem?
      Os especialistas da Cobasi recomendam que você vá até a loja e leve uma foto ou até mesmo o galho escuro, desta maneira eles poderão lhe auxiliar melhor.

  5. Martha disse:

    Minha chuva de prata veio sem nenhuma flor, não sei nem a cor q será
    O que faço para ter floração?
    É verdade que tem que podar parcela dar flores? A minha comprei tem um mês e está a msm coisa …sem sinal de nenhuma flor, já foi replantada obrigado

    • Cobasi disse:

      Olá, Martha! Como vai?
      De acordo com os nossos especialistas, o que vai fazer com que ela floresça é a claridade, além disso você pode ir colocando fertilizante próprio para floração, rico em potássio e fóssil.

  6. Marília Bastos disse:

    Poisé. Li detidamente as recomendações de vocês e também os comentários dos depoimentes. Situação bem parecida com a minha, pois tenho a chuva de prata há 2 anos No início ela deu até bastante flores. Mas uma praga pretinha que quase acabou com a minha planta deixou-a horrível. Pulverizei o recomendado pela floricultura que me disse ser normal esse ataque e, para não acontecer novamente pulverizar a planta de 15 em 15 dias. Coitada. Está horrível. Não achei isso legal. Então mudei o vaso para um lugar com sol por 8 horas, e pergunto: Posso fazer uma poda de limpeza, para deixá-la mais atraente. Está totalmente sem flores, e as flolhas muito amareladas do remédio. Obrigada por me ajudarem.

    • Cobasi disse:

      Marilia, tudo bem? Você pode realizar uma poda de limpeza na sua chuva de prata para melhorar sua aparência. Mudar o vaso para um local com mais sol pode ser benéfico também. No entanto, para podas e cuidados mais específicos, é aconselhável buscar a ajuda de um profissional de jardinagem, pois eles podem oferecer orientações adequadas para a saúde da sua planta.

  7. Natália disse:

    Gostaria de saber se da algum problema em pets?

    • Cobasi disse:

      Oi Natália, tudo bem? Sim, a planta chuva de prata é tóxica para animais de estimação. Ela pode causar irritação oral, ardor intenso e irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade para engolir 1. Se você suspeitar que seu animal de estimação ingeriu alguma planta tóxica, é importante levá-lo imediatamente a uma clínica veterinária próxima e informar o nome da espécie.

Deixe o seu comentário