Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Entenda por que o nariz do gato muda de cor

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Eles podem ser agitados ou bem calmos, mas não dá para negar que os gatos são pets muito fofos e ótimas companhias para quem quer um animal silencioso. Entretanto, você já se perguntou o motivo de certos comportamentos e mudanças no pet, como, por exemplo, por que o nariz do gato muda de cor?

Mesmo que possa ser um detalhe pequeno no animal, saiba que essa mudança de cor no nariz é um sinal de mudanças fisiológicas no seu pet.

Motivos que fazem o nariz do gato mudar de cor

Assim como a pupila dos gatos altera bastante de tamanho dependendo do ambiente e da situação em que ele está, o focinho do felino também pode denunciar que algo está ocorrendo com ele.

Mas, calma! Nem sempre essa mudança de cor do nariz quer dizer algo ruim.

É normal que, ao nascerem, os filhotes de gato tenham uma cor diferente no nariz, e, com o passar do tempo, essa tonalidade vai mudando do rosado para cores como marrom, amarelo e até preto

Entretanto, quando essa alteração de cor do focinho acontece pontualmente e depois volta à cor normal, saiba que a principal razão é pelo aumento da pressão arterial.

Se o seu pet acabou de realizar alguma atividade que exigia muito esforço físico ou ficou muito excitado, a mudança de cor no nariz é algo normal. 

Assim como nós ficamos com um tom avermelhado depois de fazer muita atividade física e nossa frequência cardíaca aumenta, algo parecido também ocorre com os gatos. E, com o tempo, a cor original do focinho volta ao normal.

Quando se preocupar com a mudança da cor do nariz do gato

Bom, agora que você sabe que a tonalidade do focinho do pet muda por causa do aumento da pressão arterial, é importante saber que o estresse também é uma razão para essa mudança.

Se o seu pet está em um ambiente que o deixa irritado, assustado ou incomodado, o nariz dele pode alterar de cor.

Por isso, fique de olho se o seu gato apresenta comportamento de estresse. Alguns sinais de que o felino está estressado são ficar se lambendo a todo momento, se isolar ou impedir que as pessoas o toquem.

Entretanto, há casos em que a mudança do tom do focinho do gato denunciam algum problema.

Gatos como vitiligo é uma delas. Como nesses casos o pet perde a tonalidade dos pelos, o nariz pode ficar com manchas e diminuir a cor natural do focinho.

O lúpus também pode ser causador dessa mudança no focinho. Ao se manifestar, essa doença causa lesões na pele e na região nasal do pet. Com isso, seu gato pode ter descamação do tecido epitelial e surgimento de crostas na região da face.

Casos de alergia também podem afetar a tonalidade do focinho do gato. Podendo ser causada por fatores externos ou internos, com a alergia seu pet pode ficar com o nariz vermelho e machucado.

Outra causa comum para a mudança de cor no nariz do gato são as lesões que ele pode ter em brigas, acidentes ou machucados. Ao cicatrizarem, manchas e desbotamento da cor do nariz podem permanecer no animal.

Como evitar problemas relacionados à mudança da cor do nariz do gato

Agora que você já sabe o por que o nariz do gato muda de cor, está na hora de evitar essa alteração de tom.

Mesmo que a mudança da cor do focinho do gato em alguns casos seja natural, há situações em que você pode ajudar seu pet a evitar essa alteração.

Se você reparar que a mudança da tonalidade do focinho do gato muda por fatores de estresse, dê o apoio para seu amigo felino.

Evite que ele fique em lugares barulhentos, não permita que pessoas o machuquem e sempre deixe o comedouro, bebedouro e a caixinha de areia dele limpos.

Alguns gatos evitam comer ou fazer as necessidades se esses objetos estão muito sujos.

Também ofereça muito carinho e diversão para seu pet. Você pode utilizar brinquedos para ajudar a aliviar o estresse do gato. 

Não se esqueça de atualizar sempre a carteira de vacinação do pet. Com as vacinas e a desparasitação, você impede que o gato contraia doenças.

Mesmo que o nariz do gato mude de cor normalmente pelo aumento da pressão arterial, não deixe de oferecer ao seu gato os cuidados necessários para que essa alteração de cor seja causada apenas por esforço físico.

Como ela pode ser causada também por doenças e fatores de estresse, cuide bem do seu pet e observe os comportamentos diferentes que ele tiver.

Mesmo que sejam bem independentes, os gatos também precisam de atenção especial dos tutores. Para te ajudar nessa aventura ao lado do seu pet, você pode acessar nossos demais conteúdos para saber mais sobre gatos!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Simone Pacheco Thomé corrêa disse:

    Faz 3 dias que meu gato foi castrado e notei desde que chegou da clínica seu nariz escuro isso é normal?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Simone, tudo bem?
      A mudança de cor no nariz do gato nem sempre quer dizer algo ruim.
      Mas como o seu pet foi castrado a pouco tempo e ainda está em processo de recuperação, recomendamos que você o leve ao médico-veterinário para garantir que tudo vai bem, ok?

Deixe o seu comentário