Porquinho-da-índia chorando: o que causa isso?

Por Cobasi

Compartilhar:
Porquinho da índia chorando

Quem é tutor de porquinho-da-índia sabe que o animal costuma ser bem tímido. Mesmo assim, isso não impede que o pet demonstre quando está feliz. No entanto, o que pode significar o porquinho-da-índia chorando?

Se você está em dúvidas sobre o que causa as lágrimas no seu pet, vem com a gente! Neste artigo vamos te apresentar a principal causa que leva seu animal de estimação a chorar.

Por que o porquinho-da-índia chora?

O motivo mais comum para que o porquinho-da-índia chore é o estresse. Sim, até mesmo os pets podem sofrer com isso. No caso desse pequeno roedor, as lágrimas são resultados de muito estresse.

Como costumam ser animais silenciosos, são as lágrimas que seu pet derrama que indicam que algo está errado.

Então, caso você perceba que seu porquinho-da-índia está chorando, saiba que ele está sofrendo com algo que está o deixando mal.

Por isso é importante que o tutor note sempre o comportamento do animal. Além disso, observe o ambiente em que o porquinho-da-índia se encontra. Dessa forma, é possível achar a fonte do estresse do pet.

O que deixa o porquinho-da-índia estressado?

Agora que você sabe que o porquinho-da-índia chorando é resultado de muito estresse por parte do animal, é hora de saber o que causa isso.

Um dos principais motivos para seu pet ficar estressado é a falta de cuidados básicos com o animal. A má alimentação é um deles. Mesmo que seja um animal resistente, o porquinho-da-índia precisa de uma dieta equilibrada para evitar problemas de saúde.

Caso o pequeno roedor não esteja comendo bem, pode apresentar doenças que irão afetar seu comportamento.

E se já ficamos estressados com locais barulhentos e perigosos, imagine esse pet. Porquinhos-da-índia que são submetidos a lugares com poluição sonora ou que ficam próximos de animais maiores e violentos podem ficar muito estressados. 

Mesmo que goste da companhia de outros porquinhos-da-índia, esse pet não deve ficar em uma gaiola com vários da espécie ao mesmo tempo.

O porquinho-da-índia é um animal que gosta de se movimentar e ter espaço. Quando ele se encontra em um local apertado e sem poder se deslocar livremente, seu emocional pode ficar abalado, levando o pet a chorar.

A falta de higiene da gaiola também é outro fator que pode desencadear as lágrimas no porquinho-da-índia. Quando o pet fica em um ambiente sujo, ele pode ficar irritado e até incomodado.

O carinho em excesso ou a falta dele por parte do tutor também é outro fator que causa estresse. Mesmo que o porquinho-da-índia goste de brincar, o tutor precisa saber o momento certo para interagir com o animal de estimação.

Propiciando um ambiente feliz ao porquinho-da-índia

porquinho da india chorando

Assim como você se diverte e se sente bem com a companhia do seu pet, é importante que ele também se sinta assim ao seu lado.

Por isso, é função do tutor fornecer um ambiente seguro e calmo para o porquinho-da-índia.

Para isso, ofereça ao seu pet uma boa alimentação, com ração, legumes e também água. Assim, o porquinho-da-índia ficará bem nutrido e hidratado.

Também tenha atenção ao local em que seu animal fica. Não deixe seu pequeno roedor em locais barulhentos ou perto de pets maiores. Além disso, prefira deixar a gaiola em um local seguro e longe de corrente de ar.

A higiene da gaiola merece a atenção do tutor sempre. Dessa forma, troque a serragem que reveste o local semanalmente. Acessórios para alimentação do porquinho-da-índia também devem ser limpos frequentemente.

É importante que seu pet tenha um espaço grande para se locomover. Então, não o deixe em locais apertados e com vários outros porquinhos-da-índia.

Tenha atenção na diversão do seu roedor. Ofereça a ele brinquedos para fazer exercícios e desestressar o animal.

Brinquedos de madeira são outra opção que farão com que seu pet possa interagir e manter a alegria em dia.

Por fim, mesmo que seja tentador não pegar seu porquinho-da-índia a todo momento para fazer carinho nele, maneire na interação com o pet. Não force o animal a brincar a todo instante, mas também separe um tempo do seu dia para interagir com seu amigo peludo.

Com esses cuidados, as lágrimas do seu porquinho-da-índia vão sumir e dar espaço para um animal cheio de felicidade e bem estar.

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário