Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Remédio caseiro para carrapato funciona?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Carrapatos são parasitas que podem causar doenças no pet e eliminá-los é importantíssimo para preservar a saúde. No entanto, não é recomendável o uso de remédio caseiro para carrapato. Além de ineficazes ainda podem causar intoxicação e outras doenças no pet.

Continue a leitura e saiba como eliminar parasitas de forma eficaz e segura.

Por que não usar remédio caseiro para carrapato?

Vinagre, bicarbonato, óleos essenciais e até levedura de cerveja. Esses são alguns dos ingredientes que você pode encontrar por aí que, quando misturados, podem ser usados como remédio caseiro para carrapato. As receitas são muitas, mas a eficácia de nenhuma é comprovada e sua utilização não é recomendada por médicos veterinários.

Apesar de aparentemente esses ingredientes apresentarem características naturais, eles podem causar alergia no pet e até intoxicar. Lembre-se que alimentos que são deliciosos e fazem bem para nós, como uva e abacate, podem fazer muito mal para o seu cachorro.

Para que arriscar a saúde do pet com um remédio caseiro para carrapato sem sequer ter a eficácia comprovada?! Além disso, o pet fica suscetível à contaminação do parasita e às doenças causadas por ele.

Como acabar com carrapatos?

Se o remédio caseiro não funciona, existe uma grande variedade de medicamentos de uso veterinário para manter os carrapatos longe do seu pet. Você pode optar por pipetas antipulgas e carrapatos, medicamentos orais, coleiras, talcos e sprays. A maioria dos antipulgas também possui efeito contra carrapatos, mas é sempre aconselhável verificar na embalagem e avaliar se o tempo de proteção é o mesmo para ambos os parasitas.

Mas antes de iniciar o tratamento, é importante saber que acabar com os parasitas no animal é só parte do caminho. É necessário eliminar os carrapatos do ambiente. Caso você tenha jardim em casa, mantenha a grama sempre aparada. Esses parasitas também ficam no piso, em roupas e na caminha do seu pet. Por isso, faça a higienização frequente com desinfetante de uso veterinário.

Assim, você interromperá o ciclo de vida do parasita e manterá seu pet protegido.

O que é a doença do carrapato?

A doença do carrapato na verdade é o nome genérico dado à duas enfermidades causadas pelos parasitas: a babesiose e a erliquiose.

A babesiose é causada por um protozoário e destrói as células vermelhas do sangue causando anemia, apatia, mucosas pálidas e cansaço no animal. Já na erliquiose, um hemiparasita ataca as plaquetas, as células de coagulação do sangue e causa sangramentos espontâneos e apatia.

Se você encontrar um carrapato no seu pet, renove o medicamento para afastar os parasitas e fique de olho nos sintomas:

  • Prostração
  • coceira
  • febre
  • mucosas descoloridas
  • manchas avelhadas e hematomas
  • sangue na urina ou nas fezes

Caso seu pet apresente algum deles, procure um médico veterinário imediatamente.

Querm mais dicas para acabar de vez com pulgas e carrapatos? Confira os nossos posts:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Gilvania disse:

    Meu cachorro e um pitcher ele tem 2.20kg descobri que ele esta com a doença do carrapato o que faço tem algum remédio caseiro que posso fazer para combater ou para recuperar meu cachorrinho. Me ajudem por favor.

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Não é possível recomendar qualquer tipo de remédio para a doença do carrapato sem antes realizar um exame clínico veterinário completo. Sendo assim, apenas o veterinário pode identificar em qual fase está a enfermidade, assim como indicar o melhor tratamento.

  2. Edilaldo S. Nunes disse:

    Meu pet com carrapato que faço?

    • Cobasi disse:

      Se o seu pet está com carrapatos, é importante procurar um veterinário para um tratamento adequado. Medicamentos caseiros podem não ser eficazes e podem até ser prejudiciais. O veterinário poderá recomendar produtos antiparasitários seguros e eficazes de acordo com as características do seu pet.

Deixe o seu comentário