Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Remédio caseiro para gato com problema renal: saiba mais

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Remédio caseiro para gato com problema renal

As doenças no aparelho urinário estão entre as mais comuns em felinos. Por isso é comum que os tutores busquem opções de remédio caseiro para gato com problema renal, na bexiga e demais órgãos.

Continue a leitura e saiba mais sobre insuficiência renal em gatos, tratamentos caseiros e dicas importantes para cuidar do seu pet. E então, vamos lá?!

Doenças do aparelho urinário do gato

Entre as doenças mais comuns em gatos está a insuficiência renal, que compromete o funcionamento desse importante órgão do trato urinário. Os rins são responsáveis por retirar as impurezas do sangue e descartá-las junto com a urina. Porém, os nossos amigos de bigodes podem apresentar uma grande quantidade de outras enfermidades, como a cistite idiopática felina, entre outras doenças no sistema urinário.

O aparelho urinário do felino é formado por órgãos, como os rins, a bexiga e os ureteres. Contudo, infecções e doenças nessa região comprometem o funcionamento de todo o organismo do animal.

Vamos conhecer mais sobre a insuficiência renal em gatos?

Insuficiência renal em gatos: causas e sintomas

O gato com problema renal pode ter dois tipos da doença: IRA e IRC. IRA é a sigla para insuficiência renal aguda, enquanto IRC significa insuficiência renal crônica.

A doença renal aguda resulta na perda brusca da função renal e, apesar de grave, pode ser reversível. Já na doença renal crônica ocorre a redução no número de néfrons e, infelizmente, ela não tem cura. Sendo assim, animais com essa condição devem receber tratamento e acompanhamento por toda a vida.

Os gatos possuem quase duas vezes menos néfrons do que os cães, e isso aumenta a propensão à doença renal.

Entre as principais causas para a condição, estão:

  • idade avançada;
  • câncer;
  • ingestão de alimentos tóxicos;
  • pedras nos rins;
  • baixo consumo de água;
  • alto consumo de proteína e fósforo.

Existem muitos sintomas que podem indicar a doença, entre eles, estão: perda de peso, diarreia, vômito, prostração e desidratação.

Portanto, caso perceba qualquer alteração no seu pet, procure um médico-veterinário.

Qual é o melhor remédio caseiro para gato com problema renal?

Remédio caseiro para gato com problema renal

Já sabemos quais são as causas e os principais sintomas da insuficiência renal em felinos, certo? Então agora chegou a hora de conhecer o remédio caseiro para gato com problema renal!

Na verdade, o melhor tratamento de rins para gatos pode ser indicado exclusivamente pelo seu médico-veterinário de confiança. Afinal, fazer o acompanhamento com um profissional é fundamental para avaliar os melhores remédios para gato com problema renal. Além disso, é o especialista quem poderá dizer se será necessária a realização de fluidoterapia e quais condutas o tutor deve adotar com o pet.

Apesar de não existir um remédio caseiro para gato com problema renal seguro, existem mudanças na rotina que fazem parte do tratamento. O aumento no consumo de líquidos está entre elas, mas há muitas outras. E então, vamos conhecer outras maneiras de ajudar o seu pet?

Confira as dicas para cuidar de um gato com insuficiência renal!

  1. Aumente o consumo de água oferecendo sachês de ração úmida e investindo em uma fonte de água.
  2. Verifique se a caixa de areia é adequada para o tamanho do animal e mantenha o substrato sempre limpo. Dessa forma você não desestimula o pet a fazer xixi.
  3. Leve seu gato ao médico-veterinário a cada 6 meses.
  4. Caso a insuficiência renal seja diagnosticada, não ofereça alimentos feitos para humanos, petiscos para gatos e rações convencionais. Para isso, converse com seu veterinário sobre a substituição por ração renal.
  5. Não administre remédios caseiros para gato com problema renal. Lembre-se de que apenas um profissional pode cuidar do seu bichinho.

Agora você já sabe tudo sobre como cuidar do seu gatinho com problema renal!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. Cláudia disse:

    Muito bom essas dicas

  2. teresa pavani torrieri disse:

    A gata tem 5 anos écastrada,mas perdeu acompanheirafaz ummês.Eu tinha uma cachorra Koker e ela quem trouxe a gata pra casa,quando ainda tinha mais oumenos 4 meses.Esses dias percebi que ela está fazendo pouco xixi e toma bastante água.estou preocupada e comonão tenho dinheiro para levar no veterinário no momento,será que existe algum floralque possa ajudar?Se fo for possível meresponder eu agradeço.

  3. Ivam pacheco disse:

    Meu gatinho de quase 2 anos, está com problemas renais. Ele é albino.

  4. neyda disse:

    hola meu gato tá com um problema …ele não consegue ficar em pé , ele faz xixi frequentemente e começou a sangrar e as partes dele tá ficando tudo machucado.ele come e bebe normal, perdeu o movimento do corpo, ya leve ao veterinário ele deu um remédio que não lê fez nada , pelo contrário fico pior agora temo que seja algo grave ya que não pousou contar com muito .

    • Eunice disse:

      Precisa levar ele em uma especialista veterinária, realizar os exames e tratar tomar a medicação correta para parar de sangrar e parar de sofrer, o bichano esta3 com muita dor tadinho.

  5. Gissele disse:

    Minha gatinha tem 3anos está sofrendo com uma cistite, já mediquei conforme auxílio do veterinário e assim que o medicamento termina ela volta a urinar sangue, não sei mais o que fazer

    • Cobasi disse:

      Oi, Gissele. Como vai? A cistite pode ocorrer por várias causas como sistema imunológico fragilizado, doenças pré-existentes, como diabetes e entre outros. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, mas não deixe de ir em uma vista ao médico-veterinário 😊

  6. Lucia disse:

    Minha gata ta fasendo xixi várias vezes aos poquinho.
    Cor do xixi é mei o vermelho e tem cheiro forte.
    O que séria?

    • Cobasi disse:

      Oi, Lucia. Como vai? Pode ocorrer por alguns motivos, mas deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento. Porem se reparar algo diferente não deixe de levar ao médico-veterinário.

  7. Silvia disse:

    Minha gata de 12 anos está com problemas renais , vcs teriam veterinário nefrologista pra acompanhar o tratamento dela?

  8. Izalete disse:

    Tenho um gato que acho que está com problema renal,tem dificuldade de fazer xixi,e emagreceu muito,e fica quietinho no lugar dele,gosta de beber água muito.

  9. Raquel Lima do Nascimento disse:

    Tenho, 4 gatinho que adotei na rua. Chorão é um deles, está, com dificuldades de fazer xixi. No momento eu não consigo leva-lo no veterinário qual O medicamento que eu posso administrar

    • Cobasi disse:

      Olá, Raquel! Tudo bem?
      È importante que saiba que somente o profissional médico-veterinário pode diagnosticar e receitar mediações ao seu pet, ok?

  10. Vilma disse:

    Minha gatinha tem 1 ano foi castrada com 6 meses e a alguns dias percebi que ela tá fazendo xixi com sangue o que faço?

  11. sonia disse:

    Qual motivo que o gato faz xixi amarronzado, mas esta normal, comendo, brincando, fazendo coco, xixi… mas não fez na caixa de areia e sim no ralo da pia, por isso que descobri, sei que ele quiz mostrar que algo não está bem.. mas porque este marrom ? ele come comida excelente, dou vitamina, ração umida inportada filezinho peixe.. oque devo fazer ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Sonia! tudo bem?

      Normalmente a cor das fezes de um gato pode oscilar dentre tons variados marrom – mas isso vai depender da alimentação do seu pet. Mas você pode conversar com um médico-veterinário para descartar qualquer possibilidade.

      Ah, temos um conteúdo completo sobre fazes de gatos, da uma olhadinha no link ! https://blog.cobasi.com.br/fezes-de-gato/

  12. Clayton luiz disse:

    Bom dia!
    Tenho uma gato com 7 anos de idade, e foi diagnósticada com insuficiência renal crônica pelo veterinário pois já foi feito tratamentos adequados e foi desenganada por e mandada pra casa. Mais já está mais de uma semana sem comer e só bebe água tem como salvar ela de alguma forma ou autoanálise como ele receitou?

    • Cobasi disse:

      Clayton, sentimos muito que o seu gato esteja passando por isso. É importante que saiba que a alimentação é muito importante no tratamento do pet, converse com o médico-veterinário para juntos, acharem formas de nutrir o seu felino.

  13. Flávia disse:

    Meu gato fez a penectomia em 2020, porém tenho visto algumas gotas de sangue no tapete higiênico. Achei que com a cirurgia o problema não voltaria.

    • Cobasi disse:

      Se você notou gotas de sangue no tapete higiênico após a penectomia do seu gato, é importante consultar imediatamente o veterinário que realizou a cirurgia.

  14. Greice disse:

    Meu gato tem 3 aninhos e começou a ficar com dificuldade de urina e esta saindo um pouco de sangue não sei que fazer

    • Cobasi disse:

      Se o seu gato está com dificuldade de urina e sangramento, isso pode indicar problemas urinários ou outras condições médicas graves. É fundamental levar o seu gato ao veterinário imediatamente para um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.

  15. Sandra Lucia disse:

    Minha gatinha estava muito mal. Foi internada na We Vet e saiu pior do que entrou. Decidi cuidar pessoalmente dela dando sorinho e papinha feita com peito de frango, abóbora, vagem e alface. Fiz isso por mais de um mês e ela melhorou. O problema é que isso me limitava muito pois ela comia de 3 em 3 horas. Como eu alimentava por seringa, maltratava muito a bichinha. Recebi uma indicação de alimento granulado próprio e este foi o grande milagre! Trata-se do VETLIFE. Ela está maravilhosa!

Deixe o seu comentário