Rottweiler filhote: o que é preciso saber antes de adotar

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Rotteriler filhote

O Rottweiler filhote é tão fofo que até parece um ursinho de pelúcia! Além disso, a raça está entre as mais cobiçadas pelos brasileiros, afinal, quando criado de maneira adequada, o cachorro Rottweiler é um ótimo companheiro, amável e um amigo fiel.

Sem contar que esses cachorros são muito inteligentes e corajosos, além de se darem muito bem como cães de guarda! Entretanto, fique atento, porque pode ser uma raça trabalhosa para os donos de primeira viagem!

Isso porque eles precisam de cuidados especiais para garantir bem-estar e qualidade de vida ao pet. Fora isso, o adestramento é essencial para que a raça tenha um bom comportamento.

Pensando nisso, vamos contar um pouco mais sobre a raça de cachorro Rottweiler e dar dicas sobre os principais cuidados com o pet!

Características gerais do Rottweiler filhote

O Rottweiler é conhecido por ser um cachorro forte e robusto, além de muito resistente e ágil. Esses peludos possuem a região facial larga, assim como seu focinho e uma arcada dentária extremamente potente. No Rottweiler filhote, essas características são mantidas e combinadas com a fofura dos bebês!

A pelagem possui o comprimento médio e é densa. Sua cor é preta com algumas marcações em castanho, o famoso “black and tan” tradicional do cachorro rotivale, como alguns o chamam.

Embora a raça tenha fama de brava, o Rottweiler é um cachorro ótimo para companhia, além de extremamente amoroso e apegado à família. Os cães desta raça podem ser muito dóceis, brincalhões e até desengonçados.

Porém, sua natureza os torna sérios e centrados na hora de cuidar dos seus humanos preferidos e do seu território. Por isso, tenha cuidado na presença de desconhecidos.

Comportamento do Rottweiler

Rottweiler Americano

O comportamento do filhote de Rottweiler e do adulto também depende muito da educação que foi dada a ele. Os cães dessa raça podem se dar muito bem com outros animais, desde que recebam o adestramento adequado.

Eles também se dão muito bem com crianças, porém, a supervisão nesses casos é fundamental.  A socialização do Rottweiler filhote pode garantir que ele seja calmo e amoroso, mas desde que iniciada logo nos primeiros meses de vida.

Pitbull com Rottweiler

Sucesso nos Estados Unidos, misturar raças de cachorro é um hobby cada vez mais comum. O filhote de Pitbull com Rottweiler tem se tornado cada vez mais procurado.

As duas raças são atléticas, fortes e robustas. Ambas têm força física e visual imponente, mas também são extremamente brincalhões e doces com seus tutores. O Pitbull misturado com Rottweiler ainda gera um mistura muito bonita, já que se tratam de dois animais belos.

Agora, como saber se o filhote é de Rottweiler com Pitbull ou puro?

Especificidades do Rottweiler filhote

Rottweiler filhote e adulto

Quando adultos, é bastante fácil distinguir um Rottweiler de outras raças. Pesando até 60 kg e com cerca de 69 centímetros de altura, os cães dessa raça ainda possuem a pelagem bastante característica. Por usa vez, o Pitbull chega aos 35 kg e não ultrapassa os 50 centímetros.

O cachorro Rottweiler filhote pode ser diferenciado principalmente pela coloração da sua pelagem. Desde pequenos, eles carregam os pelos predominantemente pretos com manchas castanhas grandes na região da boca e menores acima dos olhos.

Como a maioria das raças, o cachorro Rottweiler filhote pode apresentar alguns problemas de saúde genéticos. No caso deles, os mais comuns são a displasia de quadril e alguns problemas gastrointestinais.

Apesar de ser mais comuns de aparecerem com a idade, como se trata de uma condição genética, é importante que o acompanhamento veterinário e exames sejam feitos desde cedo para garantir o tratamento adequado o quanto antes. Além disso, como esses animais tendem a ter problemas gastrointestinais, é importante que sua alimentação seja equilibrada e com uma ração de qualidade.

Alimentação Rottweiler filhote

Por serem cães de porte grande, os cachorros da raça Rottweiler necessitam de uma alimentação completa desde cedo. As ração Super Premium para filhotes são as mais indicadas. Elas são compostas por ingredientes de qualidade, responsáveis por fornecer proteínas e nutrientes fundamentais para uma saúde mais balanceada.

A ração úmida para filhotes, também pode ser uma ótima opção para os filhotes. Além disso, como essa raça tende a ter problemas gastrointestinais genéticos, fornecer um alimento balanceado de qualidade é muito importante para garantir menos problemas na hora da digestão e da absorção de proteínas.

As rações úmidas são macias e bem saborosas, sendo ideais para o Rottweiler filhote ou idoso e são ricas em nutrientes.

Já os petiscos para filhote e ossinhos são excelentes fontes de vitaminas e minerais e ainda colaboram com a diversão e o aprendizado, uma vez que esse tipo de alimento pode ser oferecido como recompensa na hora de um treinamento.

Os ossinhos também são perfeitos para a hora de adestrar e distrair o animal, sem contar que são ótimos aliados na hora de cuidar da saúde bucal do animal, prevenindo a criação de tártaro e por consequência o mau hálito.

Além disso, não se esqueça de escolher para ele um comedouro e bebedouro para o seu novo pet!

Cuidados com a saúde do Rottweiler filhote

O Rottweiler filhote cresce muito rápido e ganha força desde pequeno, por isso essa raça precisa de atenção especial desde cedo! Levar o seu filhote ao veterinário é muito importante. Veja alguns dos cuidados:

Vacinação

Antes de levar seu filhote de Rottweiler para passear na rua ou ter contato com outros cães, é muito importante realizar a vacinação.

A primeira dose da vacina V10 ou V8 deve ser aplicada aos 45 dias, a segunda dose, com aproximadamente 66 dias e a terceira dose com 87 dias. Esse imunizante protege contra cinomose, parvovirose, leptospirose e outras doenças que podem ser fatais.

Além dessas vacinas, é importante que o animal receba uma dose da vacina antirrábica por volta dos 100 dias de vida. Além disso, existem outras vacinas que deixam seu cãozinho livre de doenças, como a imunização contra tosse dos canis e giardia.

E as picadinhas não podem parar por aí! Quando o seu Rottweiler se tornar um adulto, ele deverá receber o reforço das vacinas uma vez por ano.

Vermifugação

É bem comum que os filhotes tenham a barriguinha redonda e endurecida. Isso é um dos sintomas causados pelos vermes e lombrigas, que ainda podem atrapalhar o desenvolvimento, causar diarreia, vômitos, anemia e até levar à morte. Por isso, a vermifugação do filhote de Rottweiler é tão importante.

Quando pequeno, o animal deve receber o vermífugo nas primeiras 3 semanas de idade, depois o ideal é fazer uma aplicação a cada seis meses.

Antipulgas e carrapatos

As pulgas são pequenos parasitas que se alojam entre os pelos do animal e no seu habitat, gerando coceira, mal estar e até transmitindo doenças através de sua picada, como dermatites e verminoses.

Além das pulgas, os carrapatos também são ectoparasitas capazes de atacar os animais de estimação, causando desconforto e até mesmo transmitindo doenças graves e até fatais ao bichinho.

A aplicação do antipulgas e carrapatos deve ser realizada desde filhotes, desde que o produto seja indicado para essa faixa etária.

Na Cobasi, você encontra uma grande variedade desses produtos que vão desde comprimidos via oral, através de pipetas, sprays ou coleiras. Além disso, é importante lembrar que os antipulgas devem ser aplicados com frequência, portanto é fundamental se atentar a data de reaplicação.

Prepare a casa para seu Rottweiler filhote

Na hora de pegar um filhote de Rottweiler é importante ter um espaço adequado para ele, com conforto, alimentação adequada e muitos brinquedos. Confira as dicas que separamos para você e que valem para todos os tipos de Rottweiler!

Caminhas e casinhas

Ter uma caminha de cachorro à espera do seu pet é essencial, afinal, é lá que ele vai descansar e repor as energias. É comum que Rottweiler seja visto como um cão de guarda, por isso muitas vezes ele acaba dormindo fora de casa. No entanto, garantir um lugar quentinho e aconchegante é muito importante.

Para isso, você pode colocar um cobertor para cachorro na casinha ou na caminha, ela ficará ainda mais quentinha e confortável para seu pet relaxar e dormir muito bem para repor todas as energias para o dia seguinte!

Como esses cachorros crescem muito rapidamente, uma boa opção é garantir uma casinha que comporte ele durante toda a sua fase de crescimento até a vida adulta. Caso contrário, é importante realizar trocas periódicas.

Limpeza e higiene

Nem todo mundo que tem um cachorro Rottweiler vai deixar o animal como um cão de guarda. Como eles são animais extremamente dóceis, podem ser criados como cães de companhia.

Sendo assim, é possível que o pet viva bastante dentro de casa e nesse caso, o uso de tapete higiênico é fundamental para a higiene na hora do animal fazer suas necessidades.

Ao falarmos da higiene do pet, automaticamente lembramos dos banhos, que são muito importantes até como forma de prevenção de doenças de pele, como no caso das dermatites.

No caso dos filhotes, alguns veterinários indicam o banho a partir do terceiro mês de idade, porém, sempre com shampoo e condicionador  especiais para esses bichinhos. Afinal, os produtos de humanos tendem a ter um pH mais alto, podendo ferir a pele do animal.

O banho a seco pode ser uma boa pedida para quem está sem tempo ou durante os períodos em que o animal não está liberado para o banho comum, ele colabora com a limpeza dos pelos e promove um cheirinho muito agradável. Além disso, as colônias também são liberadas, mas lembre-se de se certificar que o produto é específico para filhotes!

Passeio do Rottweiler filhote

Os passeios são muito importantes para o Rottweiler, já que essa raça é cheia de energia e necessita de alguma atividade física. Mas lembre-se: passeios, só após as vacinas!

Antes disso, a dica é levar o animal para passear apenas no veterinário, e de preferência, dentro de uma caixa de transporte.

Outros cuidados importantes na hora de passear é garantir que o animal esteja com uma coleira com plaquinha de identificação, que pode ser de pescoço ou peitoral e uma guia reforçada, afinal, o Rottweiler filhote já é bem forte.

E não se esqueça de levar os saquinhos higiênicos para o passeio, afinal, recolher as fezes do seu cachorro é fundamental.

Brinquedos

Os brinquedos são ótimas distrações para os filhotes, além disso, muitos deles também funcionam como estimulantes de inteligência.

As pelúcias são ótimas para proporcionar uma companhia para os filhotes, já que eles são macios e quentinhos, além de emitirem barulhinhos que os cães adoram.

Além disso, as bolinhas costumam ser os brinquedos preferidos dos cães, que adoram brincar com elas junto com seus tutores e servem como ótimos estimulantes. Já a cordas e ossinhos são ótimos para eles se distraírem e podem até ajudar com a dentição, evitando tártaros.

O comportamento do Rottweiler costuma depender muito da educação que foi dada a ele. Os cães dessa raça podem se dar muito bem com outros animais, desde que criados juntos desde filhote. Eles também se dão muito bem com crianças, porém, a supervisão nesses casos é fundamental.

A socialização do Rottweiler filhote pode garantir que ele seja calmo e amoroso, mas desde que iniciada logo nos primeiros meses de vida.

Como treinar um Rottweiler filhote

Como o Rottweiler tem a tendência a ser um cão de guarda e bem territorialista, podendo até ser agressivo se treinado para isso, é ideal começar o adestramento desde cedo e ainda com o cão filhote.

Para obter um adestramento positivo, o tutor pode incentivar o cachorro por meio de brincadeiras, o ideal é mostrar ao animal que aprender pode ter um benefício, sendo um carinho ou um petisco.

Além disso, é fundamental ter paciência. Os animais aprendem de maneira gradual, sendo assim, é importante que você aprenda a respeitar o limite do pet.

Filhote de Rottweiler preço

O preço do Rottweiler pode variar entre R$500 e R$1.000. Procure sempre criadores registrados na associação da raça e visite as instalações em que os animais ficam. Conheça sempre os pais do seu filhote e, em caso de irregularidades, denuncie.

Agora só falta escolher os nomes para Rottweiler, não é mesmo?

Quer saber mais dicas para cuidar do seu pet em todas as fases da vida? Confira os posts que separamos para você:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

20 Comentários

  1. Micho disse:

    Muito bom o artigo, parabéns foi uma boa leitura e me ajudou a entender mais sobre nossos amigos hotwaller 👍

  2. Nick disse:

    Me digam, vocês recomendam que peguem o filhote de rottweiler com 2 ou 3 meses?

    • admin disse:

      Olá, Nick! Como vai? Para deixar o filhote longe da mãe, é fundamental que ele já se alimente exclusivamente de ração seca. Sugerimos que converse com seu veterinário de confiança para saber se já é hora de levar o pet para a nova família. =)

  3. Maria Antonia Duque Abreu disse:

    esse cachorro e´lindo eu tenho

  4. Nicolyg5 disse:

    Bom saber disso eu tenho uma rottweiler e ela precisa de muitos cuidados ela é lerdona doidona

  5. Jeferson disse:

    Eu ganhei um rottewaller misturado com outro tipo de cachorro mais toda vez q falo com eles eles não me escuta e eles estão com 52 dias de vida é normal eles fazer isso brinco com eles umas meia hora e depois deixo eles um pouco preço num espaço bom e deixo ursinho é bolinha pra eles e quando eles querer fazer coco e xixi eles chorão aí coloco eles num espaço bom pra tá fazendo suas necessidades mais um descuido q do eles fazem dentro de casa como posso fazer pra eles nao fazer dentro de casa

    • admin disse:

      Olá Jeferson, como vai? 52 dias de vida é um filhote muito pequeno, então ele ainda não sabe fazer as necessidades no local adequado. Você precisa ensinar a usar o tapete higiênico e ter muita paciência. Além disso, filhotes precisam de atenção intensa e se alimentam a cada 4 horas no máximo para evitar crises de hipoglicemia que podem levar ao óbito. Só é recomendando o contato com outros animais ou sair na rua após as 3 doses da vacina.

  6. Tais Rodrigues Ferreira disse:

    Boa noite
    Tenho um filhote rottweiler e ele é igual o da foto acima, com manchinhas na orelha.
    Queria saber se elas são padrão da raça ?
    Se vão sumir com o tempo ?

    • admin disse:

      Oi, Tais! Como vai? Não é incomum que a coloração da pelagem adulta possa assumir tonalidade diferente da pelagem de seus primeiros meses. O mais importante é aproveitar essa fase incrível ao lado do seu cãozinho.

  7. Jefferson feitoza Lucena disse:

    Nossa muito bacana mesmo é obg pelas dicas importantes

  8. Giulia disse:

    Eu comprei um filhote de apenas 57 dias, ele ainda não sabe o local correto para fazer suas necessidades. Oque vcs me recomendam para acostuma-lo a fazer em apenas um local?

  9. Marina disse:

    Como faço para ele parar de morder,é um filhote de 40 dias e tem somente 4 dias comigo

  10. Gilmara disse:

    Oi tenho um filhote de rottweiler com quase dois meses ele é muito teimoso não obedece rosna muito com todos e morde também é normal??

  11. Kairo disse:

    Vc aconselha adoção de um filhote com 1 ano ?

Deixe o seu comentário