Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça as características do sabiá-poca

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Conheça o sabiá poca

O sabiá-poca é um pássaro da família Turdidae, e é uma ave muito conhecida tanto pelo seu “canto triste” quanto por seu aspecto físico. Este tipo de sabiá pode receber diversos nomes pelo Brasil afora, como: bico-de-osso, sabiá-branco, sabiá-do-peito-branco, sabiá-bico-amarelo, sabiá-bico-de-osso e sabiá-bico-de-louça. 

Essa ave pode ser encontrada em praticamente todos os estados do Brasil e também em algumas regiões da Argentina. O sabiá-poca é uma ave migratória. Entre os meses entre maio e agosto, ela fica nas bordas de matas, parques e também nas cidades e no Cerrado.

Conheça mais sobre o sabiá-poca

Esse pássaro costuma se alimentar de invertebrados e alguns frutos pequenos, principalmente aqueles que são encontrados no solo. Isso porque essa ave gosta de ficar ciscando e escavando o chão, em busca do seu alimento.

Geralmente, o sabiá-poca se reproduz durante o mês de agosto, e é essa a época em que os machos ficam com o bico de cor amarelo-vivo. Já as fêmeas adquirem uma mancha amarela no bico. Esse é um detalhe muito importante e  confirma que as aves estão aptas para reproduzir. Quando essas aves são jovens ou estão fora do período reprodutivo, ficam com o bico negro.

Durante o período de reprodução, o casal procura um arbusto ou uma pequena árvore, em alguns locais mais isolados, para poder fazer o ninho em formato de tigela. Para construir a sua casa, o sabiá-poca utiliza raízes e fibras. Além disso, coloca barro nas laterais, para que o ninho fique ainda mais sólido. A fêmea consegue botar de 3 a 4 ovos, e precisa da ajuda do macho durante todo o período de choca e dos cuidados com os filhotes.

sabiá-poca

Conheça mais sobre essa ave

Para identificar essa espécie, é importante ver a marca escura que a ave tem entre o olho e o bico, quase da cor preta. O sabiá-poca também tem a cabeça mais achatada. Alguns pássaros dessa espécie têm penas mais claras, que parecem ser uma espécie de gola branca separando os riscos do peito.

Assim que saem do ninho, as aves dessa espécie apresentam o peito e barriga com várias pintas de cor marrom. Suas costas e asas também são pontilhadas com uma cor marrom claro. As penas das asas ficam assim por, em média, dois anos. Isso porque é nessa idade que eles ficam com a plumagem de adulto. 

O sabiá-poca é um pequeno passáro que possui cerca de 21 centímetros de comprimento e olhos grandes. O bico dessa ave é longo, forte e pouco curvo.

Além disso, esse animal possui o hábito de balançar a cauda rapidamente na vertical. 

Informações adicionais sobre esse tipo de sabiá

Essa é uma espécie semiflorestal que se adapta também às áreas urbanas muito arborizadas e só canta durante a época de reprodução. Ademais, o sabiá-poca também pode ser visto em bordas de matas e clareiras.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. José Aparecido Inhesta disse:

    Est ou com um filhote que caiu da árvore e eu peguei antes que tocasse o solo mas os pais vem dar de comer

  2. marcio gomes disse:

    tenho um sabia-poca ,estava linda no viveiro cantando muito,retirei pra fazer manutenção no viveiro,20 dias que ficou na gaiola parou de cantar ,agora fica abrindo e fechando o bico sem parar .podem me ajudar oque pode esta acontecendo.

    • Cobasi disse:

      Olá, Marcio! Tudo bem?

      Já que ele está abrindo e fechando bico sem parar, e parou de cantar, recomendamos que leve o pet para uma avaliação profissional para que esses sintomas sejam averiguados e devidamente tratados.

Deixe o seu comentário