Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba tudo sobre a queixada animal silvestre

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

queixada animal

A queixada animal é um mamífero encontrado nas Américas. Infelizmente, esses animais correm sérios riscos de extinção, principalmente devido à caça predatória. Porém, outra razão para esse risco é a destruição do habitat natural do animal.

As queixadas pertencem à família Tayassuidae, e, por conta disso, têm como característica mais conhecida o seu topete. Mas além disso, o bater característico dos dentes é outro ponto que torna esses animais tão conhecidos. Inclusive, é por isso que esse animal leva o nome de queixada.

Ele também é conhecido como porcão, porco-do-mato, cariblanco e chancho-do-monte. Os queixadas são animais que vivem em bando, por isso é comum encontrá-los em grupos de 50 a 300 indivíduos.

Conheça as principais características do queixada animal silvestre

Os queixadas são mamíferos não muito grandes, podendo medir em torno de 55 centímetros quando adultos. Eles chegam a pesar, em média, de 35 a 40 quilos. Além dessas características físicas, é importante saber que esses animais são mais ativos durante a manhã e no final da tarde, por conta disso, têm hábitos diurnos.

A queixada é um animal muito agressivo, e que é caçado pelas onças-pintadas e pardas nas áreas onde o ser humano não aparece. Além disso, a queixada animal ocupa grandes territórios e, dependendo do grupo e do bioma, podem ocupar uma área enorme que chega a ter até 200 km². 

Contudo, apesar de viverem em grandes bandos, as queixadas são animais que estão sendo bastante prejudicados pela caça, assim como pela expansão das cidades em seu habitat e pela destruição do meio ambiente. 

queixada animal

Conheça mais sobre a queixada

A gestação da fêmea queixada dura em torno de 250 dias. De maneira geral, a mãe pode dar à luz um ou dois filhotes em cada uma das gestações. Quando o assunto são as características dos filhotes desses animais, é importante saber que, até aproximadamente 1 ano de idade, os filhotes desses animais apresentam os pelos com a coloração vermelha, marrom e creme, além de terem uma faixa mais escura na região do dorso.

Grande parte da alimentação do queixada são diversos tipos de frutas e hortaliças, além de também comerem cana-de-açúcar, capim e até mesmo vísceras de animais e soro de leite. 

De maneira geral, um rebanho de queixadas viaja em média 10 quilômetros em um dia. Esses animais costumam passar aproximadamente 2/3 do dia viajando ou se alimentando. 

Além disso, outra característica das queixadas é que elas têm uma glândula de cheiro nas costas. Essa é uma forma que ajuda o animal a formar um vínculo maior entre os membros de um rebanho, que pode ser gigantesco, como já vimos.

É muito comum que as pessoas achem que queixada e cateto são o mesmo animal, mas essa é uma percepção errada. Contudo, é importante saber que ambos animais pertencem à mesma família, por isso são considerados quase irmãos. Porém, por terem algumas diferenças significativas, é importante saber diferenciar bem as espécies.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário