Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Porco-espinho brasileiro: conheça a espécie!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Porco espinho brasileiro: conheça a espécie!

O Brasil é um país que abriga diversos tipos de biomas, tendo uma das vegetações mais ricas do mundo. Com isso, é natural que existam várias espécies de animais que, às vezes, podemos nem ter muito conhecimento. O porco-espinho brasileiro, por exemplo, é um mamífero que causa bastante curiosidade nas pessoas.

Já ouviu falar sobre esse bichinho? Não? Então continue lendo para aprender mais sobre esse animal tão peculiar!

Características do porco espinho brasileiro

Com o nome científico Coendou prehensilis, o porco-espinho brasileiro é um mamífero de 30 a 60 centímetros de comprimento, e possui o corpo coberto por várias estruturas curtas e pontiagudas, conhecidas popularmente como espinhos, de cor esbranquiçada ou amarelada. 

Enquanto ainda recém-nascido, o porco-espinho brasileiro possui a pele recoberta por cabelos vermelhos e espinhos pequenos, que vão crescendo e se endurecendo ao longo do tempo.

Estes “espinhos”, inclusive, na verdade são pelos modificados, também conhecidos como vibrissas, e alcançam até 10 centímetros de altura. Essas vibrissas são a principal forma de defesa do porco-espinho contra possíveis ameaças, tais como predadores e caçadores, e estão presentes na cabeça, nas pernas e na parte anterior da cauda. 

Esses animais possuem hábitos noturnos e crepusculares, ou seja, têm o costume de sair para procurar alimento durante a noite. Além disso, o porco-espinho brasileiro vive solitário ou junto de seu par, com o qual conseguem reproduzir um ou dois filhotes por ninhada. Inclusive, esses animais têm uma vida reprodutiva de até 12 anos, aproximadamente. 

Onde vive esse porco espinho?

O Coendou prehensilis habita as florestas tropicais de países da América do Sul e pode ser encontrado no México também.

É um animal que vive nas matas justamente porque tem hábitos arborícolas, ou seja, gosta de ficar no alto das árvores. De dia, quando não está procurando por comida, o porco-espinho brasileiro se abriga e se protege de predadores em troncos ocos e árvores altas. A própria anatomia do animal colabora com essa necessidade, sendo que ele consegue usar sua cauda para se prender em galhos e se mover entre as árvores.

Como é a alimentação do porco espinho brasileiro?

Porco espinho brasileiro: conheça a espécie!

O porco-espinho brasileiro tem uma alimentação herbívora e gosta de comer, principalmente, frutos, sementes de frutos, cascas de árvores, cocos e alguns tipos de folhas. Inclusive, é comum que eles acabem invadindo algumas roças e pomares ao serem atraídos por alguns alimentos.

Os espinhos deste animal são venenosos?

Essa é uma dúvida muito frequente, e não, os espinhos não contêm nenhum tipo de substância tóxica. Porém, por serem bastante duros e pontiagudos, eles são capazes de adentrar a pele dos predadores, causando lesões bastante significativas. 

Além disso, esses machucados podem sofrer de infecções secundárias, causadas por bactérias. Por isso, mesmo que o porco-espinho brasileiro não tenha nenhum tipo de veneno, o seu ataque não deixa de ser perigoso, fazendo com que a vítima necessite de primeiros socorros urgentemente.

Caso você tenha interesse em produtos para pets, a nossa loja conta com diversos produtos para cães, gatos e aves!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário