Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Setter Irlandês: a companhia ideal para tutores enérgicos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
setter irlandês
Eles adoram passeios, exercícios, brincadeiras e, claro, casa cheia.

Ao conhecer um Setter Irlandês pela primeira vez, com certeza a principal percepção sobre o bicho será em relação ao seu entusiasmo e energia. Por isso, os cães dessa raça são muito brincalhões, animados e amigáveis. Eles adoram passeios, exercícios, brincadeiras e, claro, casa cheia.

Ou seja, ao adotar um Setter Irlandês saiba que ficar deitado no colo não é nenhum um pouco o passatempo favorito desse pet. Está preparado? Conheça mais características sobre a raça.

Comportamento do setter irlandês

Além do jeitão animado que já citamos, por exemplo, conheça outros pontos marcantes no comportamento dos cães dessa raça:

  • Muito inteligentes e podem ser adestrados com facilidade;
  • São ágeis e adoram brincadeiras de buscar objetos;
  • São muito amáveis com estranhos, crianças e pets;
  • Precisam de exercícios diários para não ficarem entediados;
  • Precisa de ambientes espaçosos para o seu crescimento;
  • É muito apegado ao seu tutor;

Ou seja, um pet muito querido e carismático. Por isso, duvido que ao passear com o seu setter irlandês ele não chame a atenção e receba muitos afagos por conta do seu carisma.

Origem do animal

Ora, nessa altura do campeonato talvez não seja nenhuma surpresa saber qual é o país de origem dos pets dessa raça, afinal, isso já é adiantado no nome. O setter irlandês tem origem na Europa, mais precisamente na Irlanda, onde era exclusivamente destinado à caça. A raça se dá através do cruzamento de outras raças também caçadoras, como o Setter Inglês, os spaniels, Terries e Pointer

Características físicas

Os setter irlandês podem ser considerados cães de médio porte, embora, existam profissionais que o classifiquem como de grande porte. Por isso, na sua fase adulta eles alcançam o peso médio de 30 quilos e sua altura atinge 68 centímetros. Suas principais características físicas são, por exemplo:

  • Pelo liso e escorrido;
  • Orelhas peludas e caídas;
  • Postura ereta;
  • Cabeça longa e afinada;
  • Pescoço longo;
  • Olhos castanhos.

Além disso, é de longe considerada uma raça muito bonita e que pode lembrar os cães da raça Cocker Spaniel

Saúde do animal: como prevenir possíveis doenças?

setter irlandês
Os setter irlandês podem ser considerados cães de médio porte, embora, existam profissionais que o classifiquem como de grande porte.

Embora seja um cão saudável e que tenha a expectativa de vida de até 14 anos, a raça pode ter predisposição a algumas complicações específicas. Por isso, vale maior atenção dos tutores em problemas como:

  • Atrofia progressiva na retina;
  • Torção gástrica;
  • Displasia Coxoefemoral.

É comum que os cães dessa raça sofram também com epilepsia, hemofilia e dissecante. Por isso, mantenha a realização de exames preventivos em dia, para garantir a saúde desses animais.

Outro ponto de atenção é a necessidade excessiva que esses pets tem de se exercitar. Isso vai além do divertimento, mas também contribui com a sua saúde e bem-estar. Por isso, garanta sempre passeios diários, além de exercícios e brinquedos que estimulem a inteligência do animal. 

Além disso, a higiene também precisa ser uma ação de prevenção. Mantenha uma rotina de escovação e banho no pet. Isso evita o acumulo de sujeira nas suas orelhas – que por serem caídas, podem acumular resíduos, que causam inflamações. Assim, o pelo do animal por ser grande, pode acabar embaraçando ou ainda atrapalhando a sua locomoção.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Cachorro fica magoado? Descubra!
Sarna em cachorro: prevenção e tratamento
4 dicas para seu pet viver mais e melhor
Como acostumar cachorro com gato?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário