Shampoo a seco vale a pena? Aprenda como usar o produto

1 de abril de 2021

Saúde e Cuidados
cachorro depois de usar shampoo a seco

O shampoo a seco é um produto que salva a vida dos tutores em épocas mais frias, como o inverno. Porém, ainda existem dúvidas sobre como usar e as vantagens, visto que é uma utilidade um tanto quanto recente. É por isso que reunimos as principais informações sobre banho a seco para quem procura uma opção na hora de manter a higiene do bichinho.

Saiba como usar os produtos que estão à sua disposição, além de dicas para evitar alergias no seu cachorro.

Shampoo a seco para cachorro é bom?

Sim, pois é uma maneira de higienizar o pet sem utilizar água, o que acaba diminuindo as chances do animal ficar doente por conta das mudanças de temperatura. O shampoo a seco costuma ser utilizado com maior frequência durante o inverno, mas também é ótimo para outras ocasiões.

Entre as principais vantagens do banho seco está a praticidade e rapidez, isso porque em poucos minutos você deixa o pet limpinho e cheiroso. Além disso, sua fórmula foi desenvolvida com todo o cuidado para que não acabe prejudicando a pele e os pelos do cachorro.

O processo também ajuda na higienização de animais que ainda são filhotes, já estão idosos ou acabaram de realizar algum tipo de procedimento cirúrgico.

Por fim, outro ótimo motivo para usar o shampoo a seco é que banho com água pode prejudicar a saúde do bichinho se não for controlado, pois ao molhar o animal com frequência, a camada de gordura da pele aos poucos vai se desfazendo. A ausência dessa proteção pode causar alergias e proliferação de fungos e bactérias.

Qual o melhor shampoo a seco para cachorro?

tutor usando shampoo a seco no cachorro

Atualmente existem diversas opções no mercado, a mais comum é o shampoo a seco spray, mas você também encontra na versãoe gel, tanto para cachorros filhotes como adultos.

É importante fazer um teste de alergia no cão antes de utilizar o produto, e para isso basta aplicar em uma região na pele dele cerca de 24 horas antes de dar o banho a seco.

Por fim, outro item de higiene rápida bem aceito pelos tutores são os higienizadores de patas, como o copo limpador de patinhas, eles auxiliam na hora de retirar a sujeira após os passeios.

Como funciona o banho seco?

Todo produto contém no verso as instruções para utilização, mas existem algumas dicas para prevenir irritações, como proteger os olhos, ouvidos, boca e nariz do bichinho.

O primeiro passo é desembaraçar o pelo do animal com uma escova ou rasqueadeira, assim os resultados são ainda melhores. Em seguida, espirre ou espalhe o produto por todo o corpo do pet para depois, com as mãos ou um acessório, retirar o excesso se necessário.

Em resumo, não é difícil dar banho seco no cachorro, basta ter paciência e fazer o processo com calma. A dica é falar com o veterinário do seu amigo para entender qual a frequência ideal para intercalar com os banhos normais.

Agora você está em dia com as informações desse produto revolucionário! Temos certeza que ele pode auxiliar na higiene do seu amigo pela sua simplicidade e eficiência, mas se ainda estiver com alguma dúvida, pode deixar nos comentários que, se possível, vamos te ajudar.

Vem ler mais conteúdos sobre pets no blog da Cobasi: