Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como escolher o melhor shampoo para seborreia canina

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Por que usar shampoo para seborreia canina?

O cuidado com seu cão precisa ser constante. O excesso de coceiras pode indicar que seu pet está com algum problema dermatológico. Se você avaliou algumas caspas no pelo do seu amigo, pode ser que ele esteja com seborreia canina, um tipo de descamação da pele dos animais. Um dos tratamentos mais recomendados por médicos-veterinários para essa doença é o shampoo para seborreia de canina.

Para escolher o melhor shampoo para seborreia canina você deve consultar o veterinário de sua confiança para ter a certeza de qual produto é mais indicado para o caso do seu cachorro. Alergias e caspas podem ter diversas razões e utilizar o produto errado pode ser ineficaz e até perigoso!

É fundamental que o veterinário faça uma avaliação antes de começar o tratamento no animal. Para saber mais sobre essa doença e quais são os tratamentos mais indicados, continue a leitura!

O que é a seborreia canina?

Qual a importância do shampoo para seborreia canina?

A pele do animal de estimação passa por um processo de renovação celular, chamado de queratinização. Isso, nada mais é do que a substituição de células mortas por células novas. 

Esse é um processo natural, que acontece em média a cada 20 ou 22 dias. Porém, quando ocorre alguma alteração na produção de queratina, ou quando as glândulas sebáceas são comprometidas neste ciclo, a seborreia canina aparece. Por isso é importante também manter a higiene e a hidratação da pele do seu pet. 

Também conhecida como dermatite seborreica, pode-se dizer que essa doença se trata de uma espécie de “caspa”, como a que os humanos têm. De modo geral, as seborreias causam coceira, vermelhidão, mau cheiro e perda da camada mais externa da pele do animal, que é a que descama.

Por isso, é fundamental que você conheça os dois tipos de seborreia em cachorro existentes e entenda a diferença entre elas”

Seborreia seca em cachorro

É quando a descamação da pele acontece pelo excesso de queratina. Neste caso, a doença tem aspecto da caspa.

Cachorro com seborreia oleosa

O excesso de descamação acontece pois existe um aumento da oleosidade da pele do cachorro. Neste caso, seu amigo pode apresentar alguma irritação na pele, que é agravada pela coceira. Além disso, ela pode estar acompanhada de um odor mais forte.

Também é importante citar que elas podem acontecer juntas. Ou seja, o cachorro pode ter uma descamação da pele, aumento da oleosidade, irritação e coceira. Por isso, ao notar qualquer um destes sintomas o tutor deve procurar ajuda médica. 

Entenda mais sobre o shampoo para seborreia

É comum que o médico veterinário receite banhos frequentes com shampoo para caspa e seborreia. De maneira geral, o shampoo para seborreia em cachorro possui um tempo maior de ação, quando comparado com os shampoos normais.  Isso porque, durante a aplicação, é necessário deixar o produto em contato com a pele do cachorro por em média 10 minutos.

O melhor shampoo para dermatite e a quantidade de banhos semanais vai depender da orientação do médico veterinário e da condição de saúde do cachorro. 

Como prevenir a dermatite nos cachorros? 

Quando o assunto é prevenção da dermatite, não existe uma regra clara, mas alguns cuidados podem ajudar.

A alimentação com rações de qualidade com bons níveis de ômegas 3 e 6 e ácidos graxos garantem também uma boa saúde para a pele dos animais. Além disso, manter a higiene do seu cão em dia é fundamental para evitar doenças de pele.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário