Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tartaruga-aligátor: conheça essa predadora norte-americana

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tartaruga aligator

A Tartaruga-aligátor é um animal muito interessante! A Macrochelys temminckii, nome científico desse réptil de água doce é, na verdade um cágado. Habitante de lagos, rios e pântanos dos EUA, ela é famosa por distribuir mordidas por aí!

Quer conhecer mais sobre ela? Continue a leitura!

Características da Tartaruga-aligátor

Apesar de conhecida por distribuir mordidas fortes por aí, a Tartaruga-aligátor não é muito agressiva, na verdade, ela é bastante tímida e até um pouco medrosa. Seu nome composto com aligátor, ou jacaré, foi dado não pelo comportamento, mas por causa do seu casco, que é composto por placas e a torna muito parecida com seu temido primo.

Esses interessantes répteis vivem em média entre 20 e 30 anos e podem pesar até 80 kg. As gigantes tartarugas-jacaré possuem mandíbulas poderosas e podem machucar muito em caso de mordidas. Porém, seus hábitos não são agressivos. Para descolar o jantar, elas se escondem no fundo dos rios, lagos e pântanos se camuflando com algas e folhagens. Elas realizam o ataque de surpresa e suas principais presas são peixes, moluscos, anfíbios, cobras, aves e mamíferos aquáticos, além de outras tartarugas. Alguns indivíduos maiores podem até se alimentar de jacarés!

Qual é a tartaruga mais perigosa do mundo?

Seu tamanho, a força da mandíbula e a capacidade de se camuflar fazem da a Tartaruga-aligátor uma das mais perigosas do mundo. A força da sua mordida é superior à de um leão e pode deixar ossos humanos em pedacinhos. Por isso, tartaruga-aligátor gigante é um dos animais mais temidos dos EUA.

Mesmo sendo um animal um tanto quanto perigoso, os amantes de pets diferentes podem se interessar em ter uma Tartaruga-aligátor em casa. Mas será que isso é permitido?

Onde comprar uma tartaruga-aligátor filhote?

Esses cágados não podem ser animais de estimação aqui no Brasil. Além de apresentarem riscos ao tutor, eles precisam de um habitat muito grande e dinâmico para viverem com qualidade e saúde.

Nunca compre um animal que não possui a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para domesticação. Além de cometer um crime, você ainda colabora para o comércio ilegal e o tráfico de animais.

Quais tartarugas posso ter em casa?

A lista de répteis que podem ser criados em casa pode variar. Antes de adquirir um animal, exija sempre a documentação do Ibama. Entre as principais tartarugas, cágados e jabutis que podemos ter em casa, estão:

  • Tigre D’água
  • Tartaruga Russa
  • Tartaruga da Madeira
  • Tartaruga Pintada

Além de só adquirir animais regulamentados, quem quiser ter uma tartaruga, um cágado ou um jabuti em casa, precisará proporcionar um habitat completo para que o pet tenha uma vida longa e saudável. O primeiro passo é saber que esses três são, na verdade, bichos diferentes. Todos são quelônios, ou répteis dotados de carapaça, mas os jabutis são terrestres, as tartarugas são aquáticas e os cágados semiaquáticos.

Cada um deles precisa de um terrário especialmente preparado para as suas necessidades. Além disso, a alimentação é bastante diferente entre eles. Por isso, antes de ter um pet desses em casa, consulte um veterinário especialista em animais exóticos para orientar sobre os cuidados.

Gostou do conteúdo? Confira outros posts sobre animais:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário