Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que todo cachorro sabe nadar? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro sabe nadar e ainda busca a bolinha na piscina

Se você já viu alguns vídeos de cães nadando, pode ter ficado curioso: será que todo cachorro sabe nadar? Venha com a gente e descubra!

Todo cachorro sabe nadar?

Será mito ou é verdade que todos os cães sabem nadar? Se a dúvida já passou pela sua mente, saiba que a resposta é não.

Isso porque não basta ter apenas a habilidade do nado, também tem a questão da estrutura corporal dos cães. 

Embora a maioria dos cães consiga realizar o movimento de“remar” dentro da água, isso não significa que são capazes de nadar. E a explicação está nas características do cachorro. 

Por exemplo, raças como Golden Retriever, Labrador e Terra Nova são exímios nadadores. A anatomia desses cães facilita o nado. Tanto a pelagem, musculatura e até o tamanho do focinho são fatores que interferem para que sejam bons nadadores. 

Em outras palavras, não basta saber realizar o movimento correto, é necessário ter uma estrutura corporal adequada para conseguir nadar. 

Quais cachorros não sabem nadar?

Não é que o seu cachorro não saiba nadar, ele apenas não possui características físicas ideais para a prática da natação.

Por exemplo, se você tem um cachorro de raças pequenas, o recomendado é evitar que ele tenha contato com a piscina. Pois, patas e focinhos curtos dificultam a tarefa de nadar e manter a cabeça fora da água.

Cachorro peludo se jogando na água
Existem raças que possuem mais aptidão para a natação, como Labrador e Terra Nova.

Isso acontece porque o animal precisará fazer um esforço maior para conseguir nadar, ficando cansado muito mais rápido. Inclusive, essa questão é ainda mais sensível em cães braquicefálicos, uma vez que eles possuem uma dificuldade maior para respirar.

Então, se te perguntarem se cachorro sabe nadar, você pode responder que raças menores como o Pug e o Buldogue Francês, têm maior dificuldade no nado, pois a troca respiratória pela anatomia é bem mais complexa. 

Como ensinar meu cachorro a nadar?

Quer ensinar o seu cachorro a nadar? Primeiramente, converse com um veterinário, para saber se a atividade é recomendada para o seu pet. 

Afinal, são muitas questões que devem ser abordadas, que vão desde os cuidados com produtos usados na piscina até a realização das atividades, que demanda experiência por parte do tutor. 

Com todas essas questões solucionadas, procure um local raso para ensinar o seu pet a nadar. Uma boa opção é usar as bordas das piscinas, principalmente se elas contarem com desníveis para facilitar a entrada do cão na água.

Em seguida, use petiscos ou brinquedos para atrair e estimular o seu cão a remar na água. Além disso, o indicado é que o tutor fique sempre próximo do animal, pois isso ajuda a mantê-lo seguro.

Outro ponto importante é a atenção. Muitas vezes o animal pode se assustar e procurar suporte no corpo do tutor. Se isso acontecer, não force a situação. Saia com o pet e tente novamente em outra ocasião.

Cuidados necessários durante a natação

Está ensinando o seu cachorro a nadar? Conheça alguns cuidados essenciais para garantir que a atividade seja divertida e segura. Confira!  

  • lembre-se de sempre ter um bebedouro portátil com água, afinal, seu pet vai gastar bastante energia brincando, e não pode beber água da piscina;
  • mantenha o cão no seu campo de visão;
  • brinquedos tornam o lazer mais divertido;
  • cuidado com a alta temperatura do chão para não queimar as patas do cão.

Cuidados após nadar na piscina

cachorro pode entrar na piscina
Se você tem piscina em casa ou vai promover alguma atividade aquática com cães, existem alguns cuidados que você precisa conhecer.

Não é apenas durante as brincadeiras que o seu cão precisa de cuidados. Adotar algumas boas práticas depois que ele deixar a piscina, são essenciais para a saúde e bem-estar do pet.

A primeira delas é enxaguar o animal em água corrente, seja no chuveiro ou com a mangueira do seu jardim. Esta prática ajuda a remover o cloro dos pelos, que é prejudicial à saúde.

Outra dica importante é: dê um banho completo em seu cachorro. Isso ajuda a remover possíveis nós na pelagem e resíduos da piscina.

Por fim, não se esqueça de secar bem o seu animal de estimação. A umidade pode atrair fungos e bactérias que são responsáveis por causar doenças, como a otite canina, por exemplo.

Agora você sabe que apenas alguns cachorros sabem nadar. Quer mais dicas, confira o webstories que preparamos com algumas dicas especies:

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Paula Medeiros disse:

    Matéria superinformativa, adorei! Vou ver se consigo convencer minha SRD a dar uns mergulhos por aí!

Deixe o seu comentário