Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vassourinha: conheça seus benefícios à saúde

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vassourinha planta close
A vassoura é uma planta muito usada no tratamento de doenças.

Você já ouviu falar da vassourinha? Ela é uma planta singela com propriedades medicinais que ajudam a combater os mais variados problemas em nosso organismo. Conheça tudo o que precisa saber sobre ela!

Vassourinha: o que é?

A vassourinha é uma planta que pertence à mesma família das bananeiras. Com nome científico de “Scoparia dulcis”, ela é popularmente conhecida no Brasil por apelidos como coerana-branca, tupiçaba, e corrente roxa.

A sua principal característica é ser uma espécie perene, com floração em todas as estações do ano. Além disso, suas folhas amargas contam com uma combinação de nutrientes como ácidos graxos, adrenalina, amelina, mucilagem, glicose, azeite e muitos outros que ajudam no tratamento de uma série de doenças.

Que serve a planta?

A planta vassourinha serve para o tratamento de alguns problemas respiratórios, circulatórios, gastrointestinais e de pele. Presente em todas as regiões do Brasil, suas propriedades medicinais são usadas na homeopatia para a confecção de remédios para catarro dos pulmões, febres e dores de ouvido.

Por ser uma espécie que contém atributos que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, o chá de vassourinha contribui na prevenção de doenças circulatórias como hemorroidas e varizes. Isso sem contar que todas as suas partes podem ser aproveitadas no preparo de medicamentos e infusões.

As propriedades medicinais da vassourinha

folhas e haste da vassourinha
Todas as partes da vassourinha pode ser usadas para fazer chá

Entre as diversas propriedades da vassourinha estão a antidiabética, antiasmática, antisséptica, depurativa, diurética, expectorante, tônica e digestiva. Por isso, ela é ideal para aliviar os sintomas de: 

  • problemas de pele: coceiras ou alergias;
  • doenças gastrointestinais: cólicas, má digestão e hemorroida;
  • problemas respiratórios: catarro, tosse, asma e bronquite;
  • tratamentos ginecológicos: corrimento vaginal, vaginite e infecções urinárias;
  • doenças em geral: diabetes, inchaços e varizes.

Como preparar o chá de vassourinha?

A principal maneira de tratamento com a planta é por meio do chá de vassourinha. Já que ele ajuda a diminuir inchaços pelo corpo, a retenção de líquidos e incômodos estomacais. Confira como é simples prepará-lo.

  • 10g de folhas secas de planta;
  • 500ml de água fervente;
  • Ferva a mistura por 10 minutos.

Atenção: o chá contraindicado para gestantes e lactantes devido ao efeito abortivo. Ele também deve ser evitado por pessoas com hipoglicemia. E por fim, consulte sempre um médico antes de começar o tratamento, nunca faça uso da automedicação.

Gostou de conhecer mais sobre a vassourinha e suas propriedades medicinais? Então, conte para gente qual planta você tem no seu jardim. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. IVONETE ALVES DOS SANTOS disse:

    Que bacana!! Importante conhecer melhor a utilidade das plantinhas consideradas matos.

  2. Edna disse:

    Gostei muito!
    No quintal da minha mãe tem várias plantas medicinais. Estou conhecendo agora.

  3. ALICE BIANCARDI disse:

    Tenho pés de uma planta que se parece com pé de alecrim.
    Mas o cheiro parece de capim santo.
    Alguém sabe me dizer como é o nome dessa planta?

    • Cobasi disse:

      Olá, ALICE! Tudo bem?
      É difícil saber qual é a planta sem ter acesso a uma imagem dela. Visite o setor de jardinagem da Cobasi mais próxima, leve uma imagem da sua plantinha e nossos especialistas tirarão todas as suas dúvidas.

  4. Sandra Limeira Santos disse:

    Muito bom ,saber os beneficios sa vassourinha já usava o chá, agora com mais conhecimento tenho varizes e me incomodam muito depois q passei tomar o chás da vassourinha senti muito melhor

Deixe o seu comentário