Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Manon: tudo o que você precisa saber sobre o pássaro

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Manon em um galho

O Manon é um pássaro que pertence à Ordem dos Passeriformes, ou seja, seu bico é reto, fino e pequeno. Conhecido por suas belas cores e tamanho compacto, ele é um dos animais mais adorados pelos criadores de aves. Venha com a gente e saiba mais sobre ele.

Qual é a origem do Society-Finch?

O passarinho Manon tem uma origem um tanto quanto curiosa, pois esta espécie não era encontrada naturalmente em nosso planeta. Como assim?! Para chegar à espécie descrita acima, aconteceram várias seleções e cruzamentos de outras espécies como a Lonchura striata até chegar ao Manon que conhecemos hoje.

Qual é a origem do pássaro Manon?

O passarinho Manon tem uma origem um tanto quanto curiosa, pois ele não é um animal que fazia parte da fauna do nosso planeta. É isso mesmo! O Manon é resultado da cruza de outras aves da família da Lonchura striata. Incrível, não é mesmo?

Apesar de, no Brasil pássaro ser conhecido como Manon, em outros locais do mundo, o Lonchura striata domestica recebeu outros nomes. Os mais comuns são: Bengalin do Japão, Society-Finch, Bengalese-Finch ou Moineau du Japon.

Pássaro Manon: características

pássaro manon
Manon (Lonchura striata domestica)

O pássaro Manon são animais tão delicados que costumam medir, na vida adulta, entre 10 e 11cm de comprimento e ter o peso corporal por volta de 10g. Por outro lado, ele pode ser considerado um animal longevo, já que a sua expectativa de vida é de 5 à 10 anos.

Porém, o charme dessa espécie de pássaro fica por conta da variedade de cores. As principais variações são o Negro-marrom, Moka e o Canela. Ainda que raro, é possível encontrar o Manon com pelos nas cores arlequim, branco e albino.

A coloração mais comum, o Negro-marrom, o pássaro se apresenta com a parte frontal do corpo em negro (asas, peito e face). Já a cor marrom fica na cabeça e na parte de cima do dorso do animal.

Como criar Manon em gaiola?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o pássaro, que tal descobrir como criá-lo em gaiola? É muito simples, basta observar alguns cuidados com a alimentação, higiene e o tamanho da gaiola.

O que o pássaro Manon come?

A alimentação do Manon é baseada em sementes para aves exóticas, tais como alpiste, painço e senha. Existem rações e misturas de sementes prontas para exóticos que facilitam o manejo e são de boa qualidade.

Além de ração extrusada e mix de sementes, os tutores podem oferecer alguns petiscos complementares à dieta dos pássaros, como:frutas, legumes e verduras, de maneira sempre controlada e sem exageros.

passarinho manon
Manon é um pássaro doméstico popular da ordem Passeriforme, membro da família Estrildidae.

No período em que é realizada a troca de penas ou a reprodução, é preciso oferecer farinhadas de boa qualidade, pois o animal tem uma necessidade energética maior. Nesse momento, a pedra de cálcio é uma importante aliada para complementar a ração que vai dentro da gaiola, habitat esse que deve medir, no mínimo, 40 x 30 x 30 cm.

Como fazer a procriação de Manon?

Você sabia que apenas olhando para o pássaro, não é possível diferenciar se o Manon é fêmea ou macho? É verdade! De acordo com especialistas, a melhor maneira de identificar o gênero da ave é por meio do canto do pássaro Manon, sendo bem mais sutil nos pássaros machos.

A procriação acontece o ano inteiro, gerando, em média, entre 5 e 8 ovos em média por postura. Eles, por sua vez, demoram cerca 18 dias para eclodir.

O macho ajuda a fêmea a chocar os ovos. O ninho de Manon pode ser adaptado do mesmo modelo de periquitos, ou seja, um ninho fechado de madeira com orifício para entrada e saída da ave.

Para que serve o pássaro Manon?

Os Manons são muito conhecidos na avicultura pela aptidão materna. Essas aves têm um instinto impressionante de cuidados,  até de outros ovos e crias. Por esse motivo, criadores de outras espécies, como o Diamante Gould, Mandarins e Bavete, utilizam a fêmea de Manon como uma espécie de “ama-seca”. 

Além disso, o pássaro tem o hábito de cuidar dos ovos e filhotes de outras espécies como se fossem deles. Para isso acontecer em cativeiro, é recomendado que se troque os ovos de Manon pelos ovos da outra espécie. No entanto, em alguns casos eles aceitam  naturalmente a tarefa de chocar e criar tais ovos.

pássaros tomando água

Gostou de aprender mais sobre o pássaro? Se ficou alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem na caixa de comentários, vamos adorar responder.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Sinda disse:

    Obgda gostei muito da explicações que me passaram.
    Não conhecia essa espécie muito interessante.
    Só procurei saber pq tem alguém querendo vender um casal.

Deixe o seu comentário