Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como os gatos enxergam? Saiba quais cores eles identificam

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como os gatos enxergam

O mundo dos felinos é cheio de curiosidades, e uma das principais perguntas é como os gatos enxergam. Caso você ainda pense que os bichanos não diferenciam as cores ou que as imagens não são claras, é hora de esclarecer esses mitos.

Como os gatos enxergam: saiba tudo sobre a visão dos felinos

Para entender como funciona a visão dos gatos, a primeira informação que você deve saber é que esse sentido dos felinos é aguçado, por serem animais que possuem um instinto de caça natural. Portanto, além de uma audição que capta sons de uma frequência acima de 1.000.000 Hz, o olfato dos gatos possui 20x mais células olfativas, comparado com a dos humanos, por exemplo.

Essas características, já mostram a diferença dos gatos em relação ao seus sentidos, não é mesmo? Agora falando sobre como os gatos enxergam: enquanto os humanos apresentam três cones na sua retina – as células que reconhecem as cores – os felinos possuem apenas 2 cones, ou seja, eles enxergam um mix de cores diferentes dos humanos.

Porém, os gatinhos possuem visões diferentes, que ao longo do tempo foram adaptadas. Por exemplo, os seus olhos dos gatos são voltados para a frente, o que facilita a precisão e a percepção, quando o assunto é distância e profundidade. O que é bastante benéfico e imprescindível para caçar, perseguir presas e saltar.

como os gatos enxergam na noite
Comparando aos humanos, o reflexo do campo de visão dos gatos é de 200° – enquanto o nosso é de 180°. 

Entre as principais vantagens da visão dos gatos é que são animais crepusculares, ou seja, enxergam melhor ao cair da noite. Em outras palavras, sua visão é, em média, sete vezes melhor do que a dos humanos no escuro. Além disso, os felinos são capazes de perceber a luz na penumbra, como também o movimento rápido.

Enquanto a qualidade do que é nítido, os felinos apresentam déficit. Novamente, fazendo um comparativo com a visão dos humanos, a nitidez das imagens é quatro a dez vezes pior do que a nossa. Vale ressaltar também a dificuldade em observar itens que estão muito perto ou muito longe. Por exemplo, um objeto que notamos a 30 ou até 60 metros, os felinos só enxergam com nitidez se estiver a apenas 6 metros.

Qual é a cor que o gato enxerga?

Em relação às cores, os humanos enxergam as variações de vermelho, azul e verde, já os gatos veem variações do azul e verde. Algumas cores como o vermelho, amarelo, rosa e roxo são confusas e se transformam em tons puxados para o verde ou azul.

Como é a visão do gato à noite?

É provável que você já tenha escutado que os gatos são animais noturnos. Esta afirmação não é errada, já que a visão dos felinos é surpreendente no escuro. Os gatos possuem um número bem maior de bastonetes, células da retina responsáveis pela visão noturna e periférica, como mencionamos acima.

Como estas células absorvem muito mais luz, os gatinhos apresentam maior facilidade para se habituarem rapidamente à falta de luminosidade. Inclusive é por esse motivo e pela presença da estrutura tapetum lucidum, que reflete a luz atrás da retina, que as pupilas dos gatos mudam tanto de tamanho, em um curto espaço de tempo.

como o gato enxerga
Mesmo não conseguindo ter uma visão capaz de distinguir muitas cores, os gatos são capazes de detectar qualquer movimento.

Para eles, é bem mais confortável viver no escuro, já que a claridade em excesso gera desconforto para os seus olhos. O jeito como os gatos enxergam os tornam criaturas da noite, fãs de um cantinho com menos luz.

Se um dia ouvir alguém comentar que os felinos vivem em um mundo preto e branco, você já sabe rebater esse mito e explicar como os gatos enxergam tudo.

Como é a visão de um gato?

Outra curiosidade sobre como os gatos enxergam é o seu campo de visão. Nós humanos temos 180º, os bichanos podem conseguir um ângulo de até 200º. Esta vantagem, combinada com os outros sentidos do bichinho, torna a arte de assustá-los bem difícil.

Os gatos são míopes?

Você sabia que os gatos são animais míopes? Sim! A visão à distância dos felinos não é boa, tudo fica meio embaçado e sem foco, mas todos os sentidos o ajudam a ser um predador e equilibrista de primeiro nível.

Por exemplo, os bigodes e pelos nas patas são os responsáveis por auxiliar na noção de espaço do animal. Dessa forma, a margem de erro durante uma “caçada”, mesmo com os empecilhos da visão míope, é mínima.

como gato enxerga

Gostou de saber mais sobre como os gatos enxergam? Aqui, no Blog da Cobasi você tira todas as dúvidas mais comuns sobre os felinos. Como também, no pet shop online, você encontra tudo o que é essencial para o seu gato, até mesmo medicamentos para os olhos dos gatinhos. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ana Heloisa Campos de Melo disse:

    Falar sobre vacinas

Deixe o seu comentário