Visão dos gatos: conheça tudo sobre o tema

Compartilhar:


Conheça mais sobre a visão dos gatos

Sejamos sinceros, o olhar de um gato é uma das belezas mais naturais que podemos ter acesso. Eles possuem olhos intensos e que chamam bastante a atenção. Mas como funciona a visão dos gatos? Será que é parecida com a dos humanos? 

É importante constatar que os gatos não possuem o dom de enxergar muitas cores, mas também não se limitam em enxergar apenas em preto e branco. Sabemos que a retina humana consegue captar três tipos de cores: vermelho, verde e azul. Por conseguimos captar essas cores e montar outras.

Mas, isso não acontece com os gatos. Eles reagem apenas às cores azul, verde, amarelo e violeta. Por conta disso, os felinos não conseguem criar uma variedade de cores ao enxergar. Vale destacar que esses animais enxergam embaçado e não os detalhes dos objetos.

Ficou curioso para saber como funciona a visão dos gatos? Então continue a leitura deste artigo, pois reunimos várias informações.

Afinal, como os gatos enxergam?

A visão dos gatos é melhor que a de humanos no escuro

A verdade é que é difícil comparar a nossa visão com a dos felinos, tendo em vista que eles possuem uma visão de mundo diferente da nossa.

Esses animais possuem pupilas elípticas e verticais. Por conta disso, elas abrem mais que a dos humanos, permitindo uma maior passagem de luz. Isso permite que sua visão seja melhor no escuro do que a das pessoas.

Durante um dia claro, enxergam de forma embaçada, pois as pupilas contraem, fenômeno contrário à escuridão.

A visão dos gatos é noturna?

É importante ressaltar que a visão dos gatos é melhor que a nossa em ambientes com pouca luz. Saiba que  os felinos não enxergam no escuro absoluto, mas em ambientes com pouca luminosidade, eles conseguem ver até 50% a mais do que uma pessoa comum. 

Isso acontece porque, enquanto nossos olhos possuem uma quantidade considerada de cones, a dos gatos tem mais bastonetes por isso, eles enxergam muito melhor no escuro, já absorvem uma quantidade maior de luz do ambiente. De modo geral, os gatos possuem facilidade em se adaptar à escuridão.

Além disso, seu campo de visão é elogiável: entre 3 e 6 metros. Mas, eles também podem ter problemas de visão como os humanos. Os mais comuns são  miopia e hipermetropia.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal conferir outros artigos realizados pela equipe Cobasi e que são tão interessantes quanto este?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário