9 maneiras de deixar seu gato feliz

14 de novembro de 2018

Gatos

Ao contrário dos cachorros, que demonstram seus sentimentos com mais facilidade, os gatos são reservados. Isso não significa, no entanto, que não tenham suas próprias manias e desejos. É fundamental que os tutores prestem atenção no felino e sigam alguns cuidados para que o animal se sinta feliz e seguro. Conheça os principais:

Atenção e Carinho

Sim, os gatos também gostam de atenção e de interagir com seus tutores. Procure conversar com o animal constantemente e reserve um momento do dia para fazer carinho nele, especialmente atrás das orelhas, nas laterais do focinho e embaixo do queixo.

Tome cuidado para não encostar no rabo e nas patas, já que a maioria dos felinos odeia ser tocada nesses locais. Apesar de apreciar essa interação, os gatos não permitem ser acariciados por muito tempo. Se ele ficar inquieto ou estressado, pare imediatamente.

Saúde em Ordem

Assim como os humanos, os animais também necessitam de cuidados com a saúde. É obrigação do tutor levar o gato para fazer um check-up geral com o médico veterinário pelo menos duas vezes por ano. Além disso, é fundamental vaciná-lo corretamente e observar seu comportamento. Notou algo estranho, como emagrecimento repentino, falta de energia ou uma postura mais agressiva? É hora de procurar ajuda e seguir o tratamento indicado.

Cantinho de privacidade

Por mais que goste de carinho, os felinos também precisam ficar sozinhos por um tempo. É importante criar um cantinho da casa para que possa fazer suas necessidades, dar banho em si mesmo, comer e dormir. Esse espaço não precisa ser grande, mas deve ser confortável e protegido do vento, do sol e da chuva.

Ofereça brinquedos

Gatos adoram brincar e precisam interagir com os objetos de alguma forma, especialmente quando ficam sozinhos por muito tempo. Invista em brinquedos em forma de ratinhos, bolinhas de papel e nichos mais altos para que possam subir e estimular seu instinto de caçador. Outra dica é deixar uma caixa de papelão por perto. Eles gostam de usá-la como abrigo e arranhador para manter as unhas sempre afiadas.

Alimentação dos felinos

É comum oferecer sempre o mesmo tipo de ração em grãos aos felinos, mas eles também amam rações úmidas de sachês e latinhas. Converse com um médico veterinário para descobrir qual deve ser a dose (recomendada de acordo com o peso, a idade e os hábitos do animal) e procure inserir esses petiscos durante o dia. Ele com certeza vai gostar!

Mantenha a casa limpa

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os gatos são limpos por natureza (afinal, são capazes de dar banho em si mesmos). Essa capacidade está ligada ao instinto de caçar e sobreviver. Por essa razão, gostam de viver em um ambiente impecável. Procure deixar a casa limpa, especialmente os locais em que o animal convive. Os cuidados devem ser redobrados com a caixa higiênica de areia, caso o felino julgue que ela está suja, pode procurar outro lugar para fazer suas necessidades. A recomendação é trocar a areia pelo menos duas vezes por semana e remover os dejetos uma vez por dia.

Cultive plantas

Um problema muito comum entre os gatos é a bola de pelo – causada quando ingerem pelos em excesso. Para evitar problemas digestivos, eles gostam de comer plantas. É possível encontrar vasinhos com espécies próprias para os felinos, que podem ser espalhadas pelos ambientes da casa. Vale lembrar que ele deve ser monitorado pelo médico veterinário.

Janelas são importantes

Mesmo quando estão dentro de casa, os gatos gostam de acompanhar o que acontece na rua. É exatamente por isso que é comum vê-los nas janelas das casas. Eles ficam felizes ao passar horas deitados nesses locais, por isso, deixe o caminho livre para que possam subir até as janelas e lembre-se de protegê-las com telas, a fim de evitar acidentes.

Não mude as coisas de lugar

Os felinos são cheios de manias e ficam estressados quando alguma coisa muda dentro de casa. Tente deixar os móveis no mesmo lugar e não interfira na rotina do animal. Ele se acostuma a encontrar brinquedos, caixas de areias e caminhas em determinados locais e se sentirá muito mais seguro se puder ter tudo sempre por perto.

Quer saber mais sobre os cuidados com os felinos? Deixei nos comentários para nós!