Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Seu gato é feliz? Descubra 9 sinais de que ele está contente!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato feliz dormindo com a barriga para cima
Um gato dormindo com a barriga para cima é feliz e confia no tutor

Será que meu gato é feliz? Essa é uma dúvida comum entre tutores de felinos. Afinal, esses animais são conhecidos por esconderem muito bem os seus sentimentos.  

Para te ajudar a entender o que o seu pet está sentindo, nós selecionamos 9 sinais de que um gato é feliz e dicas para mantê-lo alegre. Confira!

9 sinais de que seu gato está feliz

Quando um gato está feliz, ele costuma adotar alguns comportamentos fáceis de identificar. Os mais comuns são:

  • amassar pãozinho no tutor;
  • se deitar de barriga para cima perto de você;
  • estar com as pupilas relaxadas;
  • pelos e orelhas abaixados;
  • disposição para interagir e brincar
  • ronrona;
  • deixar o seu cheirinho em humanos e móveis;
  • se espreguiçar;
  • sono e alimentação regulares.

Como deixar o meu gato feliz?

Além de saber quando o seu gato está feliz, é importante saber o que fazer para garantir o bem-estar do pet. Ao adotar as dicas a seguir, ficará muito mais fácil oferecer uma rotina divertida ao seu animal de estimação. 

1. Dê atenção e carinho

Atenção e carinho não podem faltar na relação entre tutores e seus pets. Sempre que possível, converse, faça carinhos e interaja com os seus gatinhos. 

Entretanto, é preciso cuidado. Os gatos adoram receber carinho atrás das orelhas, nas laterais do focinho e embaixo do queixo. Mas são reativos quando se tenta acariciar o rabo, patas e a barriguinha. 

2. Mantenha cuidados com a saúde do pet

Além de expressar afeto pelo animal, outra maneira de fazer o seu gato feliz é cuidar da saúde e bem-estar dele.  

Para isso, realize visitas regulares ao médico-veterinário. Dessa maneira é possível prevenir e descobrir eventuais doenças.

Quando pensamos em saúde felina, não estamos falando apenas da questão física, mas também da saúde mental do gato.   

Por isso, é fundamental criar estímulos para entretê-lo. Comedouros inteligentes, brinquedos e arranhadores são ótimas opções para fazer o enriquecimento ambiental da casa.

3. Gatificação do ambiente

A gatificação é essencial para os gatos. Esse tipo de prática visa reproduzir, de alguma maneira, o ambiente que ele encontra na natureza. 

Para recriar esse ambiente, uma boa dica é distribuir arranhadores verticais, prateleiras e casinhas suspensas. Assim, o seu animal de estimação poderá correr e brincar como se estivesse subindo em árvores.  

Lembre-se:  Por mais que goste de carinho, os felinos precisam ficar sozinhos por um tempo. Em virtude disso, ofereça locais altos onde ele possa dormir, descansar e relaxar. 

4. Um gato feliz precisa de brinquedos

gato feliz com brinquedo
Investir em brinquedos estimula o instinto de caça e faz um gato feliz

Na presença dos tutores ou sozinhos, nada deixa um gato mais feliz do que brincar. Então, oferecer bolinhas, varinhas e brinquedos interativos para o seu animal. Esses são ótimas opções para estimular o instinto de caça do pet.

5. Ração de qualidade e diversificada

Um jeito de deixar um gato feliz é garantir ração de qualidade e diversificada ao animal de estimação. Combinar a ração Premium seca com alimentos úmidos é uma ótima iniciativa para evitar que ele enjoe da dieta e fique triste.

Porém, antes de fazer o mix feeding, consulte um médico-veterinário de confiança. Ele poderá orientar qual a combinação de alimentos é mais adequada para a idade, peso e condições de saúde do pet.

Além de mais variedade deixar o gato feliz, dar sachês para o pet também aumenta a ingestão de líquidos, colaborando para a saúde do animal.

6. Cuide da higiene do pet

Você já deve ter percebido que os gatos são animais extremamente higiênicos. Afinal, é muito comum vê-los tomando banho. Por causa disso, o melhor jeito de fazer um gato feliz é manter a higiene de tudo o que ele usa.

A caixa de areia, por exemplo, deve ser limpa, pelo menos, duas vezes ao dia. Comedouros e bebedouros, se possível diariamente. Manter a limpeza dos itens do pet ajuda a deixar o gato feliz e longe de doenças.

7. Ofereça caminhas suspensas

Gatos são animais extremamente curiosos e adoram passar horas e horas observando os movimentos e animais do lado de fora da casa.

Uma das maneiras de oferecer conforto e estimular esse comportamento, o recomendado é distribuir caminhas suspensas pelas janelas da casa. Só não se esqueça de telar as janelas antes.

9. Não mude os móveis de lugar

Os gatos são animais territorialistas. Para se sentirem seguros e felizes eles precisam dominar completamente o ambiente.

Por isso, o indicado por médicos-veterinários é não mudar móveis de lugar sem necessidade. Além disso, mantenha caixas de areia, comedouros e bebedouros sempre no mesmo lugar.  

O meu gato não está feliz?

Assim como há sinais que indicam que o gato é feliz, há aquelas que podem indicar tristeza. Em alguns casos mais graves, podem ser considerados sinais de depressão.

Entre os mais comuns estão: apatia, fazer necessidades fora da caixa de areia e lambedura em excesso. Além disso, agressividade e irritação indicam reprovação à interação com humanos.

Ao perceber alguns desses sintomas, o ideal é buscar ajuda de um médico-veterinário. Só ele poderá descobrir o que está causando esse comportamento e indicar o tratamento correto.

Agora que você já conhece os sinais de um gato feliz e como fazer para deixá-lo, conte para gente: o que você tem feito para garantir o bem-estar do seu animal de estimação?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário