Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Abissínio: características, comportamento, curiosidades e cuidados com o gato

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

abissínio

O gato abissínio é um felino ativo, carinhoso, leal e muito fofo! O bichinho gosta de receber tanta atenção que os tutores até comparam o comportamento do animal com o de um cachorro.

O pet também é bem alegre e adora interagir com seres humanos. Ele é considerado travesso e pode ser um ótimo companheiro para quem está em busca de um animalzinho cheio de amor para oferecer.

A origem do abissínio ainda é rodeada de incertezas, mas muitas pessoas acreditam que o pet teria vindo da Abissínia, hoje Etiópia.

Já outras associam a história do felino ao Antigo Egito e afirmam que ele seria descendente do gato sagrado da época.

Quais são as características do abissínio?

O abissínio é um animal de médio porte com estrutura firme e musculosa. As pernas do felino são longas e proporcionam um ar elegante ao pet.

Saiba que o tamanho do gatinho pode chegar a 60 cm e seu peso pode variar de 4 a 9 kg.

Seu pelo também é peculiar e possui duas ou três cores que se alternam entre claro e escuro. Os tons mais comuns são azul, castanho, vermelho, prateado e chocolate.

Já as orelhas do abissínio são grandes, finas e pontudas. Os olhos, por outro lado, tendem a ser avelã, ouro, verde ou cobre.

Quais cuidados tomar para manter a saúde do gato?

Assim como outros animais de estimação, o abissínio tem predisposição a desenvolver problemas de saúde. O felino tem tendência às doenças bucais, como gengivite.

Para ajudar a manter a saúde, aposte em produtos de higiene bucal para gato e escove os dentinhos do animal com frequência.

Outro cuidado que o tutor deve ter é com a alimentação do abissínio, já que ele tem grandes chances de desenvolver anemia, o que requer atenção especial.

Por isso, antes de escolher a ração, leve-o ao veterinário para uma avaliação, pois é superimportante que um especialista indique um alimento de acordo com as necessidades da raça e com a faixa etária do pet.

Abaixo, veja curiosidades sobre essa raça:

  • Muitos especialistas associam o felino ao Antigo Egito à mitologia. Isso porque a deusa egípcia Bastet, conhecida pela forma humana e cabeça de gato, tem uma aparência que lembra muito o abissínio.
  • Você sabia que existe o porquinho-da-índia abissínio? A origem do nome do roedor, no entanto, ainda não está clara. Ao contrário do gato, esse pequenino não surgiu na região da Abissínia, mas sim na América do Sul.
  • A raça do gatinho é considerada uma das mais antigas do mundo e, por isso, sua origem ainda levanta controvérsias.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Veja abaixo outros assuntos que podem ser relevantes para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário